Técnicas para Redação do Enem

Description

Dicas resumidas retiradas do site do Enem
laura negri
Flashcards by laura negri, updated more than 1 year ago
laura negri
Created by laura negri almost 7 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Introdução você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer.
Desenvolvimento Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.
Conclusão retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.
Seis Dicas -Use uma linguagem mais simples -Não repita palavras desnecessariamente -Seja objetivo
-O seu texto deve ter ao menos três parágrafos -Aponte soluções coerentes para o problema levantado -Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros .
Estrutura – A Introdução: você deve apresentar seu ponto de vista aqui.
– O Desenvolvimento: você deve desenrolar seu ponto de vista com argumentos bons aqui. Dois parágrafos são o essencial. – A Conclusão: você deve finalizar seu ponto de vista aqui. Não esqueça que a redação do Enem exige que seja exposta uma ou mais soluções para a situação-problema para o tema visado pela prova.
1) por uma pergunta 2) por um dado histórico 3) por uma comparação 4) por um dado estatístico 5) por uma citação 6) por uma definição, ou conceito O passo a passo para produzir argumentos relevantes
Não tente convencer o leitor com o uso de excessivo de adjetivos. Sua redação terá valor quando as informações contidas no texto forem relevantes. Crie o hábito de anotar tudo o que achar interessante. Uma dica é fazer um fichamento dos principais assuntos. Isso facilitar na hora da revisão.
Responda estas seis perguntas 1. Qual o problema? 2. Por que se trata de um problema? 3. Quais as causas para tal problema? 4. Há alguma solução? 5. Como e por que colocar tal solução em prática? 6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?
Três técnicas de Conclusão Usa-se em geral conclusões ‘conclusivas’ como logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, entre outras. Não se recomenda utilizar a conjunção “portanto” nas conclusões de sentido amplo na Redação
É um processo que parte do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para a consequência. A síntese tem como objetivo defender uma tese ou ideia através da argumentação, basicamente é o ato de abordar as principais ideias e pontos de conexão de um determinado raciocínio. Técnica obrigatória trata-se de elaborar uma sugestão para “solucionar” o problema posto em debate na proposta de redação. Basicamente, a “solução” deve ser viável.
Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Verbs
Niat Habtemariam
10 Study Techniques
PatrickNoonan
Cell Structure
daniel.praecox
AQA GCSE Biology genetic variation
Olivia Phillips
BIOLOGY B1 1
x_clairey_x
One child policy, China- Population Control Case Study
a a
AQA GCSE Biology B1 unit 1
Olivia Phillips
Prep Like a Pro with GoConqr's Revision Timetable
Mike Nervo
Using GoConqr to study Economics
Sarah Egan
GCSE AQA Physics 2 Circuits
Lilac Potato
Data Protection Act 1998
Carina Storm