Direito Penal

Description

Alguma questões sobre Direito Penal para revisão.
Kelvi Maycon Oliveira Trindade
Flashcards by Kelvi Maycon Oliveira Trindade, updated more than 1 year ago
Kelvi Maycon Oliveira Trindade
Created by Kelvi Maycon Oliveira Trindade almost 7 years ago
76
0

Resource summary

Question Answer
Se vigorava lei mais benéfica, depois substituída por lei mais grave, hoje vigente, é a lei mais grave que será aplicada ao crime CONTINUADO ou ao crime PERMANENTE, se a sua vigência foi iniciada antes da cessação da continuidade. Correto ! STF Súmula 711 - A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
O erro de tipo exclui a ilicitude, mas permite a punição culposa do fato, quando vencível. Errado! ERRO DE TIPO exclui o FATO TÍPICO, pela ausência de DOLO
A doutrina dominante aponta que, em regra, o crime culposo admite tentativa, especialmente quando a culpa é própria. Errado! Em regra, em crime culposo não admite-se tentativa. EXCEÇÃO: Culpa Imprópria
Crime continuado, regula-se pela pena imposta na sentença mais acréscimo pela continuidade onde se aplica a pena mais grave se vigente anterior ao fato. Errado Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o acréscimo decorrente da continuação.
Por adotar a teoria da ubiquidade, o CP reputa praticado o crime tanto no momento da conduta quanto no da produção do resultado. Errado! Aplicação no tempo --> Teoria da atividade. Aplicação no espaço --> Teoria da ubiquidade (em regra) LUTA --> Lugar (ubiquidade); Tempo (atividade).
A lei material penal terá vigência imediata quando for editada por meio de medida provisória, impactando diretamente a condenação do réu se a denúncia já tiver sido recebida. Errada! CF/88 - Art. 62. § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria
João residente em Buenos Aires, Argentina, decide matar José, que reside na cidade de Alumínio, SP, Brasil. João, fabrica uma “carta-bomba”, no dia 10, José recebe no dia 20 e No dia 25 é aberto, explode e mata José. Com relação à aplicação da Lei Penal, João sera condenando onde e por qual data? Tempo do crime: Atividade (dia 10) Lugar do crime: Ubiquidade (Argentina ou Brasil)
Principio da representação, a lei penal brasileira pode ser aplicada a delitos em aeronaves ou embarcações brasileiras privadas, quando ocorrido no estrangeiro e aí não forem julgados. Correto! Art. 7 º . Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: os crimes praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro E AÍ NÃO FOREM JULGADOS
Em se tratando de crimes permanentes, a nova lei penal mais gravosa não poderá retroagir em relação aos fatos já realizados pelo agente; todavia, esta deverá ser utilizada pelo juiz no momento da prolação da sentença, caso se verifique a permanência delitiva após a sua entrada em vigor. Correto!
O código penal brasileiro considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ? Art. 6º CP- Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. (Ubiquidade)
Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. A sequência correta é: Correto!
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal - Escrevente TJ-SP
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Princípios Direito Penal
Carlos Moradore
EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA
TANIA QUEIROZ
Teoria do Crime
Marianna Martins