Idade Média (V d.c - XV d.c)

Description

a
Gustavo Gomes de Melo
Mind Map by Gustavo Gomes de Melo, updated more than 1 year ago
Gustavo Gomes de Melo
Created by Gustavo Gomes de Melo about 3 years ago
9
0

Resource summary

Idade Média (V d.c - XV d.c)
  1. É dividida em Alta Idade Média e Baixa Idade Média devido à sua extensa duração
    1. Alta Idade Média (V d.c - XI d.c)
      1. Período após o fim do Império Romano devido às migrações bárbaras, ficou caracterizado pela maturação de novas instituições políticas, econômicas, sociais e culturas na Europa, com alto destaque sobre o feudalismo
        1. Sociedade e Economia
          1. A sociedade ficou composta pelos germânicos e romanos onde, mais tarde, provocou a miscigenação desses povos.
            1. Nesse período, houve a grande perda de poder por parte dos monarcas para a Igreja Católica e para os nobres proprietários de terra, que tiveram seu prestígio social e poder político aumentados, o que provocou uma diminuição do comércio interno e, consequentemente, a aceleração do processo de ruralização.
              1. Feudalismo
                1. Sistema caracterizado pela descentralização do poder político onde grandes nobres (vassalos) recebiam terras, chamadas de feudo, prestando fidelidade, fornecimento de ajuda financeira e tropas armadas em troca de defesa da sua honra e justiça por parte do rei. Mais tarde, isso resultou no estabelecimento de uma novo grupo social: a nobreza feudal.
                  1. O trabalho nos feudos se tornaram o a principal forma de sustento da maior parte da população (quem não tinha terra)
                    1. A unidade de produção básica foi o senhorio, que era essencialmente agrário e era composto de três partes: o manso senhorial (parte da produção reservada ao senhor feudal), o manso servil (terras arrendadas pelos servos do feudo, onde parte dos produtos eram destinados aos camponeses) e as terras comunais (terras de uso coletivo).
                      1. Assim, os camponeses trabalhadores eram divididos em 3: homens livres, servos (eram submissos aos senhores feudais através de juramentos de fidelidade e obediência, além de serem impostos a uma série de taxações e impostos), escravos e vilões (pequenos lavradores que entregaram suas terras à senhores mais poderosos e não eram ligados diretamente à terra).
                        1. Assim, a sociedade no total ficou dividida e organizada em:
                2. Religião
                  1. Islamismo
                    1. Religião bastante difundida na Península Arábica por árabes e mulçumanos, teve origem a partir da visão que o profeta Maomé tivera com o anjo Gabriel, que encarregara os árabes (antes politeístas) à submissão de um Deus único (Alá).
                      1. O grande processo de expansão do islamismo no Mundo Ocidental levou ao estabelecimento de relações culturais/econômicas entre a Europa e o mundo Árabe.
                      2. Cristianismo
                        1. O cristianismo obteve bastante influência e poder na sociedade medieval, onde a Igreja era possuidora de quase metade das terras férteis do Ocidente e possuía um alto monopólio sobre a escrita e leitura e controlava os comportamentos e ações do homem medieval por meio de sua grande influência religiosa. Assim, a Igreja era também a instituição mais rica do Período Medieval.
                    2. Baixa Idade Média (XI d.c - XV d.c
                      1. Sociedade e Economia
                        1. Devido ao alto crescimento populacional juntamente à ampliação da mão de obra, houve a produção de excedentes nos feudos, que passaram a ser comercializados entre os senhores feudais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio e da circulação de moedas;
                          1. Com isso, uma maior parcela da população passou a se vincular a outras atividades econômicas, com destaque para os burgueses (mercadores que vendiam seus produtos nas feiras aos redores das cidades), que tinham grande administração da circulação e empréstimos de moedas nas cidades. Além disso, houve a maior luta e resistência de servos e trabalhadores (através das comunas) sobre o controle dos senhores feudais, gerando liberdade nas cidades.
                          2. A Crise do Feudalismo (XIV - XV)
                            1. Nesse período, uma enorme crise abalou a Europa medieval, onde mais de 25% da população estava morrendo por causa da fome, guerras, revoltas e epidemias.
                              1. A produção nos feudos encontrava-se estagnada, devido às mudanças climáticas e diminuição da fertilidade das terras, e não conseguia acompanhar o grande crescimento populacional europeu, o que provocou a grande desnutrição e má alimentação da população, onde no período da Grande Fome (1315 - 1317), houve um grande aumento da mortalidade europeia.
                                1. A difusão da peste bulbônica (Peste Negra), transmitida pelas pulgas de ratos de navios comerciais vindos do Oriente Médio, foi algo que contribuiu ainda mais para o alto índice de mortalidade na Europa.
                                  1. Assim, a alta escassez de mão de obra provocada pela crise resultou na maior resistência dos camponeses sobre os tributos dos feudos, abalando a nobreza.
                                    1. Um quadro que também contribuiu para as mortes na Europa foi a Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), ocorrida pelas ligações feudais entre os reis ingleses e franceses.
                                    2. Os Estados Nacionais
                                      1. Surgiram a partir do vazio de poder aberto provocado pelo enfraquecimento da nobreza feudal, unificaram politicamente alguns territórios na Europa Ocidental sob o comando de um monarca, permitindo também a centralização de impostos, leis, fronteiras, moedas, etc, controlando também aquela situação de crise contribuindo para o comércio e burguesia.
                                        1. Os primeiros Estados Nacionais foram Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
                                    3. Período da Idade Média marcado por diversas mudanças na Europa feudal, além de poder viver uma relativa estabilidade e segurança. Nesse período, houve o grande desenvolvimento das atividades comerciais com grande urbanização ao redor dos reinos, além das inovações técnicas na agricultura dos feudos.
                                      1. Religião
                                        1. Durante esse período, se iniciou um intenso processo de união entre os povos cristãos, fortalecida pelo objetivo de combaterem os "infiéis", investindo sua força para recuperar locais "sagrados", o que culminou no movimento das Cruzadas.
                                          1. Cruzadas
                                            1. Foi um movimento cristão que visava a recuperação de locais sagrados (Terra Santa) pela Igreja e combater os mulçumanos. Porém, outros interesses estavam envolvidos nesse movimento, como para os endividados que buscavam o perdão de dívidas, os comerciantes viam a possibilidade de novas mercadorias, servos e camponeses poderiam obter terras na região, etc.
                                              1. Na sociedade medieval, as Cruzadas aceleraram problemas já existentes, como o enfraquecimento da aristocracia feudal e dos laços de servidão devido ao grande número de nobres sem terras.
                                                1. A partir disso, houve o grande fortalecimento da burguesia por meio da abertura de intercâmbios comerciais com o Oriente, como no domínio italiano sobre o Mediterrâneo possibilitado pelas Cruzadas, contribuindo também para as relações econômicas na Europa.
                                                  1. Porém, do ponto de vista cristão, as Cruzadas foram um fracasso, com poucos resultados, pois não reconquistaram a Terra Santa (Jerusalém) e a Igreja Católica saiu enfraquecida e até mesmo questionada.
                                          Show full summary Hide full summary

                                          Similar

                                          Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
                                          Patrik Brill
                                          Simulado Prova de TEAP
                                          GUILHERME GUSTAVO FLORÊNCIO
                                          Simulado + 06
                                          Leonei Almeida Souza
                                          Simulado + 09
                                          Leonei Almeida Souza
                                          Simulado + 07
                                          Leonei Almeida Souza
                                          Base de Dados
                                          aureliorangel93
                                          Beginner - Articles (a, an)
                                          Yvan Henrique
                                          Simulado + 13
                                          Leonei Almeida Souza
                                          Simulado + 14
                                          Leonei Almeida Souza
                                          CAPÍTULO XI - DA BUSCA E DA APREENSÃO 2
                                          financeiro1796