Filosofia Medieval

Description

Avaliação Filosofia
Yuri Neptune
Mind Map by Yuri Neptune, updated more than 1 year ago
Yuri Neptune
Created by Yuri Neptune almost 4 years ago
7
0

Resource summary

Filosofia Medieval
  1. A Filosofia medieval tenta relacionar a igreja com a filosofia, tentando conciliar a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
    1. Inspirava-se principalmente na filosofia clássica e na união entre a fé cristã e a razão.
      1. Principais filósofos estudados:
        1. Santo Agostinho (Agostinho de Hipona): Doutor da Igreja; Costumava filosofar e responder seus próprios questionamentos; Seus pensamentos tinham como centro características morais e intelectuais; Tinha como objetivo conhecer a alma, sua interioridade, então tinha de passar pelo conhecimento de Deus; Faz parte de um caso misterioso onde se relaciona com uma mulher que nunca teve sua identidade revelada, relacionamento do qual Santo Ambrósio nasceu, filho de Santo Agostinho.
          1. São Tomás de Aquino: A condição humana é explicada pela revelação divina; Filosofia + Fé, inspirado em Aristóteles; Preocupação principal: Deus, depois a humanidade; Seguia 5 raciocínios para provar a existência de Deus: Modificação, O Princípio Casual, Existência Necessária, Graus de Perfeição e O Finalismo. Tomás acreditava que o homem era formado por uma natureza racional, onde considerava o mal como a ausência do bem.
            1. Avicena: Ser necessário: Deus; Existência x Essência; Para Avicena o Mundo surge da inteligência de Deus; Relaciona a filosofia com práticas islâmicas; Filosofia grega + filosofia islâmica; O mal surge por conta da imperfeição da natureza; Filosofia: esclarecer e demonstrar, Filósofo: considerar aprendizados; Utiliza também a filosofia da ciência; Buscou durante sua existência alcançar hipóteses.
              1. Averróis: Concorda com a Filosofia de Aristóteles; Filosofia e islamismo; Filosofia|Pensamento racional: Aristotelismo; Nega a imortalidade da alma, nasce e morre com o corpo; Valoriza o conhecimento da ciência.
                1. Maimônides: Fé + Rligião; Médico, filósofo e teólogo; Autor dos 13 princípios sobre a existência de Deus; Eternidade x criação; Alma única e cheia de conhecimentos.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Erasmo de Roterdã (1466/1469-1536)
    Warley Alves
    Atividade de Revisão-FILOSOFIA
    MARCOS VICTOR NOVAIS DA SILVA DE FRANÇA
    Montaigne (Século XVI)
    Warley Alves
    Filosofia Medieval
    Julia Alves
    LA FILOSOFÍA MEDIEVAL (del Siglo V al XV)
    António Leça Domingues
    FILOSOFÍA MEDIEVAL
    Laércio Almeida
    Organic Chemistry
    Ella Wolf
    The Periodic Table
    Catherine Kidd
    CHARACTERS IN OF MICE AND MEN
    jessicasusanevans
    GCSE REVISION TIMETABLE
    nimraa422
    chemsitry as level topic 5 moles and equations
    Talya Hambling