Unidade 4

Description

Mind Map on Unidade 4, created by Emily Auany on 09/06/2020.
Emily Auany
Mind Map by Emily Auany, updated more than 1 year ago
Emily Auany
Created by Emily Auany almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Unidade 4
  1. As deficiências e o trabalho do psicólogo na comunicação do diagnóstico às famílias
    1. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 10% de qualquer população apresentam algum tipo de deficiência.
      1. Os fatores de risco e as causas pré-natais (anteriores ao nascimento) podem ser agrupados em fatores ambientais, psicológicos e sociais. Os fatores psicológicos envolvem distúrbios psiquiátricos e dificuldades para aceitação da gestação. E os fatores sociais incluem renda familiar muito reduzida e falta de assistência médica durante o pré-natal.
        1. Já os fatores de risco pós-natais incidem do 30º dia de vida do bebê até o final da adolescência. São eles: a) condições do bebê: doenças intensas, manifestações clínicas de anormalidades congênitas que não foram diagnosticadas no período pré-natal, reação diminuída ao som e ao estímulo, etc. b) condições sociais: abandono e maus tratos, desorganização familiar, organização inadequada do ambiente, etc.
          1. Uma questão que tem sido muito discutida se refere à Síndrome Alcoólica Fetal, relacionada às alterações cromossômicas e comumente conhecida nas deficiências intelectual e física, instaladas durante a gestação.
            1. Alguns estudos epidemiológicos mostram que a prevalência da DI varia “em função da definição adotada e dos critérios de diagnóstico utilizados, da representatividade da população estudada e da influência de variáveis como a idade, o nível socioeconômico e cultural ou as condições educativas e de saúde da população. Alguns estudos epidemiológicos mostram que a prevalência da DI varia “em função da definição adotada e dos critérios de diagnóstico utilizados, da representatividade da população estudada e da influência de variáveis como a idade, o nível socioeconômico e cultural ou as condições educativas e de saúde da população.
              1. Rodrigues (2008) aponta que, dentre os aspectos preventivos para a ocorrência das deficiências, encontram-se as ações que podem ocorrer junto à população, ou seja, quanto antes iniciarem as intervenções preventivas, maiores as chances de se obter qualidade de vida, com um decréscimo no número de casos.
                1. As ações preventivas são divididas em 3 fases:
                  1. Primária
                    1. Secundária
                      1. Terciária
                        1. O diagnóstico de deficiências por parte da crinça envolve uma via de mão dupla, pois a família busca o profissional para resolução da situação, e o profissional ao comunicar sobre o diagnóstico, carece de habilidades sociais para explicar da melhor forma possível aos pais, além de dispor de informações que contribuam com os encaminhamentos de intervenções importantes para o desenvolvimento da pessoa diagnosticada.
                          1. Após a comunicação do diagnóstico, é fundamental que o profissional forneça à família informações sobre os seus direitos.
                            1. A humanização do diagnóstico tem sido a melhor estratégia para comunicar à família sobre a deficiência do familiar.
                              1. Fluxograma das quatro fases de reações mais frequentes das famílias quando constatam a deficiência do filho: Choque ⟶ Negação ⟶ Reação ⟶ Adaptação.
          2. Possibilidades de intervenção do psicólogo na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
            1. Inicialmente, a Psicologia Escolar previa um trabalho clínico, com enfoque psicométrico, a partir da aplicação de testes psicológicos, em ambiente escolar, centrado no estudante. Atualmente, a proposta visa suprir as demandas da instituição escolar, com o propósito de valorizar os aspectos sociais, culturais, econômicos e, sobretudo, pedagógicos, que interferem no processo de ensino e aprendizagem.
              1. No site do Conselho Regional de Psicologia (CRP) há recomendações para cada área de atuação do psicólogo. No tocante à atuação do psicólogo escolar junto ao público-alvo da Educação Especial, tal profissional pode contribuir com orientações sobre a elaboração e aplicação das atividades de ensino a serem propostas para cada estudante.
                1. Eles devem: Aplicar conhecimentos psicológicos na escola; Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais; etc.
                  1. O Sistema Conselhos de Psicologia entende que educar para a diversidade é um princípio axiológico, portanto não se refere apenas a um grupo de pessoas com deficiências específicas, mas a todas as pessoas indistintamente, envolvendo todos os grupos que historicamente foram excluídos da sociedade e incluídos de forma marginal nos diferentes espaços educacionais brasileiros.
                    1. Um dos desafios postos na atual conjuntura política, econômica e social em nosso país se refere à importância de desenvolvermos um trabalho que vise à promoção da importância das equipes multidisciplinares em ambiente escolar “para atuar de forma preventiva, propositiva e de proteção aos alunos, que estão em fase de formação
                      1. O psicólogo escolar pode apresentar diferentes atuações em uma equipe multidisciplinar, em conjunto com pedagogos, assistentes sociais e outros profissionais. Exemplos dessas atuações envolvem: a) contribuir com a formação de professores em assuntos demandados por eles próprios; b) criar condições para envolver a família no processo escolar dos filhos; c) auxiliar os professores e coordenadores no processo de ensino e aprendizagem, a partir de discussões que envolvam as demandas curriculares e a atualização do projeto político pedagógico da instituição; d) contribuir com a redução dos problemas de comportamentos a partir de intervenções em conjunto com os professores e os familiares.
                        1. As equipes interdisciplinares se referem àquelas que trabalham com uma variedade de profissionais, para promover a aprendizagem de todos os estudantes, e que seguem uma mesma abordagem de atuação, independentemente de sua formação acadêmica, diferenciando-se das equipes multidisciplinares que utilização atuações diferentes.
            2. Estratégias para intervenção do psicólogo na elaboração de currículos de ensino
              1. O estudo da funcionalidade parte da premissa de que o funcionamento humano apresenta uma congruência entre a pessoa e o ambiente em que está inserido (ou melhor, o ambiente em que funciona)Estudar como o organismo funciona em seu ambiente é uma forma de identificar quais suportes ele precisará para agir de maneira autônoma.
                1. Entende-se que a deficiência pode ser compreendida como uma condição que pode ser aprimorada com a introdução de suportes/apoios individualizados que viabilizem a autonomia de cada pessoa, ao invés da compreensão de uma deficiência estática e imutável que perdura ao longo de toda a vida
                  1. Com essa perspectiva, foi traduzida e adaptada a Escala de Intensidade de Suportes (SIS) para o contexto brasileiro. A SIS tem como objetivo avaliar a intensidade de suporte/apoio que uma pessoa carece para viver em sociedade, de maneira autônoma. Dessa maneira, antes do psicólogo propor uma intervenção junto ao estudante público-alvo da Educação Especial, é necessário avaliar o desempenho inicial do aluno para a proposição da intervenção.
                    1. Com os resultados promissores de aplicação do currículo, na década de 1980, um centro no Peru propôs modificações de tal currículo para ser empregado em pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo.
                      1. As habilidades que se deseja alcançar por meio do Currículo Funcional Natural foram divididas em três categorias: 1. habilidades com utilidade básica generalizada (seguir instruções, imitar os outros etc.); 2. habilidades utilizadas em diversas atividades (lavar, ordenar etc.); 2. habilidades utilizadas em diversas atividades (lavar, ordenar etc.); 3. habilidades relacionadas a sequências de tarefas específicas (alimentar-se, vestir-se, banhar-se etc.).
                        1. Outra maneira de propor a elaboração de currículos se dá por meio da Análise do Comportamento Aplicada (do termo original em inglês, Applied Behavior Analysis – ABA).
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Atividades da Unidade 4
                Teresa Silva Telles
                Unidade 4 - Comunicação Estratégica
                robybastos
                TENDÊNCIAS DA GOVERNANÇA
                Daiane Barbosa
                Unidade 4 - Comunicação Estratégica
                Sheila Mota
                Unidade 4 - Comunicação Estratégica
                Leandro Melo
                Market failure and government intervention - Definitions
                clm3496
                Atoms and Reactions
                siobhan.quirk
                PSBD TEST 2-2
                Suleman Shah
                The Muscles in the body
                Thomas Marshall
                World War II Notebook
                jenniferfish2014