OFICINA APRENDER A APRENDER

Description

Otimizar o tempo de estudo dos alunos
Gilmara  Pina
Flashcards by Gilmara Pina, updated more than 1 year ago
Gilmara  Pina
Created by Gilmara Pina over 7 years ago
18
0

Resource summary

Question Answer
OFICINA Aprender a Aprender Aprender a aprender é uma habilidade importante ao estudante que deseja uma aprendizagem com qualidade.
Esperamos que, ao final dessa instrução, você possa aplicar dicas e estratégias em seus estudos, tornando a sua aprendizagem mais eficiente. Cinco passos para iniciar os estudos:
1-Aprender com o gerenciamento do tempo 2- Aprender lendo
3- Aprender escrevendo 4- Aprender mapeando a mente
5- Aprender em grupo * Como você utiliza seu tempo?
* Um bom gerenciamento de tempo irá garantir, entre outras coisas,que você aprenda com maior efetividade. * Definir Prioridades *Escolher o melhor método *Respeitar o funcionamento funcional
Um bom gerenciamento de tempo irá garantir , entre outras coisas, que você aprenda com maior efetividade.
DIFINIR PRIORIDADES *Reserve sempre um tempo para os estudos(dependendo de demanda),mas também dedique tempo á família,lazer... *Selecione o que estudar através do cronograma de aulas,priorize aulas/atividades com datas próximas; *Estude primeiro o que tiver mais dificuldade; *Nunca deixe para estudar apenas na época das provas.
APRENDER LENDO A utilização de estratégias de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e após a leitura.Veja quais estratégias você pode usar:
ANTES DA LEITURA *Faça uma analise global de todo texto(do titulo, dos tópicos e das figuras /gráficos até o final). Com isso você já poderá inferir sobre o que o texto abordará,ativando o que você conhece sobre esse assunto antes de ler(conhecimento prévio).Pergunte-se: **O que o professor já ensinou sobre esse assunto? **O que eu já sei sobre esse assunto?
DURANTE A LEITURA É hora de: *Relacionar o que sabe com as novas informações; *ler e compreender por partes(parágrafos ou páginas); *A cada parte lida,falar em voz alta o que entendeu ou escreva com suas palavras; *Selecionar as informações mais relevantes do texto(sublinhe ou escreva); *Reduzir a velocidade da leitura em passagens difícies; *Reler quando não entender uma parte que não esteja muito clara;
DEPOIS DA LEITURA A utilização de estratégias de leitura compreende três momentos:o antes, o durante e o após a leitura. Veja quais estratégias você pode usar: *Releia o texto ou parte dele, se necessário;
*Faça um resumo sobre o que leu.Releia seus resumos ou anotações em diferentes dias(revisão); *Imagine possíveis questões sobre o que leu e as responda.
APRENDER ESCREVENDO **Leia o texto que precisa estudar sem tomar notas,buscando apenas a compreensão;
**Anote as ideias principais sem olhar o texto; **Compare o que escreveu com o texto a fim de verificar se realmente entendeu o que leu.
**Use suas anotações para revisar o assunto sempre que necessário. APRENDER MAPEANDO A MENTE
MAPAS CONCEITUAIS: São representações gráficas semelhantes a diagramas,que indicam relações entre conceitos ligados por palavras.
1- Coloque no centro a palavra mais importante, circulando-a. 2- Pense na relação do item central com elementos externos.
3- Ligue-os com setas e/ou palavras/ conceitos. 4- Vá expandindo o mapa sendo cada vez mais especifico nas ramificações.
APRENDER EM GRUPO *Quando ensinamos algo a alguém melhoramos a nossa própria aprendizagem naquele assunto em 70%
*É importante que o grupo mantenha o foco no estudo,evitando distrações e conversas paralelas.
*Em um grupo de pessoas tem-se sempre compreensões diferenciadas sobre o mesmo assunto, o que permite uma troca de opiniões e ideias muito rica!São nessas trocas que ocorre facilmente a internalização dos conteúdos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cronograma De Estudos
Hugo Nicolau
Cronograma de Estudos 2017
Camila Rossi
Dicas para sobreviver a rotina cansativa de estudante
Malu Miralha
Tabela Periódica
Letícia Satiko Seo
Estatuto do Desarmamento
Gustavo Pereira1692
Memória
vivi sousa
Sistema Imunológico
Luiza Donatelli
Romantismo
Pedro Vaz
EsPCEx
Rafael Alvim
Cronograma De Estudos ENEM
Gabi Pisani
Tipos de chuvas
Amanda Cansian