5.8 Princípio proporcional e majoritário

Description

Eleitoral (Aula 00 - Introdução ao Estudo do Direito Eleitoral ) Flashcards on 5.8 Princípio proporcional e majoritário, created by NEUVAN SIQUEIRA on 16/08/2017.
NEUVAN SIQUEIRA
Flashcards by NEUVAN SIQUEIRA, updated more than 1 year ago
NEUVAN SIQUEIRA
Created by NEUVAN SIQUEIRA over 6 years ago
6
1

Resource summary

Question Answer
Como será eleito o candidato no sistema majoritário? Aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
Como pode ser maioria dos votos válidos no sistema majoritário? Essa maioria pode ser: a) simples ou relativa b) absoluta
Como é a maioria simples ou relativa? É aquele quando o candidato obtiver o maior número de votos apurados, será eleito.
Quando o sistema majoritário simples é adotado? para as eleições: 1- de Senador da República 2 - de Prefeito de município com menos de 200.000 mil eleitores.
Como é a maioria absoluta? é aquela que exige para o candidato ser eleito deve atingir mais de metade dos votos apurados, excluídos votos brancos e nulos.
Quando o sistema majoritário absoluto é adotado? nas eleições de: 1 - Presidente da República, 2 - Governadores 3 - Prefeitos de município com mais de 200.000 eleitores.
Qual figura o sistema majoritário privilegia? a figura do candidato ao invés do partido político no qual está registrado.
Como é o cálculo para aferir o candidato eleito no sistema proporcional? é o cálculo do quociente eleitoral
Como é obtido o cálculo do quociente eleitoral? é obtido pela divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a serem preenchidas, bem como pelo cálculo do quociente partidário, que define o número vagas para cada partido.
O sistema proporcional é usado em quais eleições? eleições de: 1 - Deputado Federal, 2 - Deputado Estadual e Distrital 3 - vereador.
Para o que o sistema eleitoral proporcional confere maior importância? para o número de votos válidos do partido político.
O que considera o sistema proporcional? considera que a representatividade da população ocorre com base na ideologia que determinados partidos políticos representam.
Por que trata-se de princípios proporcional e majoritário? Por que algumas provas os tratam dessa forma.
Show full summary Hide full summary

Similar

1.INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL
francosertorio
Alistamento Eleitoral
Wargas Teixeira
2.INSTITUIÇÕES ELEITORAIS(JUSTIÇA ELEITORAL)
francosertorio
PARTIDOS POLÍTICOS I
Alessandra Penha
CF + DIREITOS POLÍTICOS
Alessandra Penha
Direito eleitoral
Daniel Mariano
COMPETÊNCIA TSE
Alessandra Penha
AIJE - Ação de investigação Judicial Eleitoral
Vicente Moreira
Eleitoral
Mariana Alcantara
Art. 14, §§5º,9º, CF. Inelegíveis
Maria Augusta Toniol
Art. 14, §§10, 11 - Impugnação Mandato
Maria Augusta Toniol