ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Description

Mind Map on ESPONDILITE ANQUILOSANTE, created by Lucas Felipe on 22/09/2019.
Lucas Felipe
Mind Map by Lucas Felipe, updated more than 1 year ago
Lucas Felipe
Created by Lucas Felipe over 4 years ago
10
0

Resource summary

ESPONDILITE ANQUILOSANTE
  1. O QUE É?
    1. Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, que ainda não tem cura e que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadril, joelhos e ombros. A inflamação também pode atingir outras partes do corpo, como os olhos.
      1. Ela faz com que as vértebras na coluna se fundam, fazendo com que ela fique menos flexível podendo resultar numa postura curvada para a frente. Além disso, se as costelas são afetadas, pode ser difícil respirar profundamente.
        1. A espondilite anquilosante afeta mais homens que mulheres. Os sinais e sintomas da doença normalmente começam logo no início da fase adulta. Apesar de ainda não existir cura para espondilite anquilosante, com o tratamento adequado é possível diminuir a dor e minimizar os demais sinais e sintomas da doença.
    2. CAUSAS
      1. A causa da espondilite anquilosante ainda é desconhecida, havendo um fator genético facilitador, denominado HLA-B27. O percentual de pessoas com espondilite anquilosante que possuem esse marcador genético chega a 90%.
        1. Nestes casos (em que a pessoa possui o HLA-B27), a teoria mais aceita é a de que a espondilite anquilosante pode ser desencadeada por uma infecção intestinal, justamente por elas já estarem geneticamente predispostas a desenvolver a doença.
          1. A espondilite anquilosante não é transmitida por transfusão de sangue ou contágio. A chance dos pais com a doença a passarem para os seus filhos não é maior do que 15%, contra os 85% de gerar crianças sem essa condição.
      2. FATORES DE RISCO
        1. Ser do sexo masculino, uma vez que a incidência da doença é maior entre os homens.
          1. Ser adolescente ou adulto jovem.
            1. Ter herdado o marcador genético HLA-B27. Mas, atenção, ter o marcador não quer dizer que a pessoa obrigatoriamente desenvolverá espondilite anquilosante.
        2. SINTOMAS
          1. Dor na lombar que vem e vai, dor na coluna (inteira ou parte dela), dor e inchaço nas articulações dos ombros, joelhos e tornozelos, dor e rigidez no quadril, dor e rigidez que pioram com a falta de movimento, dor nas articulações sacrilíacas (entre a pelve e a coluna vertebral), dor no calcanhar, rigidez matinal, a dor costuma melhorar com atividades ou exercícios físicos, dificuldade para expandir completamente o tórax (respirando fundo, por exemplo), fadiga, febre baixa, inflamação nos olhos ou uveíte (inflamação nas estruturas internas do globo ocular), perda de movimentos ou mobilidade na parte inferior da coluna, perda não intencional de peso.
            1. A manifestação inicial da espondilite anquilosante é dor lombar que persiste por mais de três meses, abranda com o movimento e aumenta com o repouso. Essa dor pode irradiar-se para as pernas e estar associada a uma rigidez da coluna mais acentuada no começo do dia
              1. Outros sintomas são o comprometimento progressivo da mobilidade da coluna que vai enrijecendo (anquilose), da expansão dos pulmões e aumento da curvatura da coluna na região dorsal.
          2. DIAGNÓSTICO
            1. O diagnóstico de espondilite anquilosante é clinico, podendo ser auxiliado por provas laboratoriais e de imagem como os raios x - que permitem ao médico verificar mudanças nas articulações e ossos. Contudo, as alterações não costumam estar visíveis na fase precoce podendo ser necessária uma ressonância magnética da coluna vertebral para conseguir uma análise mais detalhada dos ossos e tecidos, a fim de revelar dados sugestivos ainda na fase inicial.
            2. TRATAMENTO
              1. Medicamentos
                1. Cirurgia
                  1. Fisioterapia
                    1. Hidroterapia
                      1. RPG
                        1. Eletroterapia
                          1. Exercicios resistidos
                            1. Exercicios respiratórios
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              AQA GCSE Biology genetic variation
              Olivia Phillips
              Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
              Chloe Roberts
              An Inspector calls Themes
              anya14
              Chemistry Module C1: Air Quality
              James McConnell
              IB Chem Flashcards
              j. stu
              Cold War Causes Revision
              Tom Mitchell
              Longevidad y Envejecimiento Fisiológico
              Isaac Alexander
              GCSE Combined Science
              Derek Cumberbatch
              Animal Farm CONTEXT
              Lydia Richards2113
              1PR101 2.test - Část 7.
              Nikola Truong
              3MA114 Management_test 1/2
              Jakub Beyr