Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (2012)

Description

Conteúdo baseado no caderno de Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (2012), cobrado aos alunos do segundo ano do curso de Medicina da PUC-SP.
anderson.icmc
Flashcards by anderson.icmc, updated more than 1 year ago
anderson.icmc
Created by anderson.icmc almost 10 years ago
149
2

Resource summary

Question Answer
O que aconteceu com a Razão de Mortalidade Materna entre 1990 e 2007? A RMM reduziu de 140 mil óbitos por 100 mil nascidos vivos (NV) em 1990 para 75 óbitos por 100 mil NV em 2007.
Qual a meta do quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM)? RMM igual ou inferior à 35 óbitos por 100 mil NV até 2015.
Como classificamos as mortes maternas? Obstétricas diretas ou indiretas.
O que caracteriza a morte materna obstétrica direta? Resultam de complicações surgidas durante a gravidez, o parto ou o puerpério (período de até 42 dias após o parto), decorrentes de intervenções, omissões, tratamento incorreto ou de uma cadeia de eventos associada a qualquer um desses fatores.
O que caracteriza a morte materna obstétrica indireta? Decorrem de doenças preexistentes ou que se desenvolveram durante a gestação e que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gestação, como problemas circulatórios e respiratórios.
O que aconteceu com a mortalidade materna por causas diretas desde 1990 até 2007? Diminuiu 56%.
O que aconteceu com a mortalidade materna por causas indiretas desde 1990 até 2007? Aumentou 33% de 1990 a 2000, reflexo da melhoria na investigação de óbitos suspeitos de decorrência de causa indireta. Se manteve estável entre 2000 e 2007.
Quais as possíveis causas da redução nas mortes por causas obstétricas diretas? Iniciativas de ampliação, qualificação e humanização da atenção à saúde da mulher no SUS, associadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e ao Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, assim como a regulamentação de ações de Vigilância de Óbitos Maternos.
O que é avaliação Pré-Concepcional? Consulta que o casal faz antes de uma gravidez, para identificar fatores de risco ou doenças que possam afetar a evolução normal da futura gestação.
Quais as prováveis causas do não planejamento das gestações? Falta de orientação ou de oportunidades para a aquisição de um método anticoncepcional.
O que regulamenta a Lei nº 9.263/96? Regulamenta o planejamento familiar no Brasil, entendido como o conjunto de ações de regulação da fecundidade, de forma que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal (art. 2º).
A atenção em planejamento familiar diminui a morbimortalidade materna e infantil na medida em que (5 motivos): -diminui o nº de gestações não desejadas e de abortamentos provocados; -diminui o nº de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária; -diminui o nº de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais; -aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados; -possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas.
Quais as atividades envolvidas na avaliação pré-concepcional? Anamnese, exame físico geral, exame físico ginecológico, exames laboratoriais.
O que analisar no exame físico geral da avaliação pré-concepcional? Pressão arterial (PA), o peso e a altura da mulher.
Para que e como se dá a administração preventiva de ácido fólico no período pré-gestacional? Previne anormalidades congênitas do tubo neural. Recomenda-se 5mg VO/dia, durante 60 a 90 dias antes da concepção.
Qual a recomendação para o intervalo entre as gestações? Mínimo de dois anos.
Quais os principais testes da avaliação pré-concepcional dos parceiros sexuais? Sífilis, hepatite B e HIV/Aids.
Como devem ser as consultas durante o pré-natal? As consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo.
Qual o procedimento caso o parto não ocorra até a 41ª semana? Encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo avaliação do índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal. Entretanto, é preferível a induzir o trabalho de parto.
Quantos são os passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? São 10 passos.
Qual o 1º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 12ª semana de gestação (captação precoce).
Qual o 2º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção pré-natal.
Qual o 3º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Toda gestante deve ter assegurado a solicitação, realização e avaliação em termo oportuno do resultado dos exames preconizados no atendimento pré-natal.
Qual o 4º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Promover a escuta ativa da gestante e seus(suas) acompanhantes, considerando aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais e não somente um cuidado biológico: "rodas de gestantes".
Qual o 5º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário.
Qual o 6º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? É direito do parceiro ser cuidado (realização de consultas, exames e ter acesso a informações) antes, durante e depois da gestação: "pré-natal do(a) parceiro(a)".
Qual o 7º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Garantir o acesso à unidade de referência especializada, caso seja necessário.
Qual o 8º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Estimular e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do "Plano de Parto".
Qual o 9º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? Toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de saúde no qual irá dar à luz (vinculação).
Qual o 10º passo para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica? As mulheres devem conhecer e exercer os direitos garantidos por lei no período gravídico-puerperal.
Quais as finalidades do acolhimento? A construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços.
O que estabelece a Lei nº11.108, de abril de 2005? Permite a presença de 1 acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Quais os benefícios para a gestante resultantes da presença de acompanhantes durante o parto? Aumento da segurança e confiança, redução do uso de medicações para alívio da dor, redução da duração do trabalho de parto, redução do número de cesáreas e redução dos casos de depressão pós-parto.
O que é o acolhimento? É uma ação que deve ser adotada em todos os locais e momentos da atenção à saúde.
Após a confirmação da gravidez, como se dá a realização do cadastro da gestante? Através da ficha de cadastramento do SisPreNatal ou diretamente no sistema para os serviços de saúde informatizados, fornecendo e preenchendo o Cartão da Gestante.
Em relação à visita ao serviço de saúde onde provavelmente se realizará o parto: Deve-se informar à gestante a possibilidade de realizar uma visita ao serviço de saúde onde provavelmente se realizará o parto e, caso seja de seu interesse, agendar a visita por volta do sexto mês de gestação.
Qual o peso de recém-nascidos vivos de baixo peso? Menos de 2.500 g.
Para que serve e o que contém o Cartão da Gestante? É um instrumento de registro. Deve conter os principais dados de acompanhamento da gestação, sendo importante para referência e contrarreferência. Deverá ficar, sempre, com a gestante.
Para que serve e o que contém o Mapa de Registro Diário? É um instrumento de avaliação das ações de assistência pré-natal. Deve conter as informações mínimas necessárias de cada consulta prestada.
Para que serve e o que contém a Ficha Perinatal? É um instrumento de coleta de dados para uso dos profissionais da unidade. Deve conter os principais dados de acompanhamento da gestação, do parto, do recém-nascido e do puerpério.
O que é a avaliação permanente da assistência pré-natal? É um procedimento com foco na identificação dos problemas de saúde população-alvo, bem como no desempenho do serviço. Deve subsidiar, quando necessário, a mudança de estratégia de ação e da organização dos serviços com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência.
Qual a finalidade do sistema SisPreNatal? Cadastrar as gestantes por intermédio do acesso à base do Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (CAD-SUS), disponibilizando informações em tempo real na plataforma web, o que torna possível a avaliação dos indicadores pela Rede Cegonha e o cadastramento das gestantes para vinculação ao pagamento de auxílio-deslocamento (MP nº 557, de 26 de dezembro de 2011).
Qual a importância da Classificação Gestacional de Risco? Reduzir a morbimortalidade materno-infantil, ampliar o acesso com qualidade, fornecer agilidade no atendimento, definir a necessidade de cuidado e a densidade tecnológica que devem ser ofertadas às usuárias.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara