Matriz Enérgetica Brasileira

Description

1º ano Biologia Mind Map on Matriz Enérgetica Brasileira, created by kelly Leite on 05/06/2018.
kelly Leite
Mind Map by kelly Leite, updated more than 1 year ago
kelly Leite
Created by kelly Leite almost 6 years ago
38
0

Resource summary

Matriz Enérgetica Brasileira
  1. Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol.
    1. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País.
      1. O Brasil possui 43 usinas com a seguinte distribuição regional de capacidade: Norte = 5%, Nordeste=19%, Centro-Oeste =33%, Sudeste =18% e Sul =25%. Isso representa capacidade instalada suficiente de 3,6 bilhões de litros/ano
        1. Hidrelétricas
          1. O Brasil possui uma matriz de energia elétrica que conta com a participação de 77,1% da hidroeletricidade. Energia proveniente de 140 usinas em operação, com perspectiva de aumento do uso dessa fonte.
            1. Ao longo dos últimos 30 anos, o País evitou a emissão de cerca de 800 milhões de toneladas de CO2 equivalente por meio do uso de etanol como substituto ou aditivo da gasolina.
              1. Usina de Itaipu
                1. O Brasil usa energia hidrelétrica desde o final do século 19, mas as décadas de 1960 e 1970 marcaram a fase de maior investimento na construção de grandes usinas. Devido a essas opções feitas no passado, o País abriga hoje a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Inaugurada em 1984 depois de um acordo binacional com o Paraguai, a Usina de Itaipu tem hoje potência instalada de 14 mil MW, com 20 unidades geradoras
            2. Energia eólica
              1. Segundo estimativas que devem ser concluídas em 2011, no 2º Atlas Eólico, o potencial brasileiro pode chegar a 300GW, superando o que pode ser alcançado pelas usinas hidrelétricas planejadas e já existentes.
                1. o Brasil é o País da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica, com potencial estimado de 143.000 Mega Watts (MW)
                  1. Atualmente, no Brasil, existem em operação parques eólicos que somam 359 MW instalados, porém com investimentos de R$ 4,6 bilhões até 2010, por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o País terá oferta de 1,427 GW de energia eólica.
                    1. As iniciativas na área já estão atraindo investimentos de grupos nacionais e estrangeiros, o que deve aumentar. A expectativa é que cerca de 10.660 empregos diretos e indiretos sejam gerados nas próximas décadas.
                2. Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa)
                  1. Programa tem o objetivo de desenvolver fontes alternativas e renováveis de energia para a produção de eletricidade, levando em conta características e potencialidades regionais e locais e investindo na redução de emissões de gases de efeito estufa.
                    1. No total o Programa prevê a implantação de 144 usinas eólicas no territorio brasileiro.
                  2. Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)
                    1. SLOGAN: “Energia é dinheiro, não desperdice”
                      1. O Procel foi criado em 1985 e tem como principais objetivos diminuir o desperdício de energia elétrica no País e buscar a eficiência energética no setor elétrico
                        1. Suas metas essenciais: desenvolvimento tecnológico; segurança energética; eficiência econômica, novos parâmetros incorporados à cidadania e a redução de impactos ambientais
                    2. Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural
                      1. Seu objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não-renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
                        1. A iniciativa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos. A racionalização do uso da energia é fundamental para diminuir impactos ambientais, reduzir custos, aumentar a produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável do País.
                      2. Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
                        1. Regulamenta a produção e a distribuição do biodiesel brasileiro, produzido com oleaginosas; O País é o terceiro maior produtor dessa fonte energética do mundo, atrás apenas da Alemanha e Estados Unidos.
                          1. Sob o aspecto social, a ampliação do uso do biodiesel vai aumentar a geração de emprego e renda, impacto no processo de inclusão social atualmente em curso no Brasil ao promover de forma crescente a agricultura familiar.
                        2. Programa Luz Para Todos
                          1. O Governo Federal lançou em novembro de 2003 o desafio de acabar com a exclusão elétrica no País, é o Programa Luz para Todos que, originalmente, teve a meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008.
                            1. Resultado plenamente alcançado devido a investimentos,Na prática, o Programa promoveu uma verdadeira revolução nas localidades mais distantes dos centros urbanos do País, oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano antes impossíveis como o acesso à informação, melhora da qualidade de vida nas residências, novos negócios, entre outros.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
                          Bruno Fernandes3682
                          Quiz Sobre Genética
                          Marerodrigues
                          Glossário de Biologia
                          GoConqr suporte .
                          Sistema Respiratório - Biologia
                          GoConqr suporte .
                          Sistemas do Corpo Humano
                          GoConqr suporte .
                          2a Lei de Mendel
                          Andrea Barreto M. Da Poça
                          A Célula
                          Nathalia - GoConqr
                          Exercícios- Tipos de Reprodução
                          Andrea Barreto M. Da Poça
                          Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
                          renpv
                          Ecologia I
                          kyungsos