Digestão e Absorção de proteínas

Description

Nutrição Flowchart on Digestão e Absorção de proteínas, created by Maria Pacheco on 22/08/2018.
Maria Pacheco
Flowchart by Maria Pacheco, updated more than 1 year ago
Maria Pacheco
Created by Maria Pacheco over 5 years ago
95
2

Resource summary

Flowchart nodes

  • Digestão e absorção de proteínas
  •  Tipos de estrutura tridimensional das proteínas
  • Locais de digestão das proteínas
  •  Enzimas proteolíticas
  • Estômago, intestino delgado
  • A digestão de proteína começa no estômago, onde as proteínas se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes, e continua no intestino delgado pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e da mucosa intestinal. No estômago, o pepsinogênio inativo é convertido na enzima pepsina quando ele entra em contato com o ácido hidroclorídrico e outras moléculas de pepsina por estímulo da presença do alimento. Esta enzima começa a quebra ou clivagem das proteínas dos alimentos, principalmente o colágeno, a principal proteína do tecido conjuntivo.     As proenzimas pancreáticas são ativadas pela enteroquinase do suco intestinal que transforma o tripsinogênio em tripsina por meio de uma hidrólise. Esse processo é continuado por uma ativação em cascata das outras proenzimas pancreáticas através da ação da tripsina. A tripsina, quimiotripsina e carboxipolipeptidase pancreáticas decompõem a proteína intacta e continuam a decomposição iniciada no estômago até que se formem pequenos polipeptídeos e aminoácidos. As peptidases proteolíticas localizadas na borda em escova também atuam sobre os polipetídeos, transformando-os em aminoácidos, dipeptídeos e tripeptídeos. A fase final da digestão de proteínas ocorre na borda em escova,  onde os dipeptídeos e tripeptídeos são hidrolisados em seus  aminoácidos constituintes pelas hidrolases peptídicas. Os peptídeos  e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta.  Quase toda a proteína é absorvida no momento em que atinge o final do jejuno e apenas 1% da proteína ingerida é encontrado nas fezes.
  • catalisam a quebra das ligações peptídicas em proteínas. São enzimas da classe 3, as hidrolases, e subclasse 3.4, as peptídeo-hidrolases ou peptidases.
  •  Locais de absorção dos aminoácidos e Formas de absorção dos aminoácidos.
  • A maior parte da absorção ocorre por transporte ativo, principalmente no duodeno e jejuno. Alguns aminoácidos entram nas células epiteliais por transporte ativo secundário, dependende de Na+, outros são transportados ativamente por eles mesmos. Os dipeptídeos e tripeptídeos podem ser transportados, ainda, por um simporte junto com H+. Os peptídeos são hidrolisados a aminoácidos livres dentro das células epiteliais antes de passarem, por difusão, para a corrente sanguínea.
  • Aminoácidos
Show full summary Hide full summary

Similar

PROTEÍNAS
Carolinne Neves
Cuidados de enfermagem na nutrição parenteral
priscillab
NUTRIÇÃO
liviadamaso
VITAMINAS E MINERAIS
Fernanda Motta
Desnutrição protéico-energética
jack.lour
Inflamação
Maria K Luzzi
Vitaminas e minerais
Giovana Vechi
MAPA MENTAL
Kamila Trainotti
Lípidios
thainara dalposso
INFLAMAÇÃO
Orence Couthon
PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Jaine Bezerra Costa