Direito Tributário - 41/50

Description

Concursos Públicos Direito Tributário Flashcards on Direito Tributário - 41/50, created by Bruno Borges on 23/08/2017.
Bruno Borges
Flashcards by Bruno Borges, updated more than 1 year ago
Bruno Borges
Created by Bruno Borges over 6 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
O prazo prescricional para a cobrança judicial dos valores devidos relativos ao FGTS é de 5 anos. Isso porque a verba de FGTS tem natureza trabalhista, devendo ser aplicado o art. 7º, XXIX, da CF/88. Correta. Até 2014, quando o STF mudou sua jurisprudência, o prazo era de 30 anos. Havia, inclusive súmula do TST nesse sentido. Com a mudança o prazo passou a ser de 5 anos, pois se entendeu que a verba tem natureza trabalhista. Houve modulação dos efeitos, de modo que a partir de 2014, a ausência de depósito gera a pretensão prescritível em 5 anos. Se o fato ocorreu antes desse marco temporal, a prescrição se dará no prazo que se completar primeiro: ou os 30 anos, ou 5 anos a partir do acórdão do STF (2014).
Segundo recente entendimento do STF, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não compõe a base de cálculo para a incidência da contribuição para o PIS e da COFINS. Correta. Acórdão de 03/2017
A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, desde que posteriores à Emenda Constitucional 20/1998. Incorreta. Incide sobre ganhos habituais do empregado, pagos antes ou depois da EC 20/98.
Considere que, em determinada autarquia estadual cuja finalidade essencial seja a prestação de serviços à população mediante pagamento de tarifas pelos beneficiários, a prestação dos serviços não configure exploração de atividade econômica regida pelas normas aplicáveis A imunidade é estendida ao patrimônio, a renda e aos serviços vinculados às suas finalidades essenciais das autarquias e fundações públicas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Tributário - Revisão
Maria José
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
Noções Gerais de Direito Tributário
Fernando Monteiro
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA II
Mateus de Souza
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA I
Mateus de Souza
TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO
Jualvesm
Princípios do Direito Tributário
Jessica Midori
DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR
gilvanga
Simulado OAB - I
Marina Faria
5 - RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Jairo Nogueira da Costa