Avaliação da educação básica brasileira

Description

Flashcards on Avaliação da educação básica brasileira, created by Guilherme B. Plantz on 13/05/2017.
Guilherme B. Plantz
Flashcards by Guilherme B. Plantz, updated more than 1 year ago
Guilherme B. Plantz
Created by Guilherme B. Plantz almost 7 years ago
33
0

Resource summary

Question Answer
Políticas e Gestão da Educação Básica Profª.: Jussara Seidel Aluno: Guilherme Branco Plantz
Avaliação da Educação Básica brasileira
No Brasil a avaliação se dá de três formas diferentes: Avaliação pedagógica, Avaliação institucional e Avaliação em larga escala.
Avaliação pedagógica: No cotidiano escolar, nem todas as atividades que os alunos realizam são objeto de avaliação, embora muitas delas pudessem ser. É possível substituir as tradicionais provas por métodos de avaliação diversificados e mais adequados.
Exemplos de métodos de avaliação pedagógica: 1 - discussão e debate de temas e/ou problemas; 2 - atividades de pesquisa; 3 - trabalhos práticos; 4 - atividades físicas, de expressão plástica, musical e outras.
Avaliação institucional: A avaliação institucional deve ser diferenciada da avaliação pedagógica, mesmo que ambas estejam bastante relacionadas e sejam, inclusive, interdependentes. A avaliação institucional, deve sempre começar com questões de como os estudantes estão na escola: seu atendimento e senso de conexão com a escola, satisfação material, auto estima, senso de responsabilidade, crescimento cívico e social e outros atributos desejáveis ao longo da formação acadêmica.
A avaliação institucional pode ser atribuída à avaliação da aprendizagem, de currículo, de docentes, de políticas públicas, de programas, de projetos, etc.
Avaliação em larga escala: Estas avaliações são realizadas à nível federal e estadual/distrital. Ela tem como objetivo observar a real situação do sistema educacional do Brasil.
O indicador usado na avaliação da educação básica brasileira é o IDEB. Este indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do INEP e do SAEB.
O INEP é uma autarquia federal, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Entre outras funções do INEP está o ENEM que é uma das maiores provas do mundo. O ENEM é uma prova que foi criada inicialmente para a avaliação dos alunos que concluíram o ensino médio nas escolas públicas e privadas do país e desta forma avaliar o sistema de ensino como um todo.
O SAEB é composto pelos seguintes processos:
A ANEB é realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais. A ANREsc é mais extensa e detalhada que a ANEB e tem foco em cada unidade escolar. Por seu caráter universal, recebe o nome de Prova Brasil
A ANA - Esta avaliação, que deve ser aplicada anualmente, tem caráter censitário e avalia a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas. Para verificar a qualidade da alfabetização no brasil existe também a Provinha Brasil que é uma avaliação diagnóstica que visa investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Referencias Bibliográficas: 1 -https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodos-e-praticas-de-avaliacao-pedagogica/34948 - Acessado em 13 de maio de 2017. 2 - http://escoladegestores.mec.gov.br/site/5-sala_planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u2_eixo2_2.pdf - Acessado em 13 de maio de 2017. 3 - http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/viewFile/3220/2360 - Acessado em 13 de maio de 2017. 4 - http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/escolas/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/18843-avaliacoes-da-aprendizagem - Acessado em 13 de maio de 2017 5 - http://www.faq.inf.br/educacao-basica/inep-mec-e-enem-qual-a-diferenca-e-o-que-faz-o-inep/ - Acessado em 13 de maio de 2017
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz
PatrickNoonan
Chemistry Facts
beth2384
German GCSE Vocab
naomisargent
Of Mice and Men
amyk4321
GCSE AQA Citizenship Studies: Theme 1
I Turner
GCSE Subjects
KimberleyC
An Inspector Calls - Inspector Goole
Rattan Bhorjee
Certification Prep_1
Tonya Franklin
The Lymphatic System
james liew
Core 1.12 Timbers blank test
T Andrews
NSI Course
Yuvraj Sunar