Definições de trabalho para Émile Durkheim e Karl Marx.

Description

ewtgstgwstws
iago joga
Mind Map by iago joga, updated more than 1 year ago
iago joga
Created by iago joga over 3 years ago
10
0

Resource summary

Definições de trabalho para Émile Durkheim e Karl Marx.
  1. vhcghjfv jmufvtyuj
      1. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. Isso quer dizer que o homem agrário não produzia em função de lucro ou de moeda corrente, mas para consumo próprio. A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem inalienável do ser humano.
      2. Karl Marx
        1. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. Isso quer dizer que o homem agrário não produzia em função de lucro ou de moeda corrente, mas para consumo próprio. A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem inalienável do ser humano. Karl Marx entendia que o trabalho deveria ser humanizador, não alienado, digno, que garantisse ao ser humano a satisfação das suas necessidades, racional, e que se constituísse na principal força na vida dos indivíduos.
        2. Èmile Durkheim
          1. O trabalho, na concepção de Durkheim, é um fato social presente em todos os tipos de sociedade. Há sociedades com menor ou maior divisão do trabalho, mas em todas elas são encontradas funções diferenciadas entre os indivíduos, o que os divide em grupos funcionais distintos com condutas sociais também distintas. Isso levará, por consequência, a uma maior coesão social. Nas sociedades capitalistas, o trabalho é pensado como uma atividade funcional que deve ser exercida por um grupo específico: os trabalhadores. Essa divisão, como extensão da divisão do trabalho, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada socialmente. No entanto, nessa divisão há problemas que Durkheim vê como doenças sociais que devem ser corrigidas para que o todo social se desenvolva adequadamente.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Physics 2a + 2b
          James Squibb
          C1 - Formulae to learn
          Tech Wilkinson
          P1 quiz
          I M Wilson
          AQA Physics: A2 Unit 4
          Michael Priest
          Organic Chemistry
          Megan Tarbuck
          Treaty of Versailles
          Krista Mitchell
          Body Systems Revision
          D Arora
          Relationships in A Streetcar Named Desire
          Emily Garvin-Howard
          1PR101 2.test - Část 11.
          Nikola Truong
          1PR101 2.test - Část 15.
          Nikola Truong