Angiospermas

Description

As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto.
Nat Calderaro
Mind Map by Nat Calderaro, updated more than 1 year ago
Nat Calderaro
Created by Nat Calderaro over 5 years ago
5
0

Resource summary

Angiospermas
  1. TRAQUEÓFITAS: são aquelas que possuem xilema e floema;
    1. FANERÓGAMAS: sistemas produtores de gametas bem visíveis. São conhecidas também como plantas espermatófitas, pois produzem sementes.
      1. ESPERMATÓFITAS: principais caracteristicas são a heterosporia e o crescimento secundário.
    2. POLINIZAÇÃO: ato da transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor, para o receptor feminino de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.;
      1. FLOR: estrutura responsável pela reprodução das angiospermas.
        1. ANDROCEU = é chamado de parte masculinada flor, sendo formado por diversos estames onde é carregado o pólen.
          1. A união do gameta masculino com a oosfera produzirá o EMBRIÃO, enquanto a união do gameta com os NÚCLEOS POLARES levará à formação do ENDOSPERMA.
          2. GINECEU= é chamado de parte feminina da flor e é formado por um conjunto de carpelos e o pistilo
            1. OVÁRIO: é o órgão reprodutor feminino das plantas com flor Nesse local que são produzidos os óvulos.
              1. ÓVULO: é uma estrutura reprodutiva das plantas com semente, que contém a oosfera. O óvulo se transforma em semente após a fecundação.
                1. SEMENTE: é o óvulo fecundado das plantas que contém um embrião. O embrião é responsável por dar origem a uma nova planta.
                  1. FRUTO: é originado da modificação do óvulo após a dupla fecundação. Formado pela pericarpo e pelas sementes.
                    1. EMBRIÃO: é a parte principal da semente, sendo responsavel por da vida a um novo vegetal e é protegido pela semente.
                2. OOSFERA- é o gameta feminino das plantas e algas. Está presente em todas as fases de evolução do reino Plantae
              2. GRÃO-DE-PÓLEN: também é conhecido como micrósparo. É esporo masculino das espermatófitas. Durante a polinização são transportados da antera até o estigma.
                1. TUBO POLÍNICO= É uma estrutura tubular produzida pelo crescimento celular do grão de pólen em direcção ao óvulo.
                  1. NÚCLEO ESPERMÁTICO= Pelo interior do tubo polínico deslocam-se duas células haploides, os núcleos espermáticos, que são os gametas masculinos. O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. Que dará origem ao embrião.
              3. FASES:
                1. ESPORÓFITO: Marca a fase diploide (2n). Nas angiospermas é a fase duradoura do ciclo de vida.
                  1. GAMETÓFITO: Marca a fase haploide (n). Nas angiospermas é reduzido e dependente da fase diploide.
                    1. ZIGOTO- Nas plantas, o zigoto vai dar origem ao esporófito, a fase que produz esporos; a germinação desses esporos dá origem ao gametófito, capaz de produzir os gâmetas haploides.
                  2. Muitas angiospermas dependem de animais para realizarem sua polinização. Por tal motivo, as flores das angiospermas apresentam diferentes estratégias de atração dos AGENTES POLINIZADORES como pétalas coloridas e odoríferas e nectários (estruturas que produzem o néctar – líquido doce e nutritivo).
                    1. NATÁLIA CALDERARO 1EM N°29 CSJ
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Botânica - Reino Plantae
                      Andresa Valério
                      Angiospermas
                      Leonardo Dias Pinheiro
                      Angiospermas
                      Leonardo Dias Pinheiro
                      Estudo das Plantas
                      Giovanna Ferreira
                      Reprodução das plantas
                      Simone de Kácia Wendt
                      Classificação dos vegetais
                      Laryssa Valencise
                      ANGIOSPERMAS
                      Maria Eduarda
                      Digite seu texto aqui
                      Gerson luis Luis