01. Estrutura do Gerenciamento de Projetos (Caps 1, 2 e 3 do PMBOK)

Description

Preparatório - PMP Flashcards on 01. Estrutura do Gerenciamento de Projetos (Caps 1, 2 e 3 do PMBOK), created by Diego Fernando Messias on 22/06/2017.
Diego Fernando Messias
Flashcards by Diego Fernando Messias, updated more than 1 year ago
Diego Fernando Messias
Created by Diego Fernando Messias almost 7 years ago
5
1

Resource summary

Question Answer
Qual é a definição de um PROJETO? Temporário; Cria um produto, serviço ou resultado único.
O que é trabalho operacional? Trabalho rotineiro para sustentar os negócios e os sistemas da organização.
Qual é a definição de um PROGRAMA? Programa é um grupo de projetos inter-relacionados, gerenciados de maneira coordenada.
Qual é a definição de um PORTFÓLIO? Portfólio é um grupo de programas, projetos individuais e trabalho operacional relacionado para alcançar uma meta empresarial estratégica específica.
O que é gerenciamento organizacional de projetos (OPM)? Quais são seus benefícios? OPM é uma estrutura que mantém a organização focada em sua estratégia geral. Benefícios: Fornecer orientação sobre como portfólios, programas, projetos e outros trabalhos organizacionais devem ser priorizados, gerenciados, executados e medidos para melhor alcançar as metas estratégicas da empresa.
O que é OPM3®? É um modelo do PMI elaborado para ajudar as organizações a determinar seu nível de maturidade em gerenciamento de projetos.
O que é um escritório de projetos (PMO)? É um departamento que centraliza e padroniza o gerenciamento de projetos.
Quais são os 3 formatos possíveis para um PMO? Suporte Controle Diretivo
O que são restrições de projeto? Tempo Custos Riscos Escopo Qualidade Recursos Satisfação do cliente As restrições são usadas para ajudar a avaliar demandas concorrentes.
Quais são as partes interessadas do projeto? Qualquer um cujos interesses possam sofrer impactos positivos ou negativos com o projeto, incluindo: • Gerente de projetos • Cliente • Patrocinador • Organização executora • Outros departamentos ou grupos dentro da organização • Membros da equipe • Gerentes funcionais ou operacionais dos membros da equipe • Fornecedores • Fontes de financiamento • Usuários finais • PMO
Quais são as 3 formas primárias da estrutura organizacional? Funcional Por Projeto Matricial
O que é uma organização Funcional? A organização é agrupada por áreas de especialização (por exemplo, contabilidade, marketing).
O que é uma organização por projeto? A organização é agrupada por projeto; A equipe não tem departamento ao qual voltar no fim do projeto; O gerente de projetos tem controle total dos recursos.
O que é uma organização Matricial? Uma combinação de organização funcional e por projeto, na qual os membros da equipe têm dois chefes (o gerente de projetos e o gerente funcional).
O que é uma organização Matricial Forte? Uma organização matricial na qual o equilíbrio do poder repousa no gerente de projetos, não no gerente funcional.
O que é uma organização Matricial Fraca? Uma organização matricial na qual o equilíbrio do poder repousa no gerente funcional, não no gerente de projetos.
Qual papel o gerente de projetos pode exercer em uma matriz fraca? Um facilitador do projeto ou coordenador do projeto.
O que é uma organização Matricial Balanceada? Uma organização matricial na qual o poder é igualmente equilibrado entre o gerente de projetos e o gerente funcional.
O que é uma organização baseada em projetos? Uma estrutura temporária de projetos criada para evitar qualquer obstáculo inerente na estrutura existente da organização (seja funcional, por projeto ou matricial).
O que são fatores ambientais da empresa? Quando eles são usados? São a cultura e os sistemas existentes da organização com os quais o projeto terá de lidar ou poderá usar. Eles são usados durante o processo de gerenciamento de projetos.
O que são ativos de processos organizacionais? Quando eles são usados? Processos e procedimentos da empresa; Informações históricas; Lições aprendidas; Eles são usados durante o processo de gerenciamento de projetos.
O que são informações históricas? Registros de projetos anteriores, incluindo lições aprendidas, usados para planejar e gerenciar projetos futuros. Registros do projeto atual que se tornarão parte dos ativos de processos organizacionais.
O que é um sistema de informações de gerenciamento de projetos? O sistema automatizado para enviar e acompanhar mudanças, bem como monitorar e controlar as atividades do projeto.
O que as lições aprendidas descrevem? O que deu certo, o que deu errado e o que seria feito de modo diferente se o projeto pudesse ser refeito.
Como as lições aprendidas são usadas? Usadas no planejamento do projeto; Usadas por outros projetos no futuro.
O que são dados de desempenho do trabalho? Medidas e detalhes sobre atividades coletadas durante o trabalho do projeto (execução).
O que são informações sobre o desempenho do trabalho? Dados de desempenho do trabalho analisados para assegurar que estão em conformidade com o plano de gerenciamento do projeto e para avaliar o que eles significam para o projeto como um todo.
O que são relatórios de desempenho do trabalho? Informações sobre o desempenho do trabalho organizadas em relatórios que são distribuídos para as partes interessadas.
O que é um ciclo de vida de um produto? O ciclo de vida de um produto desde a concepção até a sua retirada do mercado.
O que é o ciclo de vida de um projeto? É o que você precisa fazer para TERMINAR o trabalho (produzir as entregas do projeto). Varia de acordo com o tipo de produto, setor e as preferências da organização.
Descreva um projeto baseado nos planos. Tem um ciclo de vida preditivo no qual o escopo, o cronograma e os custos são determinados em detalhes anteriormente no ciclo de vida do projeto, antes de o trabalho iniciar a produção das entregas do projeto.
Descreva um projeto baseado nas mudanças. Usa ciclos de vida iterativos, incrementais ou adaptativos (ágeis); Possui vários níveis de planejamento inicial do escopo, cronograma e custos.
O que é o processo de gerenciamento de projetos? Quais esforços estão incluídos nesse processo? O que é necessário fazer para GERENCIAR o trabalho. Inclui os esforços de gerenciamento de: • Iniciação • Planejamento • Execução • Monitoramento e controle • Encerramento
O que ocorre durante o grupo de processos de iniciação? Autorização formal de um projeto ou uma fase; O gerente de projetos detém a autoridade e as informações necessárias para iniciar o projeto; As partes interessadas são identificadas e analisadas; A visão do projeto é criada.
O que ocorre durante o grupo de processos de planejamento? Determina-se se os objetivos do projeto, declarados no termo de abertura do projeto, podem ser alcançados; Determina-se como o projeto será realizado.
O que ocorre durante o grupo de processos de execução? O trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto é terminado para atender aos objetivos do projeto.
O que ocorre durante o grupo de processos de monitoramento e controle? O desempenho do projeto é medido em relação ao plano de gerenciamento do projeto; Variações são determinadas e abordadas; Solicitações de mudanças são aprovadas, inclusive ações corretivas e preventivas e reparo de defeitos.
O que ocorre durante o grupo de processos de encerramento? A aceitação do produto final do projeto é obtida e documentada; As lições aprendidas são terminadas; Arquivos são indexados e arquivados.
Qual grupo de processos deve ser terminado em uma certa ordem? Planejamento é o único grupo de processos com uma ordem estabelecida.
O que significa "entrada"? "O que preciso fazer antes de..."
O que significa "saída"? "O que terei quando terminar..."
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
Plant Structure and Photosynthesis
Evangeline Taylor
Maths C4 Trig formulae (OCR MEI)
Zacchaeus Snape
How to Develop the Time Management Skills Essential to Succeeding in IB Courses
nina.stuer14
Key word flashcards
I M Wilson
English Language Techniques
lewis001
GCSE Revision Tips
miminoma
Using GoConqr to learn German
Sarah Egan
Historical Context of The Handmaid's Tale
Summer Pearce
1PR101 2.test - Část 16.
Nikola Truong
Unit 1.1 Systems Architecture
Mathew Wheatley