Aula 03 - As Formas de Avaliação

Description

Flashcards on Aula 03 - As Formas de Avaliação, created by Fernanda Favero on 13/05/2017.
Fernanda Favero
Flashcards by Fernanda Favero, updated more than 1 year ago
Fernanda Favero
Created by Fernanda Favero almost 7 years ago
76
0

Resource summary

Question Answer
Universidade Católica de Brasília Políticas e Gestão da Educação Básica Profº: Jussara Seidel Discente: Fernanda Favero Aula 03 - As Formas de Avaliação
O que é Avaliação? Para Kraemer (2006), avaliação vem do latim, e significa valor ou mérito ao objeto em pesquisa, junção do ato de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelo individuo. Para Sant’anna (1998) avaliação é: um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.
Podemos citar 3 tipos de avaliação: Pedagógica Institucional Larga Escala
Avaliação Pedagógica: Tem como referência a relação direta entre professor e aluno. Pode utilizar diversas metodologias de avaliação. Diagnóstica: identificar o que o aluno já sabe sobre o assunto. Formativa: ocorre durante todo o processo permitindo que professor e aluno observem o processo de aprendizagem. Somativa: mensura e compara a aprendizagem. (EXAMES)
Avaliação Institucional: É a avaliação da escola, se os objetivos e metas propostas no PPP estão sendo realizadas de forma efetiva.
Avaliação em Larga Escala: Feedback do sistema educacional. Acompanha o desempenho do sistema e visa a reorientação de políticas públicas . IDEB ( Indicador de Desenvolvimentos da Educação): Pressupõe que as metas devem ser atingidas. Reuni o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações em um mesmo indicador.
SAEB ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica): tem o objetivo de avaliar e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Compostos por ANEB, Prova Brasil e ANA. Internacionalmente existe o PISA (Programme for International Student Assessment): exame nas competências de leitura, escrita, matemática e ciências de estudantes de 15 anos.
E o ENEM? Também é considerado uma avaliação em larga escala e foi criado para avaliar o estudante ao final da educação básica. Hoje ele é utilizado como nota de avaliação para entrar nas Universidades Públicas (IFES) e em programas oferecidos pelo governo como o FIES e PROUNI.
Obrig Referências: Aula 03 - Unidade II - Polílicas e Gestão da Educação Básica : http://servicos.catolicavirtual.br/conteudos/bt_cursos/disciplinas/nucleo_formacao_basica_licenciaturas/politicas_gestao_edu_basica/html/index.php?_s=ceee91fb9f57a20ef44f9645cb5c0aab
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. 19/07/2006. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos.3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de Alunos
Alessandra S.
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane