Grécia Antiga

Description

1º ano História Flashcards on Grécia Antiga, created by Raíssa Trindade de Mesquita on 02/05/2017.
Raíssa Trindade de Mesquita
Flashcards by Raíssa Trindade de Mesquita, updated more than 1 year ago
Raíssa Trindade de Mesquita
Created by Raíssa Trindade de Mesquita almost 7 years ago
134
3

Resource summary

Question Answer
GRÉCIA ANTIGA Antiguidade Clássica -LOCALIZAÇÃO: sul da península Balcânica, na Europa Meridional
COLÔNIAS: Colônias, para os gregos, eram pontos estratégicos para operações comerciais e/ou militares e em decorrência de processos migratórios. FORMAÇÃO DO POVO GREGO: -Entre os séculos XX-XVI a.C, desenvolveu-se a civilização egeia, cretense ou minoica. -Por volta de 2000 a.C, foi invadida por povos indo-europeus. -Distinguem-se os aqueus, jônios, eólios e dórios. -Aqueus(helenos): 1600 e 1200 a.C. -Aqueus expulsos pelos dórios. -Período Homérico: entre XII e VII.
A PÓLIS (cidade-estado): -Civilizações formadas a partir da família reunida em torno de seu chefe. -Clã: conjunto de famílias -Fratria: conjunto de clãs -Tribo: reunião de fratrias (especialmente em casos de guerra) -Basileu: chefe. -Acrópole: cidade fortificada, "cidade alta" -Crescimento das famílias em torno das Acrópoles formaram a Pólis. -Exaltar a importância da pólis -Os gregos foram os primeiros a articular uma justiça para todos os cidadãos. *Necessário frisar que o ideal de cidadão era algo definido a partir de alguns critérios: homens com posses, maiores de idade e não escravos. Formas de governo: (nesta ordem) -Monarquia -Oligarquia -Tirania -Democracia (no período clássico, em Atenas)
ESPARTA: -Os espartanos seriam descendentes de dórios que invadiram a Grécia. -Localizava-se na região da Lacônia. ESPARTA ~Características~ -possuíam caráter militarista e aristocrático. -Prática de atividades agrícolas e militares -Leis e organização social tinham a finalidade de fortalecer o caráter guerreiro -Homens espartanos: ficavam à disposição do Estado, eram integrados ao exército, eram liberados apenas aos 70 anos de idade. -Mulheres espartanas: educação estatal voltada para fortalecer lado materno e caseiro.
ATENAS -Ocupava a região da Ática, no sudeste da Grécia Continental. ATENAS ~Características~ -Solos pouco propícios para agricultura -Intensa atividade mercantil 1º-Eupátridas: proprietários de terra, detinham o poder. 2º-Georgoi: pequenos proprietários de terra 3º-Metecos: estrangeiros 4º-Escravos -Educação espartana: privilegiava-se a formação intelectual, sem tanta ênfase para a parte física. Escolas particulares. 1º Aristocracia/monarquia 2º Tirania 3º Democracia *Conceito de cidadania ainda restritivo.
GUERRAS MÉDICAS -Confrontos entre gregos e persas provocados pela disputa de Jônia (ponto estratégico de comércio), na Ásia Menor. -Revoltadas, as colônias gregas uniram-se. -Dário I enfureceu-se, reuniu seu exército para punir a Grécia Continental. -Os gregos derrotaram os persas na primeira e segunda guerras (Batalha de Plateia). ALIANÇAS: -Para impedir novos ataques estrangeiros, Atenas convocou as cidades-estado gregas para juntar recursos na Liga/confederação de Delos. -Após o uso inadequado dos recursos por Atenas, Esparta manifestou-se e criou a Liga do Peloponeso.
GUERRAS DO PELOPONESO: -Rivalidade entre Atenas (liga de Delos) e Esparta (liga do Peloponeso) -Houve várias fases, em que cada uma deteve a supremacia -A guerra terminou com o surgimento de tropas estrangeiras, de Filipe II, pôs fim à disputa. IMPÉRIO MACEDÔNICO: -Alexandre Magno consolidou a conquista de seu pai, Filipe II, sobre as cidades-estado gregas. -Expandiu suas conquistas. -Marcado pelo helenismo, trocas culturais.
Show full summary Hide full summary

Similar

GRÉCIA ANTIGA
Hugo Fonseca
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha