Gestão de Negócios Internacionais 1

Description

Tema 01 : Teorias do comércio internacional;
Mariana Sales
Flashcards by Mariana Sales, updated more than 1 year ago
Mariana Sales
Created by Mariana Sales almost 7 years ago
23
1

Resource summary

Question Answer
Barreira Tarifarias (BNT) Medidas impostas pelo governo, mediante a fixação de tarifas aduaneiras. Ex: Imposto de importação e imposto de produtos industrializados.
Revolução Industrial Aconteceu no Reino Unido no séc. 18. * Máquinas a vapor *Revolução tecnológica *Revolução digital.
GATT - Acordo geral sobre tarifa e comércio ( 1947 ) * Industria * Agricultura * Serviços Deu origem a OMC, estabelece e regulamenta tarifas, fretes marítimos e problemas tarifários entre as nações. Reduziu a taxa de 35% para 6%
De 1950 á 1973 *PIB Mundial 4,8 *Comercio teve crescimento de 7,8
Politicas macroeconomicas Estuda e economia como um todo * Renda e Nível geral de preços * Produtos nacionais *Balanço de pagamento e Cambio *Emprego e Desempregos *Estoque de moeda e Taxa de juros
Restrições não tarifarias ( RNT ) Reduzir o fluxo de comercio internacional : * Quotas de importação * Licenciamento não automático * Exigência de certificados.
Países Emergentes Países subdesenvolvidos de industrialização tardia
Quais as vantagens de importar um produto que pode ser produzido no mercado domestico produzindo renda e emprego para o país? Isso vai depender dos custos para produção desse bem
Nas definições da politica do comércio exterior, quais produtos o país exportará e importará? Dependo dos custos e acordos feitos entre os países
Como são definidos os preços de equilíbrio do mercado mundial? quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas chama-se preço de equilíbrio; a quantidade de equilíbrio é aquela que iguala procura e oferta
Todos os países se beneficiam do comércio internacional? Sim, pois com a total produção de um bem ele pode produzir mais e exportar mais, haverá também um acordo onde ele venderá para aquele que está exportando dele.
Quais os impactos da distribuição de renda decorrentes do comercio internacional? Com as exportação o PIB mundial tende a aumentar
Princípios de vantagens comparativas - DAVID RICARDO ( 1817 ) Custo de Oportunidade. Custos relativos e mão de obra diferentes. Quando um país se especializa em uma determinada área pode lucrar mais com ela e com isso terá que impostar algum produto de outro país, gerando assim a vantagem sendo que o outro país acaba comprando dele o produto que ele se especializou.
Teoria Neoclássica de comércio internacional Heckscher-Ohlin e Paul Samuelson * Brasil e o resto do Mundo * Cada país apresenta dois bens: alimento e tecido * dois fatores de produção: Capital ( K ) e Trabalho ( L ) * Brasil abundancia em mão de obra e resto do mundo em capital * Concorrência perfeita - Ausência dos custos com transporte.
S. b. Linder Semelhança dos níveis de renda per capita dos países
Ciclo de vida do produto R. Vernon Processo tecnológico e as várias etapas de vida útil do produto. No nascimento, as vantagens comparativas - países desenvolvidos e na maturidade em países em desenvolvimento.
Final dos anos 1970 e inicio de 1980 - Mercados imperfeitos. Economias de escala e diferenciação dos produtos. Concorrência Monopolística e Teorias de Oligopólios.
Concorrência Monopolistica Muitas empresas vendendo produtos parecido mais não iguais. Ex: Filmes, livros e cds
Teorias de Oligopólio Poucos vendedores oferecem produtos similares ou iguais. Ex: Carros
Rodada do Uruguai Somente depois desse encontro, a agricultura e os serviços foram incorporados nas negociações para abertura do mercado mundial destes setores.
Arranjos Regionais Blocos Econômicos * APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. * ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático. * CARICOM – Mercado Comum e Comunidade do Caribe. * CEI – Comunidade dos Estados Independentes. * CAN – Comunidade Andina. * MCA – Mercado Comum Árabe. * MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. * NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte. * SADC – Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento. * UE – União Europeia.
Bric's Brasil Russia India China S - Africa do Sul Tem a intenção de virar um clube politico e converter o seu crescimento econômico em uma maior influencia geopolítica
Secretária de Comércio Exterior - SECEX Governo - Vem direcionar esforços para a criação de condições propicias de atuação do Brasil no comércio internacional.
Departamento de Comercio Exterior - DECEX É o órgão responsável pela operacionalização das políticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e completa, em 2010, 20 anos de história marcada por avanços, como a simplificação de procedimentos de exportação.
Departamento de Negociações Internacionais - DEINT Coordena os trabalhos de negociações internacionais brasileiras a qual o Brasil participa;
Departamento de Defesa Comercial - DECOM Coordena as atividades de combate ao comércio desleal às empresas e produtos brasileiros. O DECOM acompanha e supervisiona os processos instaurados no exterior contra empresas brasileiras, dando-lhes assistências e assessoria cabível.
Departamento de Planejamento Desenvolvimento do Comércio Exterior - DEPLA Coordena a políticas e programas aplicáveis ao comércio exterior. É um departamento que coleta, analisa e sistematiza os dados e informações estatísticas, de onde partem as propostas objetivando o desenvolvimento do comércio externo brasileiro.
Departamento de normas e Competitividade no Comércio Exterior DENOC Estão sob sua responsabilidade o estabelecimento de normas e procedimentos que tratam da operacionalização do comércio exterior brasileiro, a coordenação de ações referente aos acordos sobre facilitação ao comércio e sobre procedimentos de licenciamento de importação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), a coordenação dos agentes externos autorizados a processar operações de comércio exterior, bem como formular propostas para o aumento da competitividade internacional do produto brasileiro, entre outras atividades previstas.
Câmbio Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Por exemplo, quando um turista brasileiro vai viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe entrega (vende) a moeda estrangeira.
Show full summary Hide full summary

Similar

KEE1
harrym
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
Jung Quiz
katprindy
GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
Joseph Tedds
History - Medicine through Time
Alice Love
GCSE AQA Biology 2 Enzymes, Digestion & Enzyme Uses
Lilac Potato
GCSE AQA Biology 2 DNA & Cell Division
Lilac Potato
Characters in "An Inspector Calls"
Esme Gillen
New GCSE Maths
Sarah Egan
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 1
Mike M
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez