Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos

Description

Tecnologia na Educação Flashcards on Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos, created by Edson Orati da Silva on 16/05/2017.
Edson Orati da Silva
Flashcards by Edson Orati da Silva, updated more than 1 year ago
Edson Orati da Silva
Created by Edson Orati da Silva almost 7 years ago
98
0

Resource summary

Question Answer
Questionário Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos Edson Orati
Questão 01 - Conceitos e Definições Faça a associação entre os grupos A e B: Grupo A: (a) Eficiência; (b) Eficácia; (c) Efetividade. Grupo B: I. ( ) Significado: realizar, cumprir, concretizar satisfatoriamente algo; II. ( ) Produzir os melhores resultados com os menores custos ou com os recursos disponíveis; III. ( ) Atingir os objetivos pretendidos ou desejados. RESPOSTAS: I. (c) II. (a) III. (b)
Questão 02 - Conceitos e Definições Preencha as lacunas: 1) Se uma escola democrática atende às demandas exigidas pela comunidade, então a gestão dessa escola é _ _ _ _ _ _ _. na organização dos espaços físicos e dos tempos pedagógicos, na integração escola-comunidade e na avaliação da aprendizagem dos alunos; 2) Para o Governo Federal, a _ _ _ _ _ _ _ _ de uma escola está relacionada com a sua capacidade de atingir os desempenhos pedagógicos necessários para cumprir as metas do IDEB estipuladas pelo MEC; 3) A E.E. "Conselheiro Rodrigues Alves" em Guaratinguetá-SP não atendeu às metas do IDEB estipuladas no período entre 2007 e 2015, apesar do recebimento de recursos neste período. Isso significa que a sua _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ está comprometida e, por este motivo, os seus esforços devem aumentar nos próximos anos. RESPOSTAS: 1) E F E T I V A 2) E F I C Á C I A 3) E F I C I Ê N C I A
Questão 03 - Gestão na Educação Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO): I. ( ) A gestão educacional se baseia em princípios políticos, econômicos, históricos e, inclusive, nas concepções de estado, sendo de âmbito nacional; II. ( ) A gestão escolar é um processo de intervenção na realidade da escola, que considera as suas especificidades e necessidades pedagógicas; III. ( ) O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de gestão elaborado exclusivamente pelos membros da escola para atender às demandas da comunidade; IV. ( ) Os princípios da gestão democrática estão estabelecidos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). RESPOSTAS: I. (F) Justificativa: A gestão educacional se dá em âmbitos municipal, estadual e distrital nas Secretarias e Conselhos de Educação, e em âmbito nacional na Secretaria Nacional de Educação, no Conselho Nacional de Educação e no Ministério da Educação. II. (V) III. (F) Justificativa: O PPP não é elaborado apenas pelos membros da escola, mas construído por todos os envolvidos: comunidade escolar, professores, equipe de gestão escolar, demais funcionários, alunos e familiares. IV. (V)
Questão 04 - Gestão na Escola Faça a associação entre os grupos A e B: Grupo A: (a) Gestão Pedagógica; (b) Gestão Participativa; (c) Gestão de Pessoas; (d) Gestão de Serviços e Recursos. Grupo B: I. ( ) Processo analítico e reflexivo sobre os resultados do trabalho pedagógico na escola, que visa atender às demandas dos alunos; II. ( ) Novas práticas de trabalho pedagógico e metodológico, que demandam o compromisso e a participação efetiva dos membros da escola; III. ( ) Uso de recursos tecnológicos voltados para promover oficinas e atender às demandas da escola e da comunidade; IV. ( ) Prática de gestão que envolve a participação efetiva de alunos, familiares, comunidade, professores e servidos por meio de colegiados na tomada de decisões e esclarecimentos das ações na escola. RESPOSTAS: I. (a) II. (c) III. (d) IV. (b)
Questão 05 - Gestão na Escola Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO): I. ( ) Durante a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), a escola deve diagnosticar a sua realidade com base em aspectos sociais, políticos e econômicos da comunidade, discutir as concepções dos vários atores que a compõem e definir estratégias, visando à efetivação das ações definidas pelo coletivo; II. ( ) Para implementar o PPP, a escola deve realizar encontros periódicos com todos os membros da equipe pedagógica para discutir e avaliar a efetivação das ações; III. ( ) Apesar de ser garantida pela LDB nº 9.394/96, as escolas públicas precisam conquistar a sua autonomia em relação ao sistema educacional mais abrangente, em âmbitos municipal, estadual/distrital e federal; IV. ( ) As referências legais para a gestão democrática do sistema educacional e da escola não garantem a democratização desejada das instituições de ensino no Brasil. RESPOSTAS: I. (V) II. (F) Justificativa: Para implementar o PPP, a escola deve realizar encontros periódicos com a participação efetiva do coletivo e dos membros identificados como responsáveis pela efetivação de determinadas ações assumidas. III. (V) IV. (V)
Referências bibliográficas: [1] UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Material de apoio da disciplina Políticas e Gestão da Educação Básica. Acesso em: 17 de mai. 2017.
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba