Aula 02 - Criação e transferência do conhecimento

Description

Inovação Tecnológica Flashcards on Aula 02 - Criação e transferência do conhecimento, created by Braulio Torres on 18/03/2017.
Braulio Torres
Flashcards by Braulio Torres, updated more than 1 year ago
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
27
1

Resource summary

Question Answer
Explique o conceito "Espiral do Conhecimento" O conceito de espiral do conhecimento foi amplamente divulgado no início da década de 90, pois explicava e demonstrava de forma prática como as empresas podem desenvolver o fluxo do conhecimento entre as pessoas, parceiros e o mercado.
O que é "Dimensão ontológica"? Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
O que é "Dimensão epistemológica"? Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
O que é "Dimensão temporal"? Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
Quais são as fases do processo de criação do conhecimento? Condições Capacitadoras Intenção Autonomia Flutuação/Caos Criativo Redundância Variedade de Requisitos
Explique "transferência de conhecimento" O processo de transferência do conhecimento, segundo Bonaccorsi e Piccaluga (1994), possui quatro dimensões: Tempo despendido no processo; Apropriação do conhecimento Implicitabilidade do conhecimento; Universalidade do conhecimento
Show full summary Hide full summary

Similar

Memória Computacional
Filipe Gabriel
ITIL V3 - Processos
Rodrigo Ferreira
Servidores de Web e de Aplicação
Raphael Luiz Fonseca
Tecnologias de Informação e Comunicação
luccianafprado
Planejamento de TI
Willian da Silva2402
Segurança da Informação
Gilvan Silva
Computador
Filipe Gabriel
Governança de TI
crtonin
Aula 01 - Contextualização da TI alinhada ao negócio:
robertojuniorbsb
ITIL V3 - processos livro Estratégia
Rodrigo Borges