working with database

Description

70-483 C# Flashcards on working with database, created by Thiago Russo on 03/06/2017.
Thiago Russo
Flashcards by Thiago Russo, updated more than 1 year ago
Thiago Russo
Created by Thiago Russo almost 7 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Tipos de classes relacionadas a dados estão no namespace System.... ?? O código de acesso a dados no .Net está sob o guarda-chuva do ............ que consiste em 2 partes: ......... e ......... ? No .NET Framework, você pode encontrar vários tipos de classes relacionadas a dados no System.Data.dll. O código de acesso a dados no .NET Framework está sob o guarda-chuva do ADO.NET, que consiste em duas partes conceituais: dados conectados e dados desconectados.
o que são as "partes conectadas" do ADO.NET ? Ao usar as partes conectadas do ADO.NET, vc explicitamente se conecta a um BD e usa isso como o armazenamento de dados subjacente. Vc executa consultas usando Structured Query Language (SQL) para criar, ler, atualizar e excluir dados (geralmente conhecido como operações CRUD). Essas consultas são usados pela infraestrutura ADO.NET e encaminhadas para o BD escolhido. Ao trabalhar na forma conectada, vc usa, entre outros, Connection objects, Command objects e objetos DataReader.
o que são as "partes desconectadas" do ADO.NET ? No mundo desconectado, vc trabalha com DataSets e DataTables q imitam a estrutura de um BD relacional na memória. Vc pode usá-los para trabalhar com dados off-line e depois sincronizá-los com um BD qdo vc está online. Um DataSet, q é criado depois de executar uma consulta em um BD conectado, pode ser manipulado na memória, e as mudanças podem ser enviadas de volta para o armazenamento de dados usando um DataAdapter.
Providers (provedores) Existem muitos tipos diferentes de BD. Vc pode usar o Microsoft SQL Server, Oracle, MySQL e, entre outros. O .NET Framework oferece recursos para trabalhar com dados em todos esses tipos de BD de uma forma padrão. Um data provider (provedor de dados) .NET Framework é usado para conectar a um BD, executar comandos e trabalhar os dados resultantes. Os data providers .NET Framework fornecem uma camada fina que se integra com um BD específico, para que você possa criar programas que podem trabalhar com diferentes tipos de BD sem ter que alterar qualquer código.
Conectando em um banco de dados Classes Connections as Connections no .NET Framework herdam da classe base DbConnection. O SqlConnection, por ex, pode ser usado para estabelecer uma conexão com um banco de dados Microsoft SQL Server
string de conexão Uma string de conexão típica parece com o seguinte exemplo: “Persist Security Info=False;Integrated Security=true;Initial Catalog=Northwind;server=(local)” Esta string de conexão descreve onde o BD está localizado, como é chamado, e alguns detalhes sobre como autenticar no BD. O formato básico de uma string de conexão é uma série de pares de chave/valor ligados por um sinal de igual (=), separados por ponto e vírgula (;). MAIS INFO string de conexão Se estiver procurando por informações específicas para criar a sua própria string de conexão, você pode olhar para http://www.connectionstrings.com Aqui você pode encontrar ex de string de conexão para diferentes provedores com diferentes configurações.
importante garantir que a conexão será fechada
construindo uma string de conexão dinamicamente/programaticamente
String de conexão "hard-coding" geralmente não é a melhor maneira de configurar um aplicativo. Você pode facilmente armazenar string de conexão em um arquivo externo de configuração.
Pool de conexões Conectar em um BD é uma operação demorada. Ter uma conexão aberta por mto tempo tb é um problema pq pode levar ao fato de outros usuários não conseguirem se conectar. Para minimizar os custos de abertura e fechamento de conexões repetidamente, ADO.NET utiliza uma otimização que é chamada pool de conexão. Ao usar o SQL Server, um pool de conexões é mantida pela sua aplicação. Qdo uma nova conexão é solicitada, o .NET Framework verifica para ver se há uma conexão aberta no pool. Se houver um, ele não tem de abrir uma nova conexão e fazer todas as etapas de configuração inicial. Por padrão, o pool de conexão é habilitado, que pode dar-lhe uma enorme melhoria de desempenho.
Show full summary Hide full summary

Similar

Porova teórica C# mod l
Cursos Professor Jonatã
Linguagem C#
Alex Araujo Furado
Prova teorica C# mo ll
Cursos Professor Jonatã
Entity framework - code first
José Fernandes
Flashcard Módulo 1 - XAMARIN LATINO AMERICA
Marcone Barbosa
Entity framework
José Fernandes
C# and ASP.NET
Kalebi Fiorentini
Linguagens de programação
Rodrigo Barbosa7452
Conceitos do ASP.NET CORE (Incompleto)
José Fernandes Rezende Neto
Dates and times .NET
Felipe Couto Viola
Fluxo Game UC 8
Lucas Coluzzo