Conceitos Básicos de Redes

Description

Alguns conceitos básicos sobre redes de computadores.
Lucas Nunes
Flashcards by Lucas Nunes, updated more than 1 year ago
Lucas Nunes
Created by Lucas Nunes almost 7 years ago
83
0

Resource summary

Question Answer
WAN (WIDE AREA NETWORK OU REDE GLOBAL) É uma infraestrutura de rede que fornece acesso a outras redes em uma grande área geográfica.
LAN (LOCAL AREA NETWORK OU REDE LOCAL) É uma infraestrutura de rede que fornece acesso a usuários e dispositivos finais em uma área geográfica pequena.
WLAN (Rede local sem fio) Semelhante a uma LAN, mas interconecta sem fio usuários e terminais de uma área geográfica pequena.
MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK OU Rede Metropolitana) É uma infraestrutura de rede que abrange uma área física maior que uma LAN, porém menor que uma WAN (por exemplo, uma cidade). As MANs são operadas normalmente por uma única entidade, como uma grande organização. Exemplos: - A rede da Unicarioca, do IME, da PUC, Fiocruz, UFRJ e outras, se interligam por uma rede chamada Rede Rio, para tráfego e informações acadêmicas - Rede semelhante em S.Paulo e de outros estados, juntam-se formando uma WAN chamada RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisas) - Rede de TV a cabo
PAN (PERSONAL AREA NETWORK OU Rede pessoal) Seguem o padrão IEEE 802;15 e se aplicam a conexões de muito curta distância, tais como entre celular e computador ou teclado/mouse ao computador e outras semelhantes. O serviço mais comum utilizado para as conexões é o Bluetooth.
SAN (STORAGE AREA NETWORK OU Rede de armazenamento) É uma infraestrutura de rede projetada para suportar servidores de arquivos e fornecer armazenamento de dados, recuperação e replicação. Envolve servidores de alto desempenho, vários conjuntos de discos (chamadas blocos) e tecnologia de interconexão Fibre Channel.
Comutador ou Switch (Dispositivos que liga computadores entre si) É um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar pacotes (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) a principal diferença é, o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, isto é, não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes. Outra importante diferença está ligada à gestão da rede, com um switch gerenciável podemos criar VLANS, deste modo a rede gerida será dividida em menores segmentos, onde identifica cada porta e envia os pacotes somente para a porta destino, evitando assim que outros nós recebam os pacotes. https://pt.wikipedia.org/wiki/Comutador_(redes)
Roteadores (conectam redes diferentes) São os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 do Modelo OSI. Switch camada 2 do OSI http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php
Host Um computador que esteja ligado à rede IP e possua um número IP é chamado de host.Um host pode estar caracterizado por qualquer tipo de computador, desde um mainframe até um palmtop.
Gateway Um gateway (ponte) é um componente que pode conectar diferentes redes, convertendo protocolos de diferentes níveis, ou exercer roteamento, no caso de um gateway IP. Ou seja, um gateway é sempre um componente intermediário numa rede. A principal diferença para o roteador é que o gateway não tem hardware especial para efetuar o roteamento.
ARPANET pode-se dizer, a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
Avaliação Módulo 1 ao 4
Matheus Rafael
Meios de Comunicação
Jhonattan Nascimento
Módulo 3 - Mitigação de Ameaças
Matheus Rafael
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
Redes de Computadores
Deisi Wegermann
Simulado sobre conceitos de redes de computadores
paulohenriquebs
GLOBALIZAÇÃO
leandromelo1982
Gerência de Redes
Adilson Matos
Redes - Modelo OSI - Camadas
Rodrigo Ferreira