SOLOS

Description

Mapa mental referente ao tema solos para a realização de uma atividade da disciplina de geologia aplicada a engenharia.
GABRIELA FREITAS CARVALHO
Mind Map by GABRIELA FREITAS CARVALHO, updated more than 1 year ago
GABRIELA FREITAS CARVALHO
Created by GABRIELA FREITAS CARVALHO over 3 years ago
12
0

Resource summary

SOLOS
  1. Conceito

    Annotations:

    • A ABNT (NBR 6502) define solo como “Material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica”, ou simplesmente, produto da decomposição e desintegração da rocha pela ação de agentes atmosféricos. 
    1. Características físicas

      Annotations:

      • * Cor; * Textura; * Porosidade; * Permeabilidade.
      1. Formação e composição do solo

        Annotations:

        • O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo. A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
        1. Classificação dos solos
          1. Podem ser agrupados em três tipos:

            Annotations:

            • * Avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro; * Escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos; * Claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
            1. Com relação a textura , os solos são classificados:

              Annotations:

              • * Arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água; * Argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro); * Orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila.
            2. Solos no Brasil
              1. Entre os solos mais comuns encontrados no Brasil, destacam-se o massapê e a terra roxa:

                Annotations:

                • * Massapê - é um solo escuro, argiloso e orgânico, originado da desagregação e decomposição da rocha gnaisse. Aparece em grande trecho do Nordeste Brasileiro, na região chamada de Zona da Mata, onde desde o século XVI se cultiva a cana-de-açúcar, que se adapta muito bem a esse tipo de solo. *Terra roxa - é um solo avermelhado e vulcânico, originado da decomposição do basalto. Aparece no oeste do estado de São Paulo e no norte do Paraná. É excelente para a agricultura e, desde o século passado é utilizado para a cultura do café.
              2. Importância do solo
                1. Para o ser humano:

                  Annotations:

                  • Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
                  1. Para os animais:

                    Annotations:

                    • Para os animais, tanto quanto para os seres humanos, o solo é um recurso muito importante de desenvolvimento, pois é dele que eles retiram os alimentos para sobreviverem.
                    1. Para a agricultura:

                      Annotations:

                      • O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas. Isso porque há solos pobres de nutrientes, os quais impedem o desenvolvimento da flora. Para melhorar os problemas ambientais causados no solo, a produção sustentável de alimentos através da agricultura biológica tem sido uma boa alternativa.
                    2. Poluição do solo
                      1. A poluição do solo pode acontecer de varias maneiras, sendo que a ação do homem tem sido um importante fator de degradação, com isso, os fatores mais comuns são:

                        Annotations:

                        • As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o solo, desequilibrando os ecossistemas.
                        1. Algumas medidas a serem tomadas:

                          Annotations:

                          • 1- Diminuição de queimadas e de agrotóxicos na agricultura; 2- Reflorestamento de certas zonas; 3-  Não jogar lixos em locais inapropriados; 4- Fazer a separação dos resíduos de acordo com a coleta seletiva. 
                        2. Salinização do solo

                          Annotations:

                          • É um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas. A salinização gera muitos impactos negativos no meio ambiente, impedindo o desenvolvimento da agricultura e a proliferação das espécies que habitam o local, diminuindo assim, a biodiversidade.
                          1. Causas

                            Annotations:

                            • Embora muitas causas de salinização do solo sejam de ordem natural, como a baixa pluviosidade ou ação das marés em áreas costeiras, esse processo pode ser intensificado com a atividade humana e o manejo incorreto do solo, desde o uso de fertilizantes, irrigação com água rica em sais e contaminação do solo. O alto índice de evaporação, por exemplo, em locais áridos e semiáridos, os quais apresentam altas temperaturas, pode acelerar esse processo. Note que a água possui uma quantidade de sais e quando ocorre a evaporação, ela evapora, no entanto, os sais ficam retidos no solo.
                            1. Consequências

                              Annotations:

                              • Com o excesso de salinização do solo a terra torna-se imprópria, infértil e improdutiva para o desenvolvimento das espécies vegetais e animais. A salinização, como dito acima, reflete diretamente no equilíbrio do ecossistema, levando a perda da biodiversidade local, tornando a terra imprópria para uso e diminuindo as áreas de produção agrícola. Esse fator causa grande impacto no ambiente bem como nas populações que o habitam. 
                              1. Processos que prejudicam na fertilidade do solo:
                                1. A compactação

                                  Annotations:

                                  • Corresponde a perda de porosidade natural da terra, dificultando a entrada da água. Da mesma maneira que a salinização o solo, o processo de compactação torna-o impróprio para a prática da agricultura. Entretanto, esse processo é causado sobretudo, pelo uso de máquinas agrícolas e pela presença de animais, de forma que o peso deles acaba compactando a terra cada vez mais. O processo de compactação pode levar a erosão das áreas afetadas.
                                  1. A erosão

                                    Annotations:

                                    • É um processo natural provocado pela ação das chuvas e do vento. Ela ocorre da seguinte forma: pelo desgaste do solo, o transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.
                                    1. A desertificação

                                      Annotations:

                                      • Pode levar a desertificação do local, ou seja, formação e expansão de desertos. Por isso, as regiões mais afetadas pelo processo de desertificação são as zonas áridas e semiáridas, donde o índice pluviométrico é baixo. O uso inadequado do solo, o desmatamento e as queimadas para o uso agrícola tem sido as principais atividades que resultam na desertificação.
                                      1. A sedimentação

                                        Annotations:

                                        • Ocorre sobretudo, pela ação das águas e das massas de ar. Nesse sentido, está intimamente relacionado com a erosão, no entanto, os sedimentos são os produtos da atividade erosiva.
                                  2. Composição do solo
                                    1. Solo orgânico

                                      Annotations:

                                      • São compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
                                      1. Solo inorgânico

                                        Annotations:

                                        • É formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.
                                      2. Mapa dos solos no Brasil
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Tipos de Solos
                                        Marina Ribeiro Carreira
                                        Formação dos solos no ambiente
                                        Priscilla Espindola da Silva
                                        Formação dos solos no ambiente
                                        Rejane Sigaran de Aguiar
                                        SOLOS
                                        Renata Rego
                                        Solos evoluídos - Lateríticos
                                        Samuel Júnior
                                        Planeta Terra
                                        Alexandre Guedes
                                        Solos orgânicos
                                        Samuel Júnior
                                        Solos residuais
                                        Samuel Júnior