Europa: A economia rural

Description

Resumo das características europeias.
Lucas Fernandes Bigolin
Mind Map by Lucas Fernandes Bigolin, updated more than 1 year ago
Lucas Fernandes Bigolin
Created by Lucas Fernandes Bigolin almost 4 years ago
51
0

Resource summary

Europa: A economia rural
  1. Características
    1. Exploração direta da terra
      1. Na Europa cerca de 20,2 milhões eram proprietários de terra e tinham como mão de obra o núcleo familiar. Restavam, portanto, apenas 2 milhões de empregos para outras categorias, contratadas de forma permanente ou temporária. Sendo economistas a tendência é a agricultura familiar ser eliminada, mas a agricultura familiar ainda continua forte na Europa.
      2. Predomínio de pequenas propriedades
        1. Em 2013, havia aproximadamente 10,8 milhões de propriedades rurais na União Europeia, das quais 8,4 milhões ocupavam áreas inferiores a 10 hectares. Embora numerosas, as pequenas propriedades ocupavam apenas 13% das terras utilizadas para agricultura em toda a União Europeia – em medida de área, representavam 21,5 milhões dos 174,4 milhões de hectares utilizados como terras agrícolas. Portanto, podemos concluir que as médias e grandes propriedades representavam apenas 20% das unidades produtivas, mas concentravam a maior parte das terras agrícolas: 87% da área total. Esses dados indicam que ocorre no continente uma concentração das terras nas mãos de um pequeno número de agricultores.
        2. Redução do uso de mão de obra rural
          1. A redução do uso de mão de obra no campo está diretamente relacionada ao seu grau de mecanização. Quanto maior a mecanização rural, menor o uso de mão de obra no campo. Grande parte dos países europeus tem uma parcela muito pequena da População Economicamente Ativa (PEA) empregada no campo, inferior a 10%.
          2. Alta mecanização
            1. Existem muitas formas de mecanização rural, sendo a mais comum o uso de tratores e colheitadeiras. Desde o início do século XX, o continente europeu vem aumentando o uso da mecanização rural. Por isso, atualmente, alguns de seus países estão entre os mais mecanizados do mundo, embora nem todas as sociedades europeias consigam acompanhar esse desenvolvimento.
            2. Produção comercial intensiva
              1. Ela necessita de alta tecnologia e de um mercado consumidor de alto poder aquisitivo. Em muitas regiões da Europa essa é a forma de produção mais comum, mas isso não significa que a produtividade dos trabalhadores e a das propriedades sejam similares entre os países. Uma boa forma de avaliar as diferenças é calcular a produtividade média dos agricultores, obtida pelo valor gerado anualmente pelo seu trabalho.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Períodos geológicos
            Alessandra S.
            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            O Clima - Geografia
            GoConqr suporte .
            Simulado Geografia
            Marina Faria
            Geografia do Brasil
            JOISSE DE OLIVEIRA
            Geografia - Mapa do Brasil
            GoConqr suporte .
            Blocos econômicos
            Ighor Ferreira
            CLIMA GEOGRAFIA
            Alice Sousa
            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
            izabelamendeslop
            Geografia- ENERGIA
            jpedrohenriques
            Geografia - Cartografia
            Jessica Caroline de Macedo