Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade

Description

Tecnologia na Educação Flashcards on Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade, created by Edson Orati da Silva on 16/05/2017.
Edson Orati da Silva
Flashcards by Edson Orati da Silva, updated more than 1 year ago
Edson Orati da Silva
Created by Edson Orati da Silva almost 7 years ago
51
1

Resource summary

Question Answer
Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade Edson Orati Avaliar é assinalar, estimar, apreciar ou calcular o valor de algo.
Formas de avaliação: Pedagógica: se faz presente na relação professor-aluno, sendo somativa por meio de provas escritas e formativa, baseada no acompanhamento do crescimento intelectual e social do aluno. Institucional: a escola se avalia para diagnosticar a realidade escolar, tomando como referência o Projeto Político-Pedagógico. Em Larga Escala: avalia todo o sistema educacional em nível federal e estadual/distrital e estabelece séries históricas de desempenho, que permitem identificar tendências, visando reorientar políticas públicas.
Aos vencedores, o privilégio e o mérito pela conquista. E aos perdedores? "A função de uma avaliação é também diagnosticar e repensar o que não foi obtido a partir das diretrizes, objetivos e metas tratados" [1]. Diga não à pedagogia dos fracassos!!!
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica O IDEB é um exemplo de avaliação em larga escala, que realiza um monitoramento objetivo dos sistemas de ensino a partir da combinação entre o fluxo escolar e a aprendizagem escolar [2]. O IDEB considera a taxa de aprovação e a média de desempenho nos exames padronizados (Prova Brasil e SAEB), no sentido de estabelecer metas para alcançar a evolução desejada do sistema educacional, de modo que todas as crianças e os adolescentes possam frequentar a escola, sem abandoná-la precocemente, e aprender efetivamente para evitar repetências [2].
Análise dos dados: a) Nos Anos Iniciais do EF, o Brasil atingiu as metas estipuladas entre 2007 e 2015; b) Nos Anos Finais do EF, o Brasil atingiu as metas estipuladas entre 2007 e 2011, mas não atingiu as metas de 2013 e 2015; c) Nos Anos Iniciais do EF, as metas foram atingidas pelas redes estadual e municipal entre 2007 e 2015; d) Nos Anos Finais do EF, as metas foram atingidas pelas redes estadual e municipal entre 2007 e 2011, mas não foram atingidas as metas de 2013 e 2015; e) A rede particular não atingiu as metas estipuladas para os Anos Iniciais do EF entre 2011 e 2015 e para os Anos Finais do EF entre 2009 e 2015; f) As metas e os valores do IDEB da rede particular são maiores do que aqueles da rede pública; g) As metas e os valores do IDEB são maiores para os Anos Iniciais do EF do que aqueles para os Anos Finais do EF.
Análise dos dados: a) No EM, o Brasil atingiu as metas estipuladas entre 2007 e 2011, mas não atingiu as metas de 2013 e 2015; b) No EM, a rede estadual atingiu as metas estipuladas entre 2007 e 2011, mas não atingiu as metas de 2013 e 2015; c) No EM, a rede particular atingiu a meta de 2007, mas não atingiu as metas estipuladas entre 2009 e 2015; d) No EM, as metas e os valores do IDEB da rede particular são maiores do que aqueles da rede pública; e) As metas e os valores do IDEB são maiores para o EM do que aqueles para os Anos Finais do EF que, por sua vez, são maiores do que aqueles para os Anos Iniciais do EF.
Objetivos do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica): a) Avaliar a Educação Básica Brasileira; b) Contribuir para o aumento da qualidade da Educação; c) Contribuir para a universalização do acesso às escolas; d) Servir como base de dados concretos para orientar e reorientar as políticas públicas voltadas para a Educação Básica; e) Servir como um indicador dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos. A ANEB e a ANRESC/Prova Brasil são realizadas de 2 em 2 anos, enquanto que a ANA é realizada anualmente.
Avaliações em Larga Escala: ANEB: abrange, por AMOSTRAGEM, alunos do 3º Ano do Ensino Médio das redes públicas e privadas, em áreas urbanas e rurais e compõe o IDEB do Brasil, dos estados e das regiões; ANRESC/Prova Brasil: abrange alunos do 5º Ano e 9ºAno do Ensino Fundamental apenas das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) e compõe o IDEB de escolas e municípios; ANA: abrange alunos do 3ºAno do Ensino Fundamental das escolas públicas em período de alfabetização. Avaliações em Larga Escala: PISA: Programme for International Student Assessment ou Programa para Avaliação do Estudante Internacional, abrange os estudantes de 15 anos de diversos países e avalia as habilidades em leitura, escrita, matemática e ciências. ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, abrange os alunos do 3ºAno do Ensino Médio. Para quê serve o ENEM? a) a partir de 2009, serve como mecanismo de seleção para o ingresso no Ensino Superior; b) serve como oportunidades de acesso às vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES); c) serve para o acesso ao Programa Universidade para todos (Prouni).
Referências Bibliográficas: [1] UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Material de apoio da disciplina Políticas e Gestão da Educação Básica. Acesso em: 17 de mai. 2017; [2] FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): Metas Intermediárias para a sua trajetória no Brasil, estados, municípios e escolas. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais 'Anísio Teixeira'. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 17 de mai. 2017; [3] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar 2016 Notas Estatísticas. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 17 de mai. 2017; [4] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resultados do IDEB 2015, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais 'Anísio Teixeira'. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=9499182>. Acesso em: 17 de mai. 2017.
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba