O eu social deve impor-se sobre a
natureza humana, que deve ser
dominada totalmente
Visão "naturalista da natureza humana
Em um estado de natureza (na ausência de um poder constituído ou de compromissos entre os homens que determinassem o que pertence a quem) todo o homem teria o direito de fazer e ter tudo o que quisesse
E o homem busca o que é bom
Na ausência de uma referência externa, o que é bom, seria o "bom para si" e não um "bom coletivo"
Neste sentido, o homem seria egoísta (inclinação a gozar os bens terrestres , particularmente os prazeres sensuais
Suas reuniões (a sociedade) existiriam como uma eterna
inclinação para ampliar seu poder, sugere-se ai, a existência
das guerras
Os convívios que levam os homens
ao convívio social = busca de
benefícios próprios e medo
recíproco
É preciso que os homens
renunciem ou transfiram seu
direito a todas as coisas para
que se possa chegar a paz,
"pacto social"