TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

Description

GEOGRAFIA
igor sousa
Mind Map by igor sousa, updated more than 1 year ago
igor sousa
Created by igor sousa about 4 years ago
1
0

Resource summary

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
  1. CRESCIMENTO E ESTRUTURA DA POPULAÇÃO
    1. CRESCIMENTO VEGETATIVO - No mundo isso se lê como NATALIDADE - MORTALIDADE. No mundo se lê assim, mas na individualidade dos países a leitura da-sê diferente devido outros fatores tais como: Imigração, Emigração, guerras, conflitos internos, etc.
      1. Países que apresentam baixo desenvolvimento econômico apresentam crescimento vegetativo acelerado. Pode-se entender o contrário também.
        1. CRESCIMENTO VEGETATIVO LENTO - Brasil, EUA, China. / CRESCIMENTO VEGETATIVO ACELERADO - Niger, Afeganistão, Mali. / CRESCIMENTO VEGETATIVO NEGATIVO - Japão, Itália, Russia, Ucrância.
          1. PAÍS POPULOSO - Muios habitantes. / PAÍS POVOADO - Muitos habitantes por metro quadrado.
        2. Mudança no comportamento da NATALIDADE e MORTALIDADE devido à URBANIZAÇÃO.
          1. FASE 1 - ALTA MORTALIDADE e ALTA NATALIDADE - Isso no Brasil retrata meados de final do século 19 pro século 20. Muita mortalidade porque a medicina não havia avançado ainda, sem saneamento nas ruas. ALTA TAXA DE NATALIDADE , porque era preciso pessoa pra trabalharem nos campos, não tinham métodos contraceptivos. (PERÍODO CARACTERÍSTICO DE PAÍSES RURAIS BAIXO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.)
            1. FASE 2 - ALTA NATALIDADE e BAIXA MORTALIDADE - Na sociedade brasileira isso re reflete pela URBANIZAÇÃO gerada devido as fábricas que trouxeram saneamento e aumentou a qualidade de vida das pessoas.
              1. No brasil essa fase representa o início da URBANIZAÇÃO somado a medidas de VACINAÇÃO da população.
              2. FASE 3 - BAIXA NATALIDADE e BAIXA MORTALIDADE - Essa fase representa uma grande URBANIZAÇÃO e a entrada da mulher no mercado de trabalho, o aumento do custo de vida o que junto com o fator anterior proporcionam uma queda da taxa de natalidade. Isso tudo junto aos novos métodos contraceptivos. A taxa de mortalidade cai dráticamente por conta dos grandes avanços na medicina. e o aumento da qualidade de vidaa das pessoas.
                1. No BRASIL por volta da década de 60. No caso brasileiro as pessoas começam a querer ter menos filhos porque é caro morar no centro urbano.
                2. FASE 4 - BAIXA NATALIDADE e BAIXA MORTALIDADE - Essa representa o estado de equilíbrio uma vez que morre muito pouco e nasce muito pouco.
                  1. Comportamento demográfico MODERNO
                  2. FASE 5 - Essa fase representa a transição demográfica em que AUMENTA A MORTALIDADE e DIMINUI A NATALIDADE, tendo a diminuição da população.
                    1. Os países nessa fase estimulam a natalidade, e têm problemas com a previdência. Poucas pessoas entrando no mercado de trabalho
                  3. TEORIAS DEMOGRÁFICAS
                    1. TEORIA MALTHUSIANA - Essa do século 18 diz que a população cresce mais rápido do que a terra consegue gerar alimento, logo iremos morrer de fome. As medidas tomadas foram: Casar-se mais tarde, castidade até os 20 anos...
                      1. Após a segunda GM houve o Baby boom que foi um aumento exagerado da população mundial. Isso Aumentou a taxa de natalidade no mundo e também percebeu-se acentuado o aumento da pobreza, assim novas reflexões sobre a pobreza e a natalidade
                        1. TEORIA NEO MALTHUSIANA - Essa diz que a alta taxa de natalidade gera pobreza, porque o estado não consegue prover na mesma velocidade em que nascem mais indivíduos.
                          1. TEORIA MARXISTA ou REFORMISTA - Essa diz o contrário que a natalidade é gerada pela pobreza e que independente da natalidade o estado tem que suprir a população e não permitir a pobreza.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Períodos geológicos
                        Alessandra S.
                        Projeto Med 2015: História e Geografia
                        elisacoltro
                        O Clima - Geografia
                        GoConqr suporte .
                        Simulado Geografia
                        Marina Faria
                        Geografia do Brasil
                        JOISSE DE OLIVEIRA
                        Geografia - Mapa do Brasil
                        GoConqr suporte .
                        Blocos econômicos
                        Ighor Ferreira
                        CLIMA GEOGRAFIA
                        Alice Sousa
                        Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                        izabelamendeslop
                        Geografia- ENERGIA
                        jpedrohenriques
                        Geografia - Cartografia
                        Jessica Caroline de Macedo