Desemprego Tecnológico

Description

Camilli
Cah Eufrazio
Flashcards by Cah Eufrazio, updated more than 1 year ago
Cah Eufrazio
Created by Cah Eufrazio about 7 years ago
18
0

Resource summary

Question Answer
Nome: Camilli Vitória Eufrazio Turma: 9° ano Desemprego Tecnológico A base do sistema económico é o mecanismo do trabalho por salário. O sistema económico inteiro está baseado em seres humanos que vendem o seu trabalho como uma mercadoria no mercado livre. Se os humanos não têm a opção de trabalhar para viver, então o sistema monetário como o conhecemos, está acabado. As empresas não podem suportar a produção se o consumidor não tem poder de compra para comprar seja o que for. E quer queiramos quer não, desde os anos 20 tem vindo a acelerar cada vez mais um processo que invalida o sistema financeiro: a substituição do trabalho humano pelas máquinas. Tendo em conta que o mercado capitalista está construído sobre a lógica de reduzir os custos para aumentar os lucros, a inclinação para substituir o trabalho humano sempre que possível pela automação das máquinas, é uma progressão natural da indústria.
O que isto significa é que o desemprego não resulta dos problemas habitualmente referidos como a subcontratação das empresas estrangeiras ou emprego imigrante mas sim do desemprego tecnológico, ou seja o desemprego é devido, em grande parte, à nossa descoberta de meios para economizar o uso de trabalho. Se pensarmos bem, uma máquina é muito mais precisa do que qualquer ser humano e não precisa de intervalos, salário, seguros de saúde ou outros benefícios. Não podemos culpar as empresas por preferirem máquinas a pessoas se o grande objectivo na sociedade monetária é ter menos custos e portanto mais lucros. Características do Desemprego Tecnológico.
Quando acontece o Desemprego Tecnológico Desemprego tecnológico é o ocasionado pela substituição da mão de obra humana pela máquina. Ele acontece principalmente nos países desenvolvidos, onde a tecnologia é mais avançada. Ele atinge principalmente a mão de obra menos técnica. Talvez o problema mais grave que se coloca no inicio do terceiro milênio é a ameaça do chamado desemprego tecnológico, ou seja, o desemprego gerado pela combinação da utilização em grande escala da tecnologia de informática e telecomunicações aliada às novas técnicas gerenciais como meio de aumentar a produtividade das empresas com a conseqüente redução da necessidade mão-de-obra.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo