Resumo modelo de processo de projeto (OLIVEIRA, 2016)

Description

Pode-se observar sobre os métodos estudados, de maneira geral, alguns princípios essenciais que permeiam o desenvolvimento dos projetos nos três campos de criação tridimensional. Sendo características comuns às três áreas, chamaríamos aqui de pontos de similaridades entre o design industrial, a arquitetura e o design de interiores.
Flora Alexandre Meira
Flowchart by Flora Alexandre Meira, updated more than 1 year ago
Flora Alexandre Meira
Created by Flora Alexandre Meira over 3 years ago
264
0

Resource summary

Flowchart nodes

  • COMPREENSÃO DO PROBLEMA O problema de projeto é por essência a própria razão da ação de projetar, uma vez que parte-se de uma questão (ou situação) em busca de uma solução. Muitas vezes falta ao designer ou arquiteto, e até mesmo ao usuário, o entendimento sobre qual é o verdadeiro problema a ser resolvido no projeto. “Nos projetos, os problemas e as soluções são inexoravelmente interdependentes” (Lawson, 2011, p. 116). O autor é categórico em afirmar que 106 uma das dificuldades em mapear o processo de projeto “é que nunca se sabe com certeza quando todos os aspectos do problema já foram revelados”. Nesse sentido, embora os métodos auxiliem substancialmente os profissionais de D.I., no desenvolvimento de projetos não podemos esperar por uma formulação completa e estática dos problemas de projeto. A relação destes com a solução, bem como sua melhor compreensão por parte dos segmentos envolvidos (designers, arquitetos, demandadores, usuários, fornecedores, etc.), será necessariamente algo complexo e naturalmente com possibilidades inesgotáveis de soluções.
  • GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS Nesta etapa, comum a todos os métodos, refere-se a geração de ideias e possibilidades de soluções. Esta etapa abre para um questionamento recorrente. Durante o processo de projeto os profissionais de D.I. devem buscar várias possíveis soluções ou aprofundar sobre uma solução previamente escolhida, ou ainda trabalhar na combinação de duas ou mais soluções? Sabe-se que não há uma resposta definitiva, naturalmente a tomada de decisão depende de uma série de fatores. Muitos profissionais rejeitam a ideia de gerar alternativas e, principalmente, mostrá-las ao demandante. Teme-se que sejam feitas escolhas de várias alternativas que sejam impossíveis ou muito difíceis de combinar. Contudo, vale ressaltar as colocações feitas pelo arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, que defende: “Explorar alternativas em demasia é sinal de dúvida, é que como finalmente terá de desenvolver uma solução única, deverá lutar para defender as ideias que a embasam”. Contudo, Calatrava defende que para chegar a uma única ideia, deverá concentrar seus esforços “em trabalhar apenas uma solução de cada vez” (Ibidem, p. 194-195).
  • DEFINIÇÃO DA ALTERNATIVA ESCOLHIDA Considerada por muitos profissionais como uma das etapas do processo de projeto de maior dificuldade, principalmente por seu caráter necessariamente agregador. A escolha da “alternativa-solução” requer, essencialmente, mais que qualquer outra etapa, a participação de todos os atores do processo envolvidos, ou seja, profissionais de projeto, engenheiros, demandantes, usuários, profissionais do marketing e tantos outros. Alguns dos métodos de processo tratados aqui nesse estudo apontam para os profissionais de D.I. como os responsáveis pela tomada de decisão final – principalmente os métodos da primeira geração. Hoje em dia, sabe-se que a tomada de decisão transcende as questões técnicas de produção, materiais e custos, indo até questões 107 subjetivas de mercado, conceito, e mais recentemente abordando questões sociais e de sustentabilidade.
  • PONTOS DE SIMILARIDADE NOS PROCESSOS DE PROJETO DE DESIGN., ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES
Show full summary Hide full summary

Similar

Creando un conjunto de fichas
PatrickNoonan
Electromagnetism: Magnetic Flux Density & Magnetic Flux 2
tatemae.honne
Spanish: Grammar 3.2
Selam H
Basic Physics Concepts
Andrea Leyden
Nazi Germany Dates
Georgina.Smith
Command Words
Mr Mckinlay
Chemistry Regents - Bonding Theories and Polar Bonds Notes
Ali Kane
Globalisation Case Studies
annie
C1 Quiz
Leah Firmstone
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
Cloud Data Integration Specialist Certification
James McLean