Noçoes preliminares de Direito Administrativo

Description

Flashcards on Noçoes preliminares de Direito Administrativo, created by Ana Paula PF on 18/04/2014.
Ana Paula PF
Flashcards by Ana Paula PF, updated more than 1 year ago
Ana Paula PF
Created by Ana Paula PF about 10 years ago
36
2

Resource summary

Question Answer
Funções do Estado (4) - legislativa: edita normas gerais e abstratas que inovam no ordenamento jurídico criando direitos e obrigações. - administrativa: interpreta e aplica a lei no caso concreto. - jurisdicional: julga as controvérsias entre particulares ou entre particular e Estado. Produz coisa julgada. - função política: poder do Estado de estabelecer normas extra-individuais.
Administração pública - conceitos (2) - material: é a função administrativa, atividade administrativa do Estado. Trata do objeto da atividade administrativa. -formal: são as pessoas que trabalham no Estado.
Teorias quanto à relação entre agente público e Estado (3) - órgão ou imputação: toda atuação do agente público deve ser imputada ao Estado, ao órgão que este agente representa. Adotada por nós. - mandato: agente público é mandatário do Estado. Erro - não é relação contratual. - representação: agente público é representante do Estado. Erro - Estado de direito é capaz, titular de direitos e obrigações.
objeto de estudo da atividade administrativa - teorias (6) - critério da Escola do Serviço Público: a prestação de serviços públicos é o objeto do Direito Administrativo. - critério do Poder Executivo: atividade administrativa e Ad. Pública se restringem à atividade exercida pelo Poder Executivo. - critério das relações jurídicas: o Direito Administrativo trata das relações entre o Estado e o administrado. - critério residual: é função administrativa tudo o que não for função política, jurisdicional, nem legislativa. - critério teleológico: é toda atuação do Estado com a finalidade de defender o interesse público. - critério da Administração Pública: Direito Administrativo é um conjunto harmônico de princípios que rege os órgãos, agentes e entidades da Ad. Pública para realizarem os fins do Estado de forma concreta, direta e imediata.
Fontes do Direito Administrativo (5) - lei: ato normativo que inova o ordenamento jurídico estabelecendo direitos e obrigações. É a principal fonte. - jurisprudência: são as decisões judiciais. não tem força vinculante (exceto SV). - doutrina: trabalho dos estudiosos da matéria. - costumes: são usados como forma de orientar a interpretação da lei no caso concreto. - princípios gerais de direito: são vetores do sistema. são fontes anteriores à lei.
requisitos para interpretação da norma administrativa (3) - desigualdade: decorre da supremacia do interesse público. Estado atua com prerrogativas em face do cidadão. - presunção de legitimidade da atuação do Estado: é relativa. Os atos praticados pelo Estado são presumivelmente legítimos. - necessidade de discricionariedade pública: é o administrador público que interpreta conceitos jurídicos indeterminados e define a forma de atuação mais conveniente e oportuna ao interesse coletivo. Forma de evitar o engessamento do Direito Administrativo.
Sistemas de controle administrativo (2) - contencioso administrativo ou francês: cabe ao Poder Judiciário julgar todas as controvérsias que ocorram dentro do Estado, exceto as em que a Ad. Pública é parte. - jurisdição única ou inglês: há contencioso administrativo dentro da Ad. Pública, mas as decisões não tem caráter de definitividade.
Show full summary Hide full summary

Similar

River Processes and Landforms
1jdjdjd1
Fractions and percentages
Bob Read
Principles of basic electrical circuits
Vito Martino
Biology- Genes and Variation
Laura Perry
French Tense Endings
James Hoyle
Cold War Causes Revision
Tom Mitchell
GCSE Computing - 4 - Representation of data in computer systems
lilymate
How Parliament Makes Laws
harryloftus505
5 Tips for motivating your students
Jen Molte
The GoConqr Guide to End of Term Exams
Sarah Egan
Specifc Topic 7.4 Timber (Impacts)
T Andrews