ECA - Estatuto da criança e do adolecente

Description

Foco para o concurso do tj/pr tj/pr
Luís Felipe Mesiano
Flashcards by Luís Felipe Mesiano, updated more than 1 year ago
Luís Felipe Mesiano
Created by Luís Felipe Mesiano about 7 years ago
281
7

Resource summary

Question Answer
Para que idade se aplica o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) ? Em regra: até 18 anos
Pessoas com antecipação de maioridade ou casando antes dos 18 anos, passando a ter plena capacidade civil, está amparado pelo ECA? Sim, pois é um critério Etário/Biológico/Cronológico
O ECA abrange todos os menores de 18 anos? Sim, princípio da proteção integrau
Até que idade é definida como criança? Até os 12 anos
Entre que idade é considerado adolescente? Entre os 12 e 18 anos
O que é Ato Infraconstitucional? É a conduta praticada pela criança ou adolescente correspondente ou equivalente como crime ou contravenção penal para os adultos. (o crime da criança ou adolescente é de mesmo peso ao crime praticado por um adulto, mas as consequências são diferentes)
Qual a consequência do ato infraconstitucional de uma criança? - SÓ pode receber medidas de proteção. - A criança SÓ pode ser encaminhada para o conselho tutelar.
Qual a consequência do ato infraconstitucional de um adolescente? - pode aplicar medidas de proteção OU medidas sócio educativos (equivalente a pena para adulto) - O adolescente é encaminhado para autoridade policial.
Qual é o rol das medidas sócio educativas? São seis: 1) Advertência: 2) Reparação dos danos 3) Prestação de serviços comunitários 4) Liberdade assistida 5) Semi liberdade 6) Internação
O que é Advertência? Admoestação verbal (bronca judicial no lugar dos pais), reduzida a termo e assinada.
O que é reparação dos danos? O adolescente terá que pagar em dinheiro em espécie, devolver intacto ou compensar de alguma forma o dano causado a terceiros. Se não haver possibilidade de reparar o dano, será proposta outra medida que a substitua.
O que é prestação de serviços comunitários? É reparar o dano através de serviços para a sociedade em um prazo máximo de 6 meses. Jornadas máximas de 8 horas semanais, incluindo sábado, domingo e feriados, desde que não atrapalhe a frequência na escola ou jornada normal de trabalho.
O que é liberdade assistida? Finalidade de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. Terá prazo mínimo de 6 meses, podendo ser prorrogado, revogado ou substituído por uma outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.
O que é regime de semi liberdade? Pode ocorrer desde o início, ou como forma de transação para o meio aberto, possibilitando de atividades externas, independente de autorização judicial. Tem obrigação a escolarização ou a profissionalização. Não tem prazo determinado.
O que é a internação? constitui medida privativa de liberdade. Pode ter atividades externas, salvo se houver determinação judicial em contrária. Não comporta prazo determinado passando por reavaliação a cada 6 meses. Não pode exceder 3 anos, atingindo o limite o Juiz é obrigado a por em semi liberdade ou liberdade. Sua idade pode chegar até 21 anos amparado pelo ECA enquanto durar sua internação.
Quais são as infrações cumpridas em liberdades? - Advertência - Reparação de danos - Prestação de serviço - Liberdade assistida
Quais são as infrações cumpridas com restrições a liberdade? - Semi-liberdade - Internação
Quais são as espécies de família? - Família Natural -Família Extensa ou Ampliada -Família Substituta
O que é Família Natural? São as compostas de pais e filhos.
O que é Família Extensa ou Ampliada? Abrange outros parentes próximo com quem a pessoa tem afinidade
O que é Família Substituto? É quando ocorre: GTA - Guarda - Tutela - Adoção
Quais, dentre as Famílias Substitutas, podem ser estrangeiras? - Adoção
O que caracteriza ser pretendentes a adoção internacional? São pretendentes que moram fora do Brasil, mesmo sendo brasileiros.
Quais os requisitos de adoção? - O adotante tem que ser maior que 18 anos - Diferença de idade mínima de 16 anos de idade entre o adotante e o adotado. - Não podem adotar ascendentes ou irmãos (Tio, por exemplo, pode) - Se for criança é dispensável a a sua ciência, mas pode ouvi-la - Se for adolescente é obrigatório sua ciência.
Show full summary Hide full summary

Similar

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
GoConqr suporte .
ECA - LEI 8069/91
GoConqr suporte .
Lei nº 8069/90 (ECA)
GoConqr suporte .
Direitos fundamentais garantidos pelo ECA - 02.10.2014
Marcelo Llaberia
Artigos importantes do ECA (Lei 8.069/90)
Luís Felipe Mesiano
Questões ECA I
Luís Felipe Mesiano
ECA - Família Substituta
Joníferson Corvalan Rodrigues
SESA → Técnico Administrativo
Bruno Rodrigues
Adolescência
Fernanda Escobar
Definições do ECA - 02.10.2014
Marcelo Llaberia