HISTÓRIA - Pensadores Iluministas

Description

Ensino Fundamental Cien, Hist e Geog Flashcards on HISTÓRIA - Pensadores Iluministas, created by gabi.ss on 10/06/2014.
gabi.ss
Flashcards by gabi.ss, updated more than 1 year ago
gabi.ss
Created by gabi.ss almost 10 years ago
103
3

Resource summary

Question Answer
John Locke: Para Locke, a propriedade privada era um direito natural, pois os frutos do trabalho deviam pertencer ao individuo que o conquistou. Essas ideias foram muito bem aceitas pela burguesia. Ele acreditava que a funcao do governo era garantir os direitos naturais do homem, e caso eles nao agissem assim, a populacao tinha o direito de se manifestar contra eles. Rousseau: Foi o mais radical dos iluministas. Ele afirmava que o ser humano era bom por atireza, e que com o passar do tempo a sociedade tinha desvirtuado-o e ele se tornou mau. Por isso, a sociedade deveria ser reorganizada, para que a bondade do ser humano fosse resgatada. Ele dizia tambem que o poder pertencia ao povo e ele tinha direito ao voto. So um povo livre e educado seria capaz de instruir um governo democratico.
Adam Smith: Adam Smith estabeleceu um criterio para explicar a producao de riquesa: o trabalho humano. Para ele, trabalho humano era igual a lucro. Ele criticava o mercantilismo, a politica absolutista e o colonialismo. ele era considerado o pai do liberalismo economico. Voltaire Voltaire e o mais conhecido dos iluministas franceses, e j'a escreveu muitas obras. Ele dedicou sua vida a luta conta o absolutismo monarquico, a iguinorancia, o anafalbetismo e a superticao alimentada pela igreja em que, segundo ele, vivia a populacao francesa
Montesquieu Esse pensador voltou suas criticas para o absolutismo e propos a criacao de tres poderes: o legislativo, o executivo e o judiciario.Dessa forma, haveria liberdade para todos e as pessoas seriam iguais perante a lei. Os iluministas divulgaram o movimento de diversas formas. Por meio de cartas, jornais, livretos e etc., mas o mais importante foi a criacao da enciclopedia. A enciclop'edia era um grande livro que continha tudo aquilo que o ser humano ja sabia ate entao, inclusive, constavam tambem as ideias iluministas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
ILUMINISMO (FRAN)
gabriela_c.andra
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 7
Elisabete Anacleto
um século de mudanças: o século XVIII - o iluminismo
manuel cabeça
Questões 2ºEM História "Século das Luzes"
Marluce Marcondes
HISTÓRIA - Iluminismo
gabi.ss
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Rosi Bueno
Pensamento moral iluminista - notas
Daniel Vieira Inácio
Iluminismo
Estou Estudando