Regência

Description

Regras mais importantes de regência para concursos públicos.
Alla'n Camargo
Flashcards by Alla'n Camargo, updated more than 1 year ago
Alla'n Camargo
Created by Alla'n Camargo almost 7 years ago
38
3

Resource summary

Question Answer
Correta? Por quê? - O rapaz não só concordou como apoiou a atitude do patrão. Errado. Não se usa o mesmo complemento para termos com regências distintas. Correto: - O rapaz não só concordou com a atitude do patrão como o apoiou.
Correta? Por quê? - Apesar deles serem pessoas educadas, não lidam bem com outras pessoas. Errado. Não se admite a contração da preposição "de" a artigos ou pronomes antes de verbos no infinitivo. Correto: Apesar de eles serem....
Correta? Por quê? - O estudo fará que você alcance seus objetivos. O verbo "fazer", quando seguido de complemento oracional apresentará a preposição "com" em caráter facultativo.. - O estudo fará que/ com que você alcance seus objetivos.
Correta? Por quê? - O governo terá que fazer isso. Em locuções verbais formadas por "ter/haver" + infinitivo, pode-se usar tanto "que" quanto "de". - O governo terá que/ de fazer isso.
Qual está correta? - Aspirava vencer na vida. - Aspirava a um futuro melhor. As duas. A preposição será facultativa em caso de objetos indiretos oracionais.. Logo, não é obrigatório inserir preposição na 1ª, apenas na 2ª.
Qual está correta? - Isso é mais importante que outras coisas. - Isso é mais importante do que outras coisas. As duas. Nas relações de comparação, pode-se usar "que" ou "do que".
Correta? Por quê? - Estava numa situação complicada. Correta, pois é facultativo contrair preposição "em" + artigos indefinidos.. - Estava em uma/ numa situação complicada.
Correta? Por quê? - A questão foi melhor explicada. Errado. Com particípios, usa-se apenas "mais bem". - A questão foi mais bem explicada.
Explique a regência de PERDOAR. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Explique a regência de PAGAR. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Explique a regência de AGRADECER. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Correta? Por quê? - Amava o amigo, mas não foi capaz de perdoá-lo. Errado. O verbo perdoar (quando se refere a pessoas) exige VTI. Correto: Amava o amigo, mas não foi capaz de perdoar-lhe/ lhe perdoar.
O emprego do pronome está correto? Por quê? Visava ao concurso público - Visava-lhe. Errado. Os verbos VISAR (desejar), ASSISTIR (ver) e ASPIRAR (desejar), embora transitivos indiretos, não admitem lhe. Usa-se A ELE. - Visava ao concurso público - Visava a ele.
Explique as 4 regências de ASSISTIR. Ver = VTI (a) Caber = VTI (a) Socorrer = VTD Morar = VI (em) Assistiram ao acidente da janela. A correção da prova assiste ao professor. Assistiram as vítimas do acidente. Assisto em Belo Horizonte há anos.
Explique as 2 regências de QUERER. Desejar = VTD Estimar (VTD) = VTI Queria um emprego público. Queria aos colegas de cursinho.
Explique as 3 regências de VISAR. Pôr visto = VTD Mirar = VTD Desejar = VTI Visou os cadernos. Visou o alvo e atirou. Visava à felicidade. Visava ao sucesso profissional.
Explique as 2 regências de ASPIRAR. Cheirar = VTD Desejar = VTI lhe Aspirava um gás tóxico. Aspirava a uma vida tranquila.
Explique as 2 regências de AGRADAR. Fazer agrados = VTD Satisfazer =VTI Mãe agradou o filho. O preço da gasolina não agradou aos consumidores.
Explique a regência de PREFERIR. VTDI. Preferia o sossego do campo à agitação da cidade.
Explique a regência de (DES) OBEDECER. VTI (a) Obedeceu ao regulamento. Desobedeceu às leis de Deus.
Explique a regência de CHEGAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. Exige a preposição "a" com adjunto adverbial indicando destino temporário. - Chegou à casa da noiva. Outros verbos: voltar, comparecer, ir, retornar.
Explique a regência de MORAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. Exige a preposição "em" em indicações de lugar. Eu moro em Brasília. Outros verbos: residir, domiciliar, entregar, ficar, permanecer, continuar, estar
Explique a regência de VER e indique os verbos que acompanham a mesma regra. São VTD (não esquecer que "assistir" indicando "ver" é VTI). Eu vi as aulas por meses. Eu assisti às aulas por meses. Outros verbos: presenciar, observar, olhar
Explique as 4 regências de PROCEDER. Dar início = VTI Originar-se = VTI/ VI (de) Ter fundamento = VI Comportar-se = VI Procederam ao evento na data. O português procede do latim. (VTI) Ele procedeu de um país frio. (VI) A informação procede. Ela procedeu educadamente.
Explique as 4 regências de RESPONDER. Falar/ dizer = VTD Dar resposta = VTI Dar resposta a alguém = VTDI (a) Ser responsável = VTI (por) Ela respondeu a verdade. Responda às questões abaixo. Responda ao rapaz apenas o necessário. Os políticos respondem pelo povo.
Explique as 3 regências de PERDOAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra VTD (coisas) VTI (pessoas) VTDI (coisa = OD) + (pessoa = OI) Perdoou os pecados do mundo. Perdoou às pessoas. Pagou ao funcionário os valores. Agradeceu ao amigo o apoio. Outros verbos: pagar, agradecer
Explique a regência de INFORMAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. São VTDI (admitem preposições "a", "de" ou "sobre") Comunicaram a direção do fato. Comunicaram à direção o fato. Outros verbos: comunicar, cientificar, avisar, notificar.
Explique as 2 regências de ESQUECER/ LEMBRAR. VTD (sem pronome, sem preposição) VTI (pronominais) - com pronome/ com preposição (de) Esqueceu o combinado. Esqueceu-se do combinado.
Explique a regência de CUSTAR. No sentido de "ser custoso/ ser difícil" será VTI (+ Oi + Sujeito Oracional) O governo custou a resolver a questão (E) Custou ao governo resolver o caso. (C)
Explique a regência de CHAMAR no sentido de "cognominar/ apelidar". (VTD + OD) ou (VTI + OI) + predicativo do objeto ("de" facultativo). Chamei o menino (de) ladrão. Chamei ao menino (de) ladrão.
Explique a regência de CHAMAR, no sentido de "convocar/ convidar". VTD. Chamei o rapaz para a festa.
Explique a regência de NAMORAR. VTD (sem "com") Ele namora a menina desde a infância.
Explique a regência de ACARRETAR. VTD. Isso acarreta prejuízos.
Explique a regência de SIMPATIZAR. VTI (com). Não são pronominais. Eu simpatizo com você.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza