Modelo do processo de projeto de Design (BONSIEPE, 1984)

Description

Bonsiepe (1984, p.34) defende como ponto de partida a “taxonomia dos problemas”, que seria uma espécie de “classificação” dos problemas a serem resolvidos. Os problemas de projeto seriam separados em “problemas bem definidos” e “problemas mal definidos”, ou melhor, “problemas estruturados” e “problemas mal estruturados”. O método deveria inicialmente fazer as perguntas estruturais básicas: o que?, por quê? e como?
Flora Alexandre Meira
Flowchart by Flora Alexandre Meira, updated more than 1 year ago
Flora Alexandre Meira
Created by Flora Alexandre Meira over 3 years ago
307
0

Resource summary

Flowchart nodes

  • PROBLEMATIZAÇÃO
  • ANÁLISE análise sincrônica; análise diacrônica; análise das características do uso do produto; análise funcional; análise estrutural; análise morfológica.
  • DEFINIÇÃO DO PROBLEMA estruturação do problema; fracionamento e hierarquização; estabelecimento, estruturação e hierarquização dos requisitos; formulação do projeto detalhado.
  • ANTEPROJETO geração de alternativas: brainstorming; método 635; cinética-busca de analogias, métodos de transformação; criação sistemática de variantes; “caixa” morfológica; desenhos, esboços; maquete, pré-modelo, modelo.
  • AVALIAÇÃO, DECISÃO, ESCOLHA etapa em que faz-se necessário analisar as alternativas propostas e avaliá-las de acordo com a lista de critérios  levantados na fase de problematização, análise e definição do problema
  • REALIZAÇÃO esta etapa seria destinada às decisões finais, ou seja, com a participação da diretoria, marketing, engenharia de produção etc. É uma fase de retorno ao problema inicial, ou se a proposta responde à definição do problema levantado, etc.
  • ANÁLISE FINAL DA SOLUÇÃO
  • As etapas do processo projetual são divididas em macroestrutura e microestrutura do processo projetual. A macroestrutura entende-se pela divisão geral do processo em fases ou etapas; a microestrutura seria a descrição das especificações e técnicas empregadas em cada uma das grandes fases. O autor propõe pelo menos quatro tipos diferentes sequenciais dos sete passos propostos no processo projetual, podendo ser: tipo 1 - linear, tipo 2 - com feed-back, tipo 3 - circular e o tipo 4. Desta forma o autor sugere que haja uma “adequação” do modelo mais conveniente (de acordo com a complexidade do problema) ao processo de projeto.
  • Modelo do processo de projeto de design (BONSIEPE, 1984)
Show full summary Hide full summary

Similar

Shapes of molecules and intermolecular forces
eimearkelly3
Cell Structure
daniel.praecox
GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
Andrea Leyden
Italian: Basics
Selam H
The Cold War Quiz
Niat Habtemariam
Chemistry
Holly Bamford
AQA GCSE Physics Unit 2
Gabi Germain
1PR101 2.test - Část 3.
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 20.
Nikola Truong
CST Module 6a
Jane Foltz
Present Simple Vs Present Continuous
Luis Alcaraz