Características do Brasil

Description

Concursos Públicos Geografia (2) Geografia do Brasil) Flashcards on Características do Brasil , created by Antonio Rodrigues on 03/08/2017.
Antonio Rodrigues
Flashcards by Antonio Rodrigues, updated more than 1 year ago
Antonio Rodrigues
Created by Antonio Rodrigues over 6 years ago
69
0

Resource summary

Question Answer
O território brasileiro é composto por 26 Estados e 1 Distrito Federal, divididos em 5 Regiões. As regiões e os respectivos estados que as integram são: Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Além do Brasil, também estão localizados nos hemisférios Norte, Sul e Oeste (simultaneamente): Colômbia e Equador.
Qual estado que está localizado em sua totalidade, ao sul do Trópico de Capricórnio, o seu clima é diretamente influenciado pela zona temperada do sul. Santa Catarina.
Quais são os estados (regiões) do Brasil que são os únicos que estão totalmente localizados na Zona Intertropical, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os estados nordestinos e nortistas .
O Sul do Brasil tem a maioria de sua área na (Zona) _______________; o sudeste possui uma pequena porção (Sul do estado de São Paulo), Zona Temperada do Sul.
O Centro-Oeste está quase todo localizado na (Zona) ________________, apenas o extremo Sul do Mato Grosso do Sul pertence à Zona Temperada do Sul. Zona Intertropical
Quais são os dois dos países sul-americanos que o Brasil não faz fronteira. O território brasileiro faz fronteiras com a maioria dos países sul-americanos, apenas Chile e Equador não possuem fronteiras com o Brasil.
Quais as regiões e os respectivos estados que as integram do Brasil.
Além da divisão regional oficial existe outra não oficial, qual é. Conhecidas como regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia, Nordeste e o Centro-Sul.
Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram: Os aspectos naturais principalmente as características sociais e econômicas.
Como ficou distribuídas as regiões geoeconômicas do Brasil.
A Região do Brasil que possui A MAIOR extensão territorial é. A Região Norte é a maior do Brasil em extensão territorial, possui 3.853.397,2 Km2, o que corresponde a, aproximadamente, 42% do território brasileiro.
A Região do Brasil que possui A MENOR extensão territorial é. O Sul é a Região que apresenta a menor área, 576.409,6 Km2.
A Região do Brasil que é a TERCEIRA MAIOR extensão territorial. O Nordeste brasileiro apresenta a terceira maior extensão territorial entre os complexos regionais do Brasil, sua área é de 554.257,0 Km2.
A Região do Brasil que é a SEGUNDA MAIOR extensão territorial. A Região do Centro-Oeste possui a segunda maior área do Brasil, sua extensão territorial é de 604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do território nacional.
A Região do Brasil que é a SEGUNDA MENOR extensão territorial. O Sudeste, com 924.511,3 Km2, é a segunda menor região do Brasil em extensão territorial.
A Região brasileira mais populosa é: O Sudeste, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de habitantes, correspondendo a 40% da população brasileira. Um dos fatores essenciais para esse grande índice populacional é o processo de industrialização, fato que desencadeou grandes fluxos migratórios para os estados que compõem o Sudeste, principalmente para São Paulo.
Aponte as principais disparidades socioeconômicas entre as regiões do Brasil. As desigualdades socioeconômicas no Brasil são evidentes ao compararmos os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) As primeiras posições pertencem aos estados do Centro-Sul do Brasil. A parte inferior da tabela, todos os últimos do ranking, são da região do Nordeste (do 19° ao 27°). Numa posição intermediária, estão os estados do Norte. 1° - Distrito Federal – 0,874 2° - Santa Catarina – 0,840 3° - São Paulo – 0,833 4° - Rio de Janeiro – 0,832 5° - Rio Grande do Sul – 0,832 6° - Paraná – 0,820 7° - Espírito Santo – 0,802 8° - Mato Grosso do Sul – 0,802 9° - Goiás – 0,800 10° - Minas Gerais – 0,800 11° - Mato Grosso – 0,796 12° - Amapá – 0,780 13° - Amazonas – 0,780 14° - Rondônia – 0,756 15° - Tocantins – 0,756 16° - Pará – 0,755 17° - Acre – 0,751 18° - Roraima – 0,750 19° - Bahia – 0,742 20° - Sergipe – 0,742 21° - Rio Grande do Norte – 0,738 22° - Ceará – 0,723 23° - Pernambuco – 0,718 24° - Paraíba – 0,718 25° - Piauí – 0,703 26° - Maranhão – 0,683 27° - Alagoas – 0,677
Quais as principais atividades econômicas da região Centro-Oeste do Brasil. Centro-Oeste – Inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.
Quais as principais atividades econômicas da região Norte do Brasil. Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.
Quais as principais atividades econômicas da região Nordeste do Brasil. Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.
Quais as principais atividades econômicas da região Sul do Brasil. Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.
Quais as principais atividades econômicas da região Sudeste do Brasil. Sudeste – O Sudeste é a segunda menor área do país, porém, é a região brasileira mais populosa, a mais urbanizada e com o maior parque industrial do Brasil, é responsável por mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo