Jogo da Memória

Description

Cards sobre as figuras de linguagem mais usadas no dia a dia. Aceito sugestões, até a próxima :)
Deleted user
Flashcards by Deleted user, updated more than 1 year ago More Less
Francisco Piccolo
Created by Francisco Piccolo almost 10 years ago
Nathalia  - GoConqr
Copied by Nathalia - GoConqr almost 7 years ago
1454
0

Resource summary

Question Answer
Anagrama "Jogo de palavras", cria outros termos através da reorganização das letras de uma palavra.
Antífrase Utilização de uma palavra com o sentido contrário àquele que se usa normalmente. "Bonito hein" (mãe diz para o filho que está fazendo algo errado).
Antítese Aproximação de palavras com sentidos opostos. "Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio"
Antonomásia Substituição de um nome por outro, sendo que este lembre uma qualidade que identifique-o. "O Rei da Guitarra" (Jimi Hendrix).
Apóstrofe Evocação de uma pessoa ou objeto durante a frase, comum em orações religiosas.
Arcaísmo Expressão antiga que já caiu em desuso. Palavras usuais hoje em dia, serão arcaísmos no futuro, devido à evolução da língua.
Catacrese Ocorre na falta de um termo específico para designar um conceito desejado. "Estava no pé da montanha" (termo emprestado). Emprega-se a palavra fora de seu sentido original.
Disfemismo Intensifica de maneira pejorativa a características de um objeto, pessoa ou situação, é o oposto de eufemismo.
Estrangeirismo Introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. Podendo ser aportuguesado (adaptado) ou não aportuguesado.
Hipálage Uma palavra é usada no lugar da outra. "Calçar as luvas nas mãos."
Hipérbole Expressar uma ideia de forma exagerada, "Eu chorei rios de lágrimas."
Metáfora Expressão que produz sentido figurado por meio de comparações implícitas. "Eu carrego o mundo em meus ombros." Emprega a palavra num sentido que não lhe é comum.
Eufemismo Emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão, considerada desagradável. "Ela é minha ajudante".
Gradação Coloca as palavras em ordem crescente ou decrescente. "Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões." (decrescente)
Metalepse Se toma o antecedente pelo consequente ou vice e versa.
Metonímia Emprega-se um termo no lugar de outro, com a premissa de que há relação entre eles. "Beber um copo de leite"
Neologismo Criação de uma nova palavra ou de um novo sentido a uma palavra já existente.
Onomatopeia Criar palavras para designar sons de ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza e etc. (Toc-toc, bang, clap)
Oximoro Colocar em uma expressão palavras com sentidos opostos, porém mantendo o sentido. "Minha inocente culpa"; "em meio à clara escuridão"
Palíndromo Palavra que pode ser lida também da direito para a esquerda "Omissíssimo" (superlativo de omisso).
Pangrama Pan = Tudo; Gramma = Letra. Portanto é uma frase que inclui todas as letras do alfabeto. "The quick brown fox jumps over the lazy dog"
Paradoxo Palavras de sentidos opostos fundidas numa mesma expressão, podendo resultar em algo ilógico. "Estou cego e vejo, arranco os olhos e vejo"
Perífrase Parecido com antonomásia, com a diferença de que está utiliza mais termos para expressar indiretamente o desejado. Na outra, apenas um termo é capaz de identificar o termo.
Prosopopeia Atribuir a seres inanimados características de seres animados. "As casas espiam os homens que correm atrás das mulheres."
Sinestesia Agrupar sensações de diferentes órgãos numa mesma expressão. "O sol de outono caia com uma luz pálida e macia" (pálida e macia reúnem visão e tato).
Aliteração Repetição de sons consonantais semelhantes para criar sonoridade "Que a brisa do Brasil beija a balança".
Anacoluto É quando o autor coloca um termo solto na frase, quebrando a estrutura lógica "Minha vida, tudo não passa de alguns anos sem importância."
Anadiplose É a repetição da última palavra de uma oração no início da seguinte "Pede-se aos senhores à aplicação da justiça. Justiça que outra coisa não é senão a razão do Direito."
Anáfora Repetição da palavra ou do conjunto de palavras no início dos versos (muito usada nas músicas). "Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo."
Assíndeto Omissão das conjunções coordenativas, resultando em orações coordenadas assindéticas, "Vim vi, venci."
Assonância Repetição de vogais ou consoantes iguais, "Sou um mulato nato no sentido lato, mulato democrático do litoral."
Circunlóquio Escrever com muitas palavras algo que pode ser dito com poucas "Manter um alto grau de atividade", ao invés de "trabalhar bastante."
Colisão É o mau uso da aliteração, ou seja, quando se repete a consoante em várias palavras, causando um efeito ruim "Eram comunidades camponesas com cultivos coletivos."
Diácope Repetição de palavras em um verso, tendo entre elas uma outra palavra, "Tu só tu, puro amor."
Elipse Omissão de um termo na frase, que é subentendido (facilmente identificável), "No fim da festa, sobre a mesa, copos e garrafas vazias", (ausência do verbo haver).
Epístrofe Repetição das mesmas palavras ao final do verso, "A vida era incerta. A emoção, incerta."
Hipérbato Inversão da posição normal dos termos de uma oração, "Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco", na ordem normal teríamos, "há pouco a flor do tamarindo abriu-se."
Paronomásia Emprego de palavras parônimas (grafia e sonoridade semelhante) numa mesma frase, bastante utilizado em trocadilhos. "Quem casa, quer casa", "Nós morremos uma vez, a Alanis morre sete."
Parequema Vício que prejudica a linguagem. É a repetição de sílabas com o mesmo som, "Fez o ataque que queria", semelhante à Cacofonia (encontros desagradáveis entre sílabas).
Pleonasmo Literário = para enfatizar algo no texto (não é considerado vício de linguagem) Vicioso = repetição desnecessária de um termo na frase, "Sair pra fora"; "em duas metades iguais."
Polissíndeto Repetição enfática dos conectivos, geralmente "e" ou "nem". "Deus criou o sol e a lua e as estrelas. E fez o homem e lhe deu inteligência e fê-lo chefe da natureza", (oposto de assíndeto).
Selipse Concorda com a ideia que se quer transmitir e não com os termos que aparecem na oração, "Quando a gente é novo, gosta de fazer bonito", no caso o termo novo está concordando com o sexo da pessoa que fala e não com a palavra gente.
Zeugma Omissão de um termo expresso anteriormente na frase, "Maria comprou um carro, Antonio uma bicicleta."
Show full summary Hide full summary

Similar

Jogo da Memória - Títulos da Motus
Bruno Medeiros
Physical Geography
littlegoulding
Orwell and 1984
Polina Strich
Musical Symbols
kcollins3
The Many Conjugations of Spanish! Wow!
hannahkathryn5
Geography - Case Studies
jacobhatcher97
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
Physics: section 7 - radioactivity and particles
James Howlett
Science Final Study Guide
Caroline Conlan
Whole Number Glossary L1
Lee Holness
Maths: Geometry
noajaho1