Impactos ambientais

Description

3º ano Geografia Flashcards on Impactos ambientais , created by Eduarda Soares da Silva on 13/05/2017.
Eduarda Soares da Silva
Flashcards by Eduarda Soares da Silva, updated more than 1 year ago
Eduarda Soares da Silva
Created by Eduarda Soares da Silva almost 7 years ago
29
1

Resource summary

Question Answer
Qual é a definição de ilha de calor? Desequilíbrio da temperatura da região central em relação à periferia de uma área urbana.
O que causa a ilha de calor ? ( 5 causas ) Alta concentração de edificações, impermeabilização do solo (asfalto, canalização de córregos), emissão de gases poluentes (carbônico, metano), poluição atmosférica (partículas), falta de vegetação e de espelhos d'água, formação de cânions urbanos.
Quais são as consequências das ilhas de calor ? (4 consequências) Aumento das temperaturas, alteração do clima local (microclimas), problemas de saúde, aumento do consumo de energia (com ar condicionado).
O que é aquecimento global? Aquecimento excessivo da troposfera , em virtude do bloqueio da radiação, exercido por gases e partículas .
Quais são as 4 causas do aquecimento global? Partículas e gases na atmosfera, queimadas, desmatamento, falta de vegetação e de espelhos d'água.
Quais são as 4 consequências do aquecimento global? Derretimento de geleiras e elevação do nível do mar, tempos extremos, alteração da produção agrícola, extinção de espécies.
O que é a chuva ácida? Quando gases ácidos se misturam com a água condensada e diminuem o PH da chuva.
Quais são as causas naturais e antropológicas da chuva ácida? Naturais: gases liberados pelos vulcões e gases gerados em processos biológicos. Antropológicas: emissão de dióxido de enxofre pelas indústrias e de nitrosos pelos veículos e indústrias.
Quais são as 4 consequências da chuva ácida? Poluição de rios e mares, contaminação do solo por metais tóxicos (torna terras improdutivas), corrói (estátuas de mármore, monumentos, prédios e veículos), e provoca problemas pulmonares e cardiovasculares.
O que é a inversão térmica? Explicação teórica: Desestabilização temporária da circulação atmosférica , em escala local com a sobreposição do ar quente sobre o ar frio. Explicação fácil: ocorre principalmente no inverno quando uma camada de ar quente se coloca entre duas camadas de ar frio, tornando as correntes de convecção fracas e incapazes de dispensar poluentes.
Qual é a causa da inversão térmica? Impermeabilização do solo (pode ser causado por diversos fatores, um deles é o desmatamento)
Quais são as 3 consequências da inversão térmica? Os poluentes ficam aprisionados mais próximos ao solo, causando muitos problemas respiratórios, a não dispersão dos poluentes, e o aumento do nevoeiro.
O que é a desertificação? Processo antrópico que leva à redução da umidade do solo, podendo ocasionar sua esterilização.
Quais são as 2 causas da desertificação ? Desmatamento e uso inadequado do solo pela atividade agropecuária ou pela mineração.
Quais são as 2 consequências da desertificação? Redução das áreas cultiváveis e diminuição da produtividade agrícola.
O que é a contaminação da água? A presença de elementos nocivos orgânicos (esgoto) ou químicos na água.
Qual é a causa da contaminação da água e do solo? A despreocupação do homem com o descarte de resíduos em locais adequados.
Quais são as 3 consequências da contaminação da água? A eutrofização, a morte de animais aquáticos, envenenamento e doenças a longo prazo.
O que é contaminação do solo? Quando a composição natural do solo é modificada devido a algum poluente nele , como por exemplo chumbo e sódio (presentes em fertilizantes).
Qual é a consequência da contaminação do solo? Cite 4 exemplos dela. Mudanças na tipografia do solo (como infertilidade do solo, deslizamento de terras em regiões com morros , contaminação de rios e desequilíbrio do ecossistema).
O que é desenvolvimento sustentável? É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
Cite 5 ações paliativas e/ou corretivas de tais impactos ambientais. Conservar áreas naturalmente verdes e espelhos d´água, aumento das áreas verdes (redução da impermeabilização do solo), controle e redução da emissão de poluentes ( especialmente dióxido de carbono e metano), tratamento adequado de esgoto, lixo e resíduos, RRR: reduzir, reutilizar e reciclar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo