O GoConqr está de visual novo! Conte para nós o que você achou.

Mapa mental

Cap. 4: Aprendizagem pelas consequências- O controle aversivo (Livro: Princ. Bás. do Comportamento)

Ana Camila Português 1.165 visualizações

Conteúdo do mapa

Cap. 4: Aprendizagem pelas consequências- O controle aversivo (Livro: Princ. Bás. do Comportamento)

  1. CONTROLE AVERSIVO DO COMPORTAMENTO: Controle do comportamento por contingências de reforço negativo e punição (positiva e negativa)

    • REFORÇO NEGATIVO: Consequência ddo comportamento que aumenta sua frequência pela retirada ou pela evitação de um estímulo aversivo
      • EXEMPLO: Mentir geralmente é um comportamento mantido por reforço negativo. Evitamos inúmeros estímulos aversivos mentindo.
    • PUNIÇÃO POSITIVA: Consequência do comportamento que reduz sua frequência pela ADIÇÃO de um estímulo aversivo ao ambiente.
      • PUNIÇÃO NEGATIVA: Consequência do comportamento que reduz sua frequência pela RETIRADA de um estímulo reforçador (de outros comportamentos) do ambiente.
        • EXEMPLO: João chega em casa embriagado, perde a 'mesada' do mês por ter bebido e para de beber.
      • EXEMPLO: João chega em casa embriagado, toma uma bela surra de seu pai por ter bebido e para de beber.
  2. ESTÍMULO AVERSIVO: Estimulo cuja retirada ou evitação aumenta a frequência do comportamento, ou cuja adição reduz a frequência do comportamento que o produziu.

    • EXEMPLO: Se você mente, apanha, passando a mentir menos. Para você, apanhar , é um estímulo aversivo.
  3. COMPORTAMENTO DE FUGA: Comportamento mantido por reforço negativo, pela remoção de um estímulo aversivo do ambiente

    • EXEMPLO: Você está em uma sessão terapêutica, e o psicólogo só faz perguntas que eliciam em você respostas de ansiedade extrema. Você se levanta e vai embora no meio da sessão.
  4. COMPORTAMENTO DE ESQUIVA: Comportamento mantido por reforço negativo, pela evitação do contato com um estímulo aversivo.

    • EXEMPLO: Após o evento descrito (fuga), você sempre inventa uma desculpa para não ir à terapia.
  5. CONTRA CONTROLE: Comportamento que impede o comportamento de um agente punidor.

    • EXEMPLO: João dorme na casa de amigos quando sai à noite "toma uns drinks à mais".

Fale Conosco

Sobre o que é sua mensagem?

O que você acha do novo visual?

Você gostou?