Concreto I - Perguntas

Description

Perguntas de concreto I - Bruna
Gustavo Moraes
Flashcards by Gustavo Moraes, updated more than 1 year ago More Less
Jefferson  Campos
Created by Jefferson Campos over 8 years ago
Gustavo Moraes
Copied by Gustavo Moraes about 7 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Qual é o conceito de segurança de uma estrutura? - A segurança é garantida fazendo com que solicitações correspondentes às cargas majoradas sejam menores que as solicitações últimas.
Qual a definição para o Estado Limite Último? Estado de ruína da estrutura, significa que foi solicitada ao máximo e que irá se romper.
Cite três situações que podem levar uma estrutura ao Estado Limite Último. - Resistência de Cálculo menor que o solicitado; - Efeitos de segunda ordem, que são os efeitos da deformação, e - Colapso progressivo, que é quando se tem aos poucos a ruína da estrutura.
Por que uma estrutura deve ter uma boa ductilidade? Para se evitar fissuras e rachaduras, pode haver expansão do concreto e para suportar essa expansão a ductilidade é importante.
Qual a definição para o Estado Limite de Serviço? São aquelas relacionadas ao conforto do usuário, à durabilidade, à aparência e à boa utilização das estruturas, seja em relação ao próprio usuário ou em relação às máquinas e equipamentos suportados pela estrutura.
Enumere e defina os Estados Limites de Serviço existentes. 1º - Limite de Formação de fissuras Estado em que se inicia a formação de fissuras 2º - Limite de abertura de fissuras Estado em que as fissuras se apresentam com aberturas iguais aos máximos especificados pela norma 3º - Limite de deformação excessivas Estado em que as deformações atingem os limites estabelecidos para a utilização normal.
Qual o critério básico para se verificar a segurança das estruturas de concreto quanto às condições analíticas de segurança? As condições analíticas de segurança estabelece que as resistências de cálculo da estrutura (Rd), proporcionadas pelos materiais, não devem ser menores que as solicitações de cálculo (Sd) e devem ser verificadas em relação a todos os estados limites e todos os carregamentos especificados para o tipo de construção considerada, ou seja, em qualquer caso deve ser respeitada a condição: Rd ≥ Sd
Como é calculada a resistência característica do concreto à compressão (fck)? Explique o conceito relativo a este valor. Para se calcular o fck são realizados experimentos com corpos de prova, porém os resultados não serão os mesmos, há pouca divergência entre eles. Depende de cada obra um valor de resistência estabelecido.
Como são calculadas as resistências de cálculo do concreto e do aço? Conforme os coeficientes de ponderação das resistências: γm= γm1 . γm2 . γm3 γm1: Considera a variabilidade da resistência dos materiais envolvidos. γm2: Considera a diferença entre a resistência do material no corpo de prova e na estrutura. γm3= Considera os desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto quanto às resistências.
Quais os valores para γc e γs no Estado Limite Último? - Em condições normais: γconcreto=1,4 e do aço=1,15 - Em condições especiais ou de construção: γconcreto=1,2 e γaço=1,15 Em condições excepcionais: γconcreto=1,2 e γ aço=1,0
O que são ações Qualquer influência, ou conjunto de influências, capaz de produzir tensão ou deformação em uma estrutura.
Defina ações permanentes. São ações que ocorrem com valores praticamente constantes ou com pequena variação em torno da média, durante toda a vida da construção.
Defina ações permanentes diretas. Peso próprio da estrutura ou de elementos construtivos permanentes.
Defina ações permanentes indiretas. Recalque de apoios, imperfeições geométricas, Protensão, deformações impostas por retração do concreto e por fluência.
Defina ações variáveis. Possuem valores com variação significativa em torno da média durante a vida da construção.
Defina ações variáveis diretas. Ação do vento, água, impacto vertical e lateral, forças de frenação e aceleração, força centrífuga, mobiliário, veículos.
Defina ações variáveis indiretas. Variações de temperatura e Ação dinâmica.
Defina ações excepcionais. Correspondem às ações de duração extremamente curta e baixa probabilidade de ocorrência durante a vida da construção: Explosão, Incêndios, Enchentes, Choque com veículos e Abalos Sísmicos.
Como são considerados os valores de cálculo das ações no Estado Limite Último? As ações são codificadas por valores representativos que podem ser: - Característicos: Os valores característicos Fk das ações são estabelecidos em função da variabilidade de suas intensidades. - Permanentes: Devem ser adotados iguais aos valores médios das respectivas distribuições de probabilidade, sejam valores característicos superiores ou inferiores. Esses valores estão definidos na seção 11.6.1.1 ABNT NBR 6120
Por que são utilizados valores reduzidos ψ? Ações variáveis: valores característicos, Fqc, correspondem a valores que tem de 25% a 35% de probabilidade de serem ultrapassados no sentido desfavorável, durante um período de 50 anos. Significando um valor característico Fqc com período médio de retorno de 174 anos a 117 anos conforme ABNT - NBR6120
Defina a combinação última especial ou de construção. - Última especial ou de construções: Em cada combinação devem estar presentes as ações permanentes e a ação variável especial, quando existir, com seus valores característicos e as demais ações variáveis com probabilidade não desprezível de ocorrência simultânea com seus valores reduzidos de combinações, conforme NBR 8681/84.
Defina a combinação última excepcional. - Última excepcional: Figuram as ações como: Sismo, Incêndio e Colapso progressivo, entre outras, conforme NBR 8681.
Defina a combinação quase permanente. - Quase permanente: Podem atuar durante grande parte do período de vida da estrutura e sua consideração pode ser necessária na verificação do estado limite de deformações excessivas.
Defina a combinação frequente. Se repetem muitas vezes durante o período de vida da estrutura, formação de fissuras, vibrações excessivas, deformações excessivas decorrentes do vento ou temperatura que podem comprometer as vedações.
Defina a combinação Rara. Ocorrem algumas vezes durante o período de vida da estrutura e sua consideração pode ser necessária na verificação do estado limite de formação de fissuras.
Show full summary Hide full summary

Similar

Engenharia
robson kuskowski
Introdução a Engenharia
ismael-airoso
Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
Nathan Kaiser
ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Planejamento e Engenharia
Rodrigo Luiz
Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
luizmax10
Engenharia Econômica
Lucas Danilo
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
Produto de TI para Empresa de Engenharia
andreylopes
Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
ingridlopes
Física moderna
GoConqr suporte .