Classificação e materiais cerâmicos

Description

Materiais de Construção Flashcards on Classificação e materiais cerâmicos, created by itamara alcântara on 16/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
Qual a classificação dos materiais de construção ? Materiais cerâmicos, metálicos e orgânicos.
Quais os exemplos de cada uma dessas classificações ? Cerâmico- Rochas, agregado para concreto (areia e brita);minerais argilosos (tijolo, telha, placa de revestimento, louça sanitária); compostos (compósitos, argamassa e concreto) e vidro. Metálico- ferro, alumínio, etc. Orgânico- madeira, papel, borracha, plástico, tinta e vernizes.
Devido as suas ligações químicas fortes, os materiais cerâmicos são estáveis a altas temperaturas, são resistentes ao ataque químico e isolamento elétrico. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
As propriedades dos metais derivam de sua constituição, são bons condutores de eletricidade e de calor, muito resistentes e deformáveis. Utilizados para resistir a esforços de tração, são susceptíveis à corrosão. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Os polímeros têm como desvantagens: a resistência mecânica relativamente baixa, difícil reparação e, geralmente, possuem baixa resistência aos raios UV. A maioria dos materiais poliméricos tem uma condutividade elétrica baixa. V ou F ? Verdadeiro.
Quais as principais características dos materiais compósitos ? Também denominados de materiais conjugados ou compostos, são a união de dois ou mais materiais com o objetivo de obterem-se propriedades especiais não apresentadas isoladamente pelos seus componentes por meio da utilização de métodos convencionais.
Quais as principais características das argilas utilizadas como materiais de construção ? A argila é um material composto principalmente por compostos de silicatos e alumina hidratados. Os principais materiais argilosos que têm importância como material de construção são a caulinita, a montmorilonita e a ilita ou micácea.
Quais as principais características das caolinitas ? Caolinita: são as argilas consideradas mais puras. Utilizadas na fabricação de porcelanas, materiais refratários e em cerâmicas sanitárias.
Quais as principais características das montmorilonitas ? Montmorilonita: Por ser um material muito absorvente é pouco utilizada sozinha. É aplicada em misturas às caolinitas para corrigir a plasticidade.
Quais as principais características das ilitas ? Micáceas: utilizadas na fabricação de tijolos.
Quanto ao seu emprego as argilas são classificadas em: Fusíveis: são aquelas que se deformam a temperaturas menores de 1200ºC. Utilizadas na fabricação de tijolos e telhas, grés, cimento, materiais sanitários. Infusíveis: resistentes a temperaturas elevadas. Utilizadas para a fabricação de porcelanas. Refratárias: não deformam a temperaturas da ordem de 1500°C e possuem baixa condutibilidade térmica, sendo utilizadas para aplicações onde o material deva resistir ao calor, como na construção e revestimentos de fornos.
Quais são os processos responsáveis pelo formato das peças de materiais cerâmicos ? Os mais comuns são a prensagem e a extrusão.
Como ocorre a prensagem ? Na prensagem utilizam-se preferencialmente massas granuladas e com baixo de teor de umidade. A massa é colocada num molde, que é em seguida fechado e o formato da peça é conformado por meio de pressão sobre a massa.
Como ocorre a extrusão ? Na extrusão a massa é colocada numa extrusora, onde é compactada e forçada por um pistão ou eixo helicoidal, através de bocal com determinado formato
Quando a cerâmica adquire suas propriedades finais ? É na etapa de queima que o produto adquire suas propriedades finais, por isso, deve ser um processo controlado.
De acordo com a NBR 7170, os tijolos maciços são classificados conforme sua resistência a compressão. Como se dá essa classificação ? Classe A 1,5 MPa; Classe B 2,5MPa; Classe C 4,0MPa.
Quais as principais características de um tijolo maciço ? O tijolo maciço é mais utilizado na execução de muros, alvenarias portantes e nas primeiras fiadas de alvenarias comuns.Normalmente é fabricado por processos de prensagem, secado e queimado a fim de adquirir as propriedades compatíveis com seu uso.
Para blocos cerâmicos estruturais, qual é a menor resistência característica à compressão, referida à área bruta? 3,0 MPa.
Para blocos cerâmicos de vedação, qual é a menor resistência característica à compressão, referida à área bruta? 1,5 MPa.
Os blocos projetados para suportarem outras cargas verticais além do seu peso próprio, compondo o arcabouço estrutural da edificação, são denominados Blocos Estruturais.
Qual é a espessura mínima das paredes externas do bloco cerâmico para alvenaria ? 7 mm.
Qual é a espessura mínima dos septos dos blocos cerâmicos de vedação para alvenaria ? 6 mm.
Quanto deve ter um bloco cerâmico de desvio em em relação ao esquadro (D) e planeza das faces ou fecha (F), de acordo com a NBR 15270-1/05? 3 mm.
Quanto de tolerância dimensional deve ter os blocos cerâmicos quanto à dimensão efetiva ? Tolerância dimensional individual relacionada à dimensão efetiva: +/- 5 mm. Tolerância dimensional relacionada a média das dimensões efetivas: +/- 3 mm.
Quanto de índice de absorção de água deve ter um bloco cerâmico ? Não deve ser inferior a 8 % nem superior a 22%.
Defina Adobe. Nas construções primitivas a argila crua era secada ao sol e normalmente misturada com palha para aumentar sua resistência. Era denominada de Adobe.
Em projetos de alvenaria cerâmica, entende-se como Coxim. O elemento estrutural não contínuo, apoiado na parede, para distribuir cargas concentradas.
Em projetos de alvenaria cerâmica, entende-se como Prisma. O corpo de prova obtido pela superposição de blocos unidos por junta de argamassa, grauteados ou não.
Os materiais cerâmicos são duros e frágeis, com elevado peso, baixa ductilidade e condutividade elétrica e térmica. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Os materiais cerâmicos são formados por ligações covalentes fracas, conferindo propriedades características como resistência mecânica, até maior que a dos metais. Verdadeiro ou Falso ? Falso. Os materiais cerâmicos são formados por ligações fortes iônicas e/ou covalentes,conferindo propriedades características como resistência mecânica, até maior que a dos metais.
Os metais são compostos da combinação de elementos metálicos que possuem grande quantidade de elétrons livres, não ligados a qualquer átomo em particular, constituindo-se na denominada ligação metálica. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro. A chamada “nuvem” eletrônica com o compartilhamento dos elétrons entre átomos vizinhos.
Os polímeros são pouco dúcteis e condutores elétricos. Verdadeiro ou Falso ? Falso. São pouco dúcteis, pobres condutores elétricos.
Quais são as vantagens dos polímeros ? Os polímeros apresentam como vantagens baixo custo, baixa densidade, facilidade de conformação em formas complexas.
A madeira( madeira compensada) é um exemplo de compósito natural tradicional, No concreto estrutural, tanto a matriz à base de pasta de cimento como os agregados são materiais cerâmicos, podendo ainda ser utilizadas barras ou fibras de aço para aumentar a resistência à tração. V ou F? Verdadeiro.
Materiais compósitos de aglomerantes minerais: solo-cimento, pastas, argamassas, fibrocimento, materiais à base de cal e gesso. V ou F? Verdadeiro.
Existem materiais compósitos poliméricos que são os materiais para impermeabilização e isolamento, concreto asfáltico, materiais aglutinados por polímeros. V ou F ? Verdadeiro.
Show full summary Hide full summary

Similar

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Samuel Júnior
Plástico
Samuel Júnior
Obervações de Laboratório: Fazendo Concreto
Milena Sousa
Cimento Portland
Francisco Antônio
Introdução à Materiais de Construção
Mariana da Costa e Silva
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
witch chu
Metais
witch chu