Tipos de Aglomerantes e "Pega"

Description

Flashcards on Tipos de Aglomerantes e "Pega", created by Beatriz S on 31/03/2017.
Beatriz S
Flashcards by Beatriz S, updated more than 1 year ago
Beatriz S
Created by Beatriz S almost 7 years ago
38
3

Resource summary

Question Answer
O que é um Aglomerante? Aglomerantes são produtos que provocam a aderência dos materiais que entram na composição de elementos construtivos, como as alvenarias, revestimentos e concreto. Ou seja, é o material que "une" outros materiais.
Quais são os tipos de Aglomerantes? Os aglomerantes podem ser divididos em: Orgânicos e Inorgânicos. Os Orgânicos são os derivados de petróleo, como o asfalto e as resinas. Já os Inorgânicos são pós que quando misturados com água formam uma pasta, como o gesso, cal e cimento.
Defina Aglomerante Inorgânico. Aglomerantes Inorgânicos são materiais que formam pasta na presença de água e endurecem por secagem ou reação química.
Quais são os tipos de Aglomerantes Inorgânicos? Podem ser divididos em Inertes, quando não reagem quimicamente e endurecem por secagem (argila), ou Ativos. Os ativos podem ser AÉREOS ou HIDRÁULICOS
Qual a diferença entre um aglomerante aéreo e um hidráulico? O aéreo não resiste quando imerso e em contato longo com a água. Endurecem em contado com água+ar (ex.: cal aérea e gesso). O hidráulico, resiste bem quando imerso, e o endurecimento se dá exclusivamente pela ação da água (ex.: cimentos portland)
Defina o termo "pega" usado na construção civil. Pega é a perda de fluidez na pasta, consequentemente a pasta (aglomerante hidráulico) perde o fácil manuseio e a plasticidade, tornando mais difícil sua aplicação. Ou seja, a pasta começa a parar de se deformar a ação de pequenos esforços.
Defina "Início de Pega". É o período inicial de solidificação da pasta, e é contado a partir do lançamento de água na pasta até o início das reações químicas. Caracterizado pelo aumento da viscosidade e elevação da temperatura na pasta
Defina "Fim de Pega". É quando a pasta se solidifica completamente, ou seja, não pode ser mais manuseada devido ao endurecimento.
Por que saber o tempo de Pega é importante? É importante pois assim temos ideia do tempo disponível para o manuseio da pasta.
Como são divididos os tempos de pega? Em: Pega Rápida, quando inicia sua solidificação em menos de 30 minutos. Pega Semirrápida, quando inicia a solidificação entre 30 a 60 minutos. Pega Normal: ocorre num intervalo de 60 minutos a 6 horas.
Defina o termo "Cura" usado na construção civil. Cura é a hidratação do concreto para que ele não perca água e retraia bruscamente, causando fissuras.
Show full summary Hide full summary

Similar

REVISION TIMETABLE
v.r.123
Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
Chloe Roberts
Plant Structure and Photosynthesis
Evangeline Taylor
Chemistry Keywords
John Appleseed
AQA AS Biology Unit 2 The Variety of Life
elliedee
Business Studies - KEY TERMS
Dani Whitrick
Psychology 115 Final Exam Review
HighBounce
EOY Revision of Year 8 - Science
Luca Cameron
Physics: section 7 - radioactivity and particles
James Howlett
Celiac Disease
wedad attar
TISSUE TYPES
Missi Shoup