Aula 06 - Roteadores e a comunicação externa

Description

Redes de Computadores Flashcards on Aula 06 - Roteadores e a comunicação externa, created by Braulio Torres on 13/04/2017.
Braulio Torres
Flashcards by Braulio Torres, updated more than 1 year ago
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
55
2

Resource summary

Question Answer
Qual equipamento é usado para comunicar com redes externas? A função do roteador é interconectar redes encaminhando seus pacotes de dados, os Switches e hubs são usados somente para conexão na minha rede local.
Para que serve o default gateway? Ele é o "portão de saída" da minha rede; O default gateway é o endereço IP o qual será responsável por encaminhar pacotes para redes externas, é o IP do meu roteador.
Para conectar um computador com um roteador, qual tipo de cabo eu uso? Cabo cruzado Lembre-se da regra: - Dois equipamentos iguais estão interconectados? Se sim, eles tem o mesmo tipo de placa, então devo usar o cabo crossover. Se não, faço a pergunta abaixo - Dois equipamentos diferentes estão conectados? Essa conexão representa o que naturalmente o equipamento foi desenvolvido para fazer? Por exemplo ao interconectar o computador ao hub e o computador ao switch, o computador foi feito para se comunicar com várias máquinas e o hub e switch foram feitos para interconectar diversas máquinas. Dessa forma ao conectarmos os dois, vamos estar explorando o que os dois foram fabricados para fazer naturalmente. Porém o roteador foi feito para interconectar redes, se eu coloco somente um dispositivo, não terei como inserir outros dispositivos para o roteador encaminhar os pacotes e então a totalidade de sua função não está sendo explora. Devemos usar cabo crossover.
Esses dois dispositivos: 1- IP: 192.168.0.3 ; Máscara: 255.255.255.0 2- IP: 192.169.0.4 ; Máscara: 255.255.255.0 Estão na mesma rede? Não Lembre-se, a máscara de rede está dizendo que para dois equipamentos estarem na mesma rede, os 3 primeiros octetos do IP devem ser iguais, uma vez que suas máscaras são 255.255.255.0.
Se eu tenho um endereço IP: 33.44.55.66 e máscara de rede: 255.0.0.0, qual desses endereços abaixo vai caracterizar que outro dispositivo está na mesma rede que eu? A) IP: 34.44.55.67 ; Máscara 255.0.0.0 B) IP: 39.44.55.66 ; Máscara 255.0.0.0 C) IP: 33.255.4.3 ; Máscara: 255.0.0.0 Resposta = A O 1° octeto do endereço IP é 33, logo só ele me importa para analisar se outro dispositivo está na mesma rede que eu, os demais são números da máquina. As outras opções começam com número diferente de 33, o que caracteriza que a máquina está em outra rede.
Qual a função da máscara de rede? Dividir o endereço IP em dois grupos (rede e máquina) e a partir daí poder definir quando outro dispositivo estará na mesma rede que eu. A máscara de rede é usada como forma de comparação para determinar se dois equipamentos estão na mesma rede. Para isso ela vai dividir o endereço IP em dois grupos, de rede e hosts (máquinas).
Show full summary Hide full summary

Similar

Memória Computacional
Filipe Gabriel
Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
ITIL V3 - Processos
Rodrigo Ferreira
Servidores de Web e de Aplicação
Raphael Luiz Fonseca
Tecnologias de Informação e Comunicação
luccianafprado
Planejamento de TI
Willian da Silva2402
Aula 03 - Cabos de Conexão
Braulio Torres
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
Redes de Computadores
Deisi Wegermann