ESTRUTURA DA TERRA

Description

aluna: Sofia Mourão, Hugo Turma: 1° ano E.M
Sofia Avelino
Mind Map by Sofia Avelino, updated more than 1 year ago
Sofia Avelino
Created by Sofia Avelino almost 4 years ago
177
0

Resource summary

ESTRUTURA DA TERRA
  1. Crosta terrestre: corresponde à fina camada da superfície terrestre, é composta por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro, essa parte do planeta possui 40 quilômetros de espessura.
    1. *Manto: compreende a segunda camada, possui 2.900 quilômetros de extensão e conserva uma temperatura elevada que atinge 3.400ºC. O minério responsável pela formação dessa camada da Terra é o magma, constituído por silício e magnésio
      1. A estrutura dinâmica da Terra
        1. -litosfera: camada superficial móvel e com rigidez. Seu limite é dado por uma isoterma (superfície de temperatura constante) de aproximadamente 1200 ºC. As rochas que se situam acima desta isoterma são suficientemente frias para comportarem-se rigidamente, enquanto aquelas que encontram-se abaixo da isoterma deformam-se plasticamente. A espessura varia entre 100 km (abaixo das bacias oceânicas) e 200 km (abaixo de regiões continentais).
          1. -astenosfera: camada situada logo abaixo da litosfera. Possui temperatura mais elevada e portanto apresenta uma rigidez menor, sofrendo deformação mais facilmente, quando sujeita a esforços. A rigidez da astenosfera é tal que ela pode ser considerada um fluído viscoso para longos períodos de tempo e como um sólido elástico para curtos intervalos de tempo, como para a passagem de ondas sísmicas. A base da astenosfera é definida pelo hipocentro (foco) do terremoto mais profundo (aproximadamente 700 km).
            1. -mesosfera: região situada abaixo da astenosfera, sendo caracterizada por apresentar alta viscosidade, ocasionada pelo aumento da pressão com a profundidade, dificultando os movimentos de convecção. Existem teorias nas quais a convecção ocorre separadamente na astenosfera e na mesosfera mas as teorias que consideram uma única célula de convecção não são totalmente descartadas. A profundidade limite para a ocorrência de convecção define a base da mesosfera, a qual atinge profundidades de cerca de 2.900 km.
              1. -núcleo: região central da Terra, situada logo abaixo da mesosfera. No núcleo externo, somente as ondas longitudinais (ondas P) se propagam. Isto permitiu concluir que esta região é líquida. A interface núcleo externo/núcleo interno ocorre a cerca de 5.200 km de profundidade. No núcleo interno existe a propagação das ondas transversais (ondas S) e longitudinais. O processo de geração do campo magnético terrestre ocorre no núcleo externo.
        2. RELEVO "BRASIL - MUNDO"
            1. O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.
            2. IMPACTOS SÓCIO ESPACIAIS
              1. Os impactos socioespaciais causados pela indústria mineradora, se traduzem mudanças nos espaço físico, como: -Alteração da paisagem , -Alterações no lençol freático, poluição da água, do ar, da atmosfera e do solo, -Perda da biodiversidade,destruição da fauna flora, -Assoreamento,erosão, movimento de massa, etc.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Estrutura da Terra
              isamoliveira
              O Sistema Terrestre
              Graciely De Lima Oliveira miranda
              GEOLOGIA
              Pedro Santos
              Estrutura da Terra
              maria eduarda lobato
              Geografia física e meio ambiente
              Ellen Diniz
              3.4-geomorfologia
              Marco Moura
              Estrutura da Terra
              Mauricio Santos Nascimento
              Estrutura da Terra
              andréa gomes leite
              The First, Second, Third and Fourth Crusades
              adam.melling
              Certification Prep_1
              Tonya Franklin
              Unit 3 Business Studies
              Lauren Thrower