Primeira Guerra Mundial

Description

Atividade Avaliativa da Primeira Unidade
Gabriel Sampaio
Mind Map by Gabriel Sampaio, updated more than 1 year ago
Gabriel Sampaio
Created by Gabriel Sampaio about 4 years ago
12
0

Resource summary

Primeira Guerra Mundial
  1. 1- Estopim
    1. O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
      1. 3- Conflitos Mais Importantes
        1. Os atritos entre a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia) e a Tríplice Aliança (Itália, Alemanha e Áustria)
          1. 5-Desfecho
            1. Sobre o desfecho final da primeira guerra mundial, que teve início em 1914, podemos dizer que ocorreu no ano de 1918, com a rendição da Alemanha mediante assinatura de  um documento declaratório, no qual dava por finalizados os conflitos  da guerra. A Alemanha foi declarada culpada pelo início de todo o conflito e, por conta disso, obrigada acordar no tratado de Versalhes no ano de 1919, onde algumas cláusulas impostas, faziam com que os alemães se sentisse humilhados. Tal fato gerou os primórdios da Segunda Guerra Mundial.
              1. 7- Principais Motivos
                1. Imperialismo; Partilha da África,Disputas prévias não resolvidas; Um complexo sistema de alianças; Governos não-unificados; Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas; Corrida armamentista; Planejamento militar rígido; Movimentos Ultranacionalistas como o Irredentismo.
    2. 2-Países Envolvidos
      1. Alemanha,Brasil,Áustria-Hungria,Estados Unidos da América,França,Império Britânico,Império Turco-Otomano,Itália,Japão,Luxemburgo,Países Baixos,Portugal,Reino da Romênia,Reino da Sérvia, Rússia,Austrália e República da China
        1. 4- Entrada dos Estados Unidos
          1. No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e aviões de guerra foram utilizados para que o triunfo da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alemãs e austríacas foram derrotadas.
            1. 6- As consequências
              1. Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Primeira Guerra Mundial 1914-1918
      Alessandra S.
      Projeto Med 2015: História e Geografia
      elisacoltro
      Iluminismo
      Priscila Reinaldo
      História do Brasil - Período Colonial
      alessandra
      Períodos da História do Brasil
      GoConqr suporte .
      A CIVILIZAÇÃO ROMANA
      Lucas Villar
      Hebreus, Fenícios e Persas
      Júlia Flores
      Mercantilismo
      Professor Junior
      Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
      Professor Junior
      SEGUNDO REINADO
      Lucas Villar
      Feudalismo
      Malu Miralha