Prova de Ciências - SOLO

Description

Flashcards on Prova de Ciências - SOLO, created by Caua Mascarenhas on 26/05/2017.
Caua Mascarenhas
Flashcards by Caua Mascarenhas, updated more than 1 year ago
Caua Mascarenhas
Created by Caua Mascarenhas almost 7 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
Porque fazer queimadas faz mal para o solo? porque ao fazer queimadas você mata os microorganismos de compositores do solo e acaba acabando com os nutrientes.
Quais são os principais nutrientes que as plantas necessitam? Fósforo,potássio e nitrogênio
Porque a planta morre quando se coloca água demais no vaso? porque a água entope os poros do solo necessários para trasportar o ar para a raiz ´portanto a planta não consegue respirar.
O que é solo fértil? É aquele em que as plantas conseguem se desenvolver.
Na natureza os nutrientes do solo não se esgotam. Por que? Porque nos solos férteis há muitos organismos vivos como as minhocas e microorganismos.
Qual a importância do húmus para as plantas? Evita que o solo perca água, fornece as plantas nutrientes necessários e ajuda na aeração.
Como se dá formação do húmus? Quando a planta/animal morre, seus restos ficam sobre o solo servindo de alimento para os decompositores e detritívoros, sendo produzido por estes um material escuro chamado húmus, que é formado por restos parcialmente decompostos de organismos.
Por que as minhocas são tão importantes para o solo? Porque elas cavam tuneis que facilitam a aeração e também ingerem detritos no solo e engolem junto uma boa quantidade de terra. Ao passagem pelo intestino da minhoca, as partículas de terra ficam coladas aos restos não digeridos de alimentos componentes do húmus. Essa mistura deixa a terra com solo altamente fértil.
Quais fatores influenciam a diversidade do solo nas diferentes regiões? Diferentes climas, diferentes tipos de rochas que deram origem ao solo daquele local; a quantidade de húmus; quantidade de chuvas ; capacidade do solo em reter água.
Por que é necessário adubar o solo? Para repor os nutrientes que foram perdidos na colheita.
O que pode levar a desertificação do terreno? Quando o solo está sem vegetação estando assim exposto a diferentes formas de erosão.
Como prevenir a erosão e consequente a desertificação? Plantio em curva de nível, plantio em terraços, procurar manter o solo coberto e reflorestar encostas das montanhas.
Em que consiste o método de rotação de culturas e quais benefícios? Consiste em cultivar uma série de diferentes lavouras no mesmo terreno ao longo do tempo. Minimiza o esgotamento do solo e reduz a ocorrência de pragas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Contract Law
Tim Mitchell
Economic Growth
Kati Christova
English Language Terms
ekimlauretta
An Gnáthrud
xlauramartinx
Nutrition
manu_maus
Plot in 'An Inspector Calls' GCSE
magicalinsanity
B3, C3, P3
George Moores
GCSE REVISION TIMETABLE
rebekahanne11
PSBD TEST # 3_1_1
yog thapa
Chapter 16: The Cold War
Becca Strobbe
(YOUR EVENT)
Shelby Smith