ortografia/gramática/Variações linguísticas/Funções da linguagem

Description

Concursos Públicos Português Flashcards on ortografia/gramática/Variações linguísticas/Funções da linguagem, created by Bruna P. on 20/06/2017.
Bruna P.
Flashcards by Bruna P., updated more than 1 year ago
Bruna P.
Created by Bruna P. almost 7 years ago
95
0

Resource summary

Question Answer
Há erro de ortografia em: a) encharcar, alcachofra. b) geada, jerico. c) teimoso, lousa. d) imprescindível, repercussão. e) proesa, querosene. e) proeza, querosene.
Se a palavra primitiva é grafada com uma letra, suas derivadas também serão grafadas com a mesma letra. Exemplos: Casa: casinha, casebre, casarão; Lápis: lapisinho, lapiseira; Raiz: raizinha, enraizado.
Embalamos refeições para viajem. viajem -> verbo viagem -> substantivo
Qual a diferença de mau e mal? O "mau" é o contrário de "bom", e é um adjetivo. O "mal" é o contrário de "bem, e é um advérbio.
De acordo com a nova ortografia há um erro em: Público, chapéu, assembléia, babás; as palavras paroxítonas perderam o acento agudo nos ditongos abertos -oi, -eu, -ei. Assim, assembleia não tem mais acento.
Sobre as variações linguísticas em geral,qual a variação de maior prestígio social é ensinada como língua padrão? norma culta
Variação linguísticas que condiciona a existência de, pelo menos dois estados sucessivos de uso da língua: a substituta e a substituída. Variações históricas
Variação linguística que a língua sofre influência do ambiente. Variações estilísticas
Variação linguística em que a língua serve às situações de comunicação das quais o sujeito participa, revelando diferenças notáveis. Variações geográficas.
Variação linguística que é decorrente da extensão da comunidade linguística, traduzida na forma de pronunciar alguns fonemas, nas construções sintáticas e nas escolhas vocabulares. Variações sociais.
Qual a variante linguística mais superior? Nenhuma variante é superior à outra. Todas possuem sua função dentro de um determinado grupo social.
Muitos autores, dentre eles Luiz Antônio Marcuschi, defende o uso dos gêneros textuais como objeto de ensino de produção de textos orais e escritos, isso porque eles são: -realizações linguísticas concretas definidas por propriedades contextuais.
Monossílaba tônica: Já. Qual a diferença de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas? Oxítona: Última silaba da palavra é tônica.acentua as terminadas em a,e,o,em.Ex: café,lêm,atum,armazém. Paroxítona: Acentuadas as silabas tônicas da penúltima silaba.não acentua (ens) e sim(L,I,N,US,PS,Ã) e (R,UM,UNS,ON,X,ÃO) Proparoxítona: antepenúltimas,todas tem acento.
Dígrafo dupla grafia que forma apenas um fonema ex: rr,ss,nh,lh,sc,sç,xc,gu,qu e etc
As expressões afetivas e as expressões gramaticais. As primeiras são utilizadas para expressar sentimentos e podem ou não ocorrer simultaneamente com um ou mais itens lexicais. As expressões gramaticais estão relacionadas a certas estruturas específicas, nos níveis da: morfologia e sintaxe.
Assinale a alternativa que indica uma forma válida para abrir um link html em uma nova guia utilizando o Microsoft Edge em um Windows 10. Pressionar a tecla Ctrl ao clicar no link.
Assinale a alternativa que permite gravar uma captura da tela do Windows 10 diretamente para um arquivo salvo na pasta Imagens\Capturas de Tela do Windows 10. Pressionar a tecla do Windows + a tecla de PrintScreen.
No contexto de noções de armazenamento de dados e realização de cópias de segurança, o dispositivo de armazenamento com a maior velocidade de leitura e gravação de dados. Disco rígido do tipo SSD
Ao navegar pela internet e tentar abrir um site utilizando o Microsoft Edge presente no Windows 10, você se depara com a mensagem: “você tropeçou em tecnologia web vintage”.Essa mensagem do MS Edge significa que o site: utiliza tecnologias de internet mais antigas e por isso não poderá ser aberto no MS Edge.
Assinale a alternativa que permite maximizar uma janela do MS Excel 2016 em um sistema operacional Windows 10. Duplo clique sobre a barra de título do MS Excel (barra superior)
Atalho de teclado que permite Fixar ou Recolher a faixa de opções do MS Word 2016 em português. Ctrl + F1
Sobre a Visão de Tarefas do Windows 10, assinale a alternativa correta. Possibilita visualizar os aplicativos em execução pelo Windows e também criar áreas de trabalho adicionais.
Ao selecionar um gráfico no MS Excel 2016 em português e acionar a funcionalidade do Excel Arquivo ->Imprimir, a configuração-padrão adotada pelo Excel para impressão neste caso é imprimir: somente o gráfico
Virei para a moça cujo o olhar parecia fuzilar-me. O emprego é correto? Virei para a moça cujo (p.rel) olhar parecia fuzilar-me. Artigo n vem antes nem depois do cujo
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza