AV1 - Arquitetura de Computadores

Description

Flashcards on AV1 - Arquitetura de Computadores, created by Laercio Monteiro on 15/05/2017.
Laercio Monteiro
Flashcards by Laercio Monteiro, updated more than 1 year ago More Less
Danielle Custodio
Created by Danielle Custodio over 7 years ago
Laercio Monteiro
Copied by Laercio Monteiro almost 7 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Tempo de Acesso Período gasto para a realização de uma operação completa de leitura ou escrita
Ciclo de Máquina Intervalo de tempo entre dois acessos consecutivos.
Função de um Processador Realizar etapa por etapa a execução do ciclo de uma instrução
Categorias das atividades de um ciclo Cerebrais: Interpretação e emissão de sinas de controle. Execução de uma operação.
Instrução de máquina Conjunto de bits que identifica uma determinada operação primitiva a ser realizada diretamente pelo hardware.
Código de Operação Campo da instrução que indica qual a operação a ser realizada
Operando Campo da instrução, cujo os bits representam o dado que será manipulado na operação
Registrador CI (Contador de Instruções) 1ª Etapa do ciclo de instrução Armazena o endereço da próxima instrução.
Registrador RI (Registrador de Instruções) 2ª Etapa do ciclo de instrução Armazena a instrução a ser executada ou seu C. Op.
Decodificador de Instrução 3ª Etapa do Ciclo de Instrução Possui n bits de entrada (n = largura do C. Op) e 2**n fios de saida.
Unidade de Controle (UC) Contem a programação para a execução do ciclo básico de qualquer instrução, bem como as sequências de microoperações para a execução de cada instrução existente.
Relógio (Clock) Dispositivo que produz uma sequência de pulsos em uma frequência determinada, que servem para sincronizar e cadenciar as diversas microoperações do processador.
Unidade de Cálculo (ULA) Unidade Lógica e Aritmética Realiza as operações lógicas e aritméticas existentes no conjunto de instruções do processador.
Unidade de Ponto Flutuante (FP) Executa operações aritméticas com números fracionários e números muito grandes ou muito pequenos.
Registradores de Dados Armazenam os dados a serem manipulados pelas unidades de cálculo.
Registrador de Controle Armazena elementos de ajuda na interpretação de ocorrências em operações.
Objetivo do Processamento Paralelo Aumentar a capacidade de processamento
E/S Controlada por Programa O processador controla todo o processo Inicia a operação e verifica periodicamente (loop) se ela acabou. Perda de Tempo
E/S por Interupção O processador trabalha menos. Inicia a operação e vai realizar outras atividades. Quando a operação termina ocorre uma interrupção (sinal de hardware) avisando.
DMA (Acesso Direto à Memória) A operação de transferência MS/MP é praticamente independente do processador.
Vantagens dos processadores com muitos registradores de dados O processador é muito mais rápidos, pois se reduz os acessos a memoria para buscar dados.
Diferenças entre DRAM e SRAM DRAM - Cada bit é feito de 1 capacitor e 1 transistor, o capacitor precisa ser recarregado, o que as tornam mais lentas e baratas. SRAM - Cada bit é feito de 5 a 7 transistores, não precisam recarregar o que as tornam mais rapida, porem são maiores e mais caras.
Qual a memória mais rápida num sistema de computação? Onde essa memória se localiza? Registradores. Localizam-se dentro do processador, próximo as unidades de execução.
Qual a capacidade padrão dos registradores? Armazena somente um dado, cuja largura, em bits, é igual ao da palavra do processador: 32 bits ou 64 bits.
Como são executadas as etapas do ciclo de instruções no modelo Pipeline? Neste modelo, diversas instruções podem ser executadas de modo concorrente (não exatamente simultânea) isto é, uma instrução é buscada e no passo seguinte ela é decodificada, enquanto outra é buscada. Deste modo, num momento de tempo 2 instruções estão sendo executadas, embora uma em cada etapa diferente do ciclo de instrução.
Quais são, em geral, os elementos de entrada e saída de uma ULA? Entrada: Dados a serem manipulados e sinais de controle, que definem qual operação será realizada. Saída: Resultado e sinais de controle (flags) que indicam eventuais situações.
Diferença entre transmissão em serie e paralelo Serie: O transmissor envia ao receptor uma sequencia de bits, um por um, utilizando, assim, um único canal Paralelo: O transmissor é conectado ao receptor por n linhas ou canais, cada um transportando um bit. Ou seja, são transmitidos n bits simultaneamente.
Principio da Localidade Espacial Sempre que o processador realiza um acesso a um endereço de memória, é muito provável que o próximo acesso seja ao endereço contíguo seguinte.
Principio da Localidade Temporal Sempre que o processador realiza um acesso a um endereço de memória, é muito provável que em curto tempo ele acesse novamente o mesmo endereço.
Show full summary Hide full summary

Similar

Servidores de Web e de Aplicação
Raphael Luiz Fonseca
Memória Computacional
Filipe Gabriel
Ciência da Computação
charlinston.binko
Programação
Prepara Palhoça
ITIL V3 - Processos
Rodrigo Ferreira
Produto de TI para Empresa de Engenharia
andreylopes
Projeto de Programação de Sistemas: Criando um Aplicativo : MY NOTE BY ENIAC
Sandra Fialho
Planejamento de TI
Willian da Silva2402
Arquitetura da informação na web:A importância de um ambiente de informação planejado: PARTE 2
naiade lima
Computador
Filipe Gabriel
AV1 - Arquitetura de Computadores
Edson Fumagalli Jr