Vias de administração de fármacos

Description

Conteúdo da Prova 01 Aula 01 - Profª Bernadete
Maria Carvalho
Flashcards by Maria Carvalho, updated more than 1 year ago
Maria Carvalho
Created by Maria Carvalho over 6 years ago
116
2

Resource summary

Question Answer
Por que se prefere a via intravenosa à intra-arterial? Qual a vantagem da intra-arterial que se contrapõe a isso? Porque o acesso de veias é mais fácil que o de artérias, já que existem veias superficiais que são visíveis sob a pele. Para atingir a artéria seria necessário dissecar. A principal vantagem da intra-arterial é que ela fornece uma maior biodisponibilidade (100%) que a intravenosa. Contudo, clinicamente, se considera que a intravenosa também fornece biodisponibilidade de 100%.
Cite vantagens de administrar um fármaco via oral. A praticidade, o diminuto grau de especialização necessário para administrar, a economia que provém desses dois fatores por não precisar de alguém para administrar, a segurança (em caso de superdosagem há várias formas de combater: induzir vômito, lavagem do TGI, administrar substâncias que adsorvam), e o maior tempo de latência pela extensão do TGI.
Cite desvantagens de administrar um fármaco via oral. Crianças, pacientes com limitações físicas e mentais, pacientes inconscientes não são bons alvos para essa via. Além disso, pela sua praticidade, pode levar a automedicação e consequente intoxicação. O tempo de latência é alto, gerando efeitos sistêmicos mais demorados. Outro fator é a diminuição da biodisponibilidade pela metabolização hepática e da própria mucosa do TGI.
Por que não se deve inserir supositórios muito profundamente? Porque corre-se o risco de atingir os plexos (venosos) hemorroidário superior e o médio, que drenam para a v. porta do fígado, eliminando a vantagem de pular a metabolização hepática. O plexo hemorroidário inferior drena para a v. cava superior e para a v. ilíaca.
Cite vantagens da via sublingual. Os fármacos são absorvidos direto para a veia cava, ou seja, não sofrem metabolização hepática de primeira passagem antes de sua ação sistêmica, o tempo de latência é menor e há uma preferência de uso de fármacos que são instáveis no pH gástrico.
Desvantagens da via sublingual. Medicamentos de sabor irritante/desagradável apresentam baixa aderência ao tratamento ou têm que ser evitados, o tratamento exige colaboração do paciente, pode causa sialorreia (aumento da produção de saliva) e irritação.
Cite um uso comum de medicamentos via sublingual. Pacientes que têm risco eminente de infarto ou AVC administram o medicamento nos primeiros sintomas e se dirigem para o hospital.
Cite vantagens de administrar fármacos via retal. Evita a metabolização hepática (o plexo hemorroidário inferior drena para a v. cava e para a v. ilíaca), podem ser administrados fármacos que são sensíveis ao pH gástrico ou que irritem a mucosa gástrica. Essa via é preferível para lactentes, pacientes inconscientes, pacientes em emese (vômito).
Cite desvantagens de administrar fármacos via retal. O incômodo que o supositório provoca, a absorção irregular (imprevisível) ou incompleta, a irritação local em caso de uso crônico do medicamento e o efeito laxativo dos supositórios.
Por que a ampola retal deve estar esvaziada antes da administração de um supositório? Porque se ela tiver com fezes é possível que o fármaco seja eliminado antes de ser absorvido. Fazer uso de laxantes é uma forma de esvaziá-la.
Por que o tempo de latência de fármacos administrados via intramuscular é pequeno? Porque o único obstáculo para a chegada na circulação sanguínea é o endotélio.
Qual a vantagem de administra via intramuscular sobre a via intravenosa em casos de pacientes agitados? É mais fácil conseguir imobilizar para administrar intramuscularmente do que intravenosamente (encontrar a veia).
É mais doloroso administrar fármacos via intramuscular ou via subcutânea? Por quê? Subcutânea, pois a região é mais inervada que os músculos.
Por que é importante que a administração intravenosa por bolus seja feita de maneira lenta? Porque é importante observar se o paciente apresenta alguma reação alérgica e, nesse caso, interromper a administração.
Cite desvantagens/complicações frequentes de administrar fármacos via intravenosa. Risco de embolia, de reação anafilática, contaminação por uso de seringa por mais de um paciente, lesão endotelial, é uma forma imprópria para administração de substâncias insolúveis, erros de posologia são difíceis de corrigir, causando toxicidade por superdosagem, por exemplo (!!!).
Cite um risco de uso prolongado de fármacos tópicos. O efeito cumulativo desses fármacos pode leva-los a exercer efeitos sistêmicos.
Por que deve haver uma limitação do tamanho das partículas que são introduzidas via respiratória? Porque partículas muito grandes ficariam presas nas vias aéreas superiores e partículas muito pequenas não são absorvidas, sendo muito expelidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fases para efeito farmacológico
Adriele Silva
Antibióticos
Drive Med
Analgesicos
Adriana
Como estudar melhor?
Profa. Claudia Coutinho
Anti-hipertensivos
Drive Med
FUNGOS
Marcos Melo
CONCEITOS GERAIS DE FARMACOLOGIA
Paula Ceccon
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Flashcards noções de informática para concurso
OSVALDO TUON
Farmacodinâmica
micheli_terenzi
Anti-inflamatórios
Alhena Karen Leal