Curadoria digita de dados científicos

Description

Flowchart on Curadoria digita de dados científicos, created by Gustavo Martins on 01/06/2017.
Gustavo Martins
Flowchart by Gustavo Martins, updated more than 1 year ago
Gustavo Martins
Created by Gustavo Martins almost 7 years ago
6
0

Resource summary

Flowchart nodes

  • * A pesquisa científica moderna caracteriza-se pelo excesso de dados gerados, compartilhados e armazenados digitalmente. “como traduzir em significado e conhecimento a torrente de dados que caracteriza certos domínios da ciência contemporânea?” (p. 181) *Obsolescência tecnológica*Fragilidade das Mídias*Falta de intenção de preservação e difusão.*Crescimento vertiginoso da informação científica produzida em ambiente digital.  
  • PROBLEMA DE ARMAZENAMENTO
  • CURADORIA DIGITAL
  • DEFINIÇÃO
  • OBJETIVOS
  • MODELOS
  • *Gestão do ciclo de vida do documento digital, de maneira que ele permaneça acessível e que possa ser recuperado no futuro. Conjunto de estratégias,abordagens tecnológicas e atividades voltadas à preservação e acesso aosrecursos digitais. “a curadoria digital envolve agestão atuante e a preservação de recursos digitais durante todo o ciclo devida de interesse do mundo acadêmico e científico, tendo como perspectiva odesafio temporal de atender a gerações atuais e futuras de usuários”. (p .184)*Arquivamento digital*Preservação digital*Metodologias para gestão dedados. *Manutenção, preservação eagregação de valor a dados de pesquisa durante seu ciclo de vida. *Reduz a duplicação de esforços nacriação de dados de pesquisa.*Garantia de disponibilidade eadequação para reuso*Garantia do acesso *Garantia de que possam ser lidose interpretados continuamente. *Conferir validade aos dados depesquisa.
  • * Garantir o acesso livre aos dados digitais de pesquisa. *preservação do conjunto de dados de pesquisa e a capacidade desses dados em transmitir conhecimento futuro para as comunidades interessadas. Ou seja, além de preservar os dados, a curadoria digital preocupa-se com a preservação dos significados do conteúdos preservados, sua inteligibilidade. 
  • SOLUÇÃO
  • DADOS DE PESQUISA
  • JUSTIFICATIVA/IMPORTÃNCIA DA GESTÃO DOS DADOS DE PESQUISA
  • *Salvaguarda de dados científicos digitais.*Custo-benefício de difícil mensuração. Algumas pesquisas podem ser fáceis de reproduzir, outras podem ter custos e dedicação inaceitáveis, como por exemplo, uma incursão na atmosfera de Marte. * Agências de fomento começam a estabelecer políticas, estratégias e prioridades para a manutenção dos dados de pesquisa coletados.
Show full summary Hide full summary

Similar

Linguagem Documentária
Amanda Nunes
Mapa Mental - Saúde Digital
Francisco Fabiano
LEITURAS
Emily Vilar
Paradigmas CI
Bianca Regis
Educação na Sociedade da Informação
Danielle Berredo
Organização da Informação
Giuliana Cristina Gargarella Jorge
LAHA - esquema gráfico de descrição documental
Arthur Cremonez
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DOS ESTUDOS, DA LEITURA E DA PESQUISA
Karol Esquivel
Gestao de Informação
maria Cardoso
Biology AQA 3.1.3 Cells
evie.daines
GCSE AQA Chemistry - Unit 1
James Jolliffe